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Pirelli confirma gama de pneus para 2026 e descarta o retorno do composto C6

Pirelli define a nova gama de compostos e descarta o C6 após testes indicarem pouca diferença de desempenho para o C5

A Pirelli definiu oficialmente a gama de pneus que será utilizada na temporada 2026 da Fórmula 1, confirmando que o composto mais macio já produzido pela fornecedora italiana, o C6, não fará parte do próximo campeonato. A decisão foi tomada após a conclusão da última bateria de testes realizada na Cidade do México, etapa final de um processo de desenvolvimento que envolveu testes ao longo de todo o ano.

A escolha dos compostos foi baseada em análises detalhadas conduzidas a partir de simulações fornecidas pelas equipes. Esses modelos foram desenvolvidos com base em previsão das cargas aerodinâmicas e velocidades que os carros deverão atingir com o novo regulamento, válido até o final de 2026.

Para a próxima temporada, a Pirelli manterá cinco compostos de pneus para pista seca, indo do C1 (mais duro) ao C5 (mais macio), para atender todos os circuitos do calendário e viabilizar provas estratégicas. O composto C6, introduzido em 2025 e utilizado em etapas como Imola, Mônaco, Montreal e Baku para aumentar a variedade estratégica, foi descartado por não atender aos critérios técnicos exigidos.

Segundo a fornecedora italiana de pneus, a prioridade era garantir diferenças claras de desempenho entre os compostos, criando deltas de tempo consistentes que permitissem maior diversidade de estratégias durante as corridas. Os dados coletados mostraram que o C6 apresentava uma diferença insuficiente de performance em relação ao C5, impossibilitando sua homologação dentro dos requisitos estabelecidos.

Os modelos foram validados com base nos resultados dos testes em pista e de desenvolvimento com protótipos modificados para reproduzir as características da próxima geração. O maior desafio foi a produção desses pneus, sem realmente testá-los em um carro de 2026.

Os compostos do próximo ano permanecem em 18 polegadas, mas são ligeiramente mais estreitos que os atuais, com o intuito de reduzir o peso dos carros.

Antes da homologação final, a gama de pneus será utilizada em um teste de grupo, em Abu Dhabi, no dia 9 de dezembro. As equipes receberam conjuntos de pneus C2 a C5, além dos intermediários – caso a pista fique molhada. O C1 e de chuva extrema, embora estejam na gama de pneus de 2026, não serão levados para o circuito de Yas Marina.

Os testes serão realizados pelos pilotos atuais do grid, em um carro-mula (modelos atuais adaptados para simular os níveis de downforce previstos para o regulamento de 2026) enquanto no mesmo dia jovens pilotos serão escalados para uma sessão que tem o objetivo de aproximá-los da Fórmula 1, mas utilizando os pneus atuais.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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