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Pirelli busca transformar estratégias de corrida com mudanças para 2025

Fazendo algumas mudanças na gama de pneus para 2025, a Pirelli busca expandir as estratégias ao longo das provas

A Pirelli trará para o campeonato de 2025, atualizações significativas para os pneus. O diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, explicou algumas das mudanças cujo intuito é aprimorar as estratégias de corrida.

Em entrevista ao GPBlog, explicou alguns pontos importantes: “A nova construção do pneu visa melhorar a integridade e durabilidade, bem como reposicionar certos compostos”.

Durante os testes que foram realizados em 2024, a Pirelli fez algumas mudanças nos pneus C1 e C2 (que correspondem aos compostos mais duros da gama. No último campeonato, a Pirelli encontrou algumas dificuldades relacionadas a diferença de desempenho entre os pneus C1, C2 e C3.

“Isso foi decidido porque olhando para algumas simulações feitas pela FIA, a F1 e também algumas equipes. A combinação entre esse tempo de volta delta e o nível de degradação obviamente bem definido é uma maneira de encorajar e gerar mais pit-stops durante as corridas”, comentou Isola.

“Então, obviamente, o objetivo é sempre ter idealmente duas paradas, ou uma mistura de uma, duas e três paradas, usando todos os compostos. É difícil conseguir isso em 24 circuitos diferentes com apenas cinco ou seis compostos, mas gostaríamos de ter na maior parte das corridas duas paradas”.

O maior transtorno para a categoria, tem sido combate ao superaquecimento e o aumento da durabilidade – algo que é cobrado pelas equipes. Com os carros ficando mais rápidos e exigindo mais dos pneus, a Pirelli tenta acompanhar esse desenvolvimento e suprir as demandas.

“O superaquecimento não é fácil porque, antes de mais nada, para reduzir o superaquecimento, você deve definir ele, e isso nem sempre é claramente identificado. O que fizemos foi uma análise bastante profunda dos comentários dos pilotos. Quando eles comentaram sobre o superaquecimento, analisamos curvas específicas e situações específicas em que eles comentam sobre o superaquecimento.”

“Assim temos a possibilidade de investigar os diferentes parâmetros, temperatura da superfície, temperatura da carcaça, nível de pressão, desgaste, perfil. Mas nem sempre você tem uma correlação perfeita entre um parâmetro e o comentário.”

Por isso que, em primeiro lugar, temos que definir o superaquecimento e, em segundo lugar, projetar um pneu que reduza esse efeito que sabemos o que os pilotos não gostam. Eles aceitam a degradação, a degradação térmica, porque isso é algo que pode incentivar o show e as diferentes estratégias, mas o superaquecimento é algo que gostaríamos de reduzir.”

Embora encontre-se alguma resistência por parte das equipes para colaborar com os testes realizados pela Pirelli ao longo da temporada, o feedback dos pilotos é de extrema importância para a tomada de decisão e qual o caminho a categoria deve seguir.

Com os competidores titulares acumulando vários quilômetros ao longo do campeonato, eles conseguem fazer um comparativo entre os pneus e as mudanças que estão sendo propostas.

“O feedback dos pilotos é sempre mais do que bem-vindo. Sempre pedimos aos nossos engenheiros alocados que obtenham feedback dos pilotos e nos informem para podermos ter cada vez mais análises em Milão, onde outros engenheiros estão analisando dados provenientes das corridas para entender o que podemos melhorar. Qualquer feedback, positivo ou negativo, de um piloto é importante. Quando ele é apoiado por algo que pode nos dar a oportunidade de melhorar, porque o feedback negativo sem nenhum outro comentário de apoio é difícil de ser usado para nós.”

As mudanças que estão sendo visadas para 2025, prometem reformular as estratégias usadas em pista de alta velocidade, como Monza, até em circuitos como Singapura que a ultrapassagem é bem difícil, mas a ação do Safety Car e as estratégias são importantes para essa prova.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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