A temporada 2022 da Fórmula 1 terá início neste próximo fim de semana. A primeira etapa será disputada no Bahrein, praticamente parece que a Fórmula 1 não sai mais deste circuito.
E depois dos testes de pré-temporada que foram realizados no circuito de Sakhir, tivemos um primeiro vislumbre da atuação dos pneus que serão utilizados neste ano. A Pirelli está introduzindo para 2022 os pneus de 18 polegadas, compostos que são completamente diferentes dos seus antecessores de 13 polegadas. A composição deles também mudou para 2022, portando um novo desempenho é esperado.
No Bahrein os times vão lidar com altas temperaturas, assim como ocorreu durante os testes de pré-temporada. Também estamos falando de um traçado que é bem abrasivo e acentua o desgaste dos pneus. Dentro da escala da Pirelli, o Bahrein está no mais alto nível de degradação, com cinco de cinco pontos.
Para a primeira corrida da temporada, a Pirelli fornecerá os pneus mais duros de sua gama: C1 (duro – faixa branca), C2 (médio – faixa amarela) e C3 (macio – faixa vermelha). Ao longo do ano, parece que a Pirelli testará algumas combinações mais espaçadas, intercalando alguns pneus para que a performance deles não seja tão próxima na pista.
Os pilotos vão precisar ficar atentos a aceleração e frenagem, ao longo dos testes, muitos competidores estavam extravasando os limites de pista, pela dificuldade que enfrentavam para guiar os carros. Com os compostos de 18 polegadas e novo design do carro, alguns competidores informaram que a visão deles ficou mais limitada.
A pista vai evoluindo à medida que as sessões vão acontecer. Logo na abertura do campeonato, a Fórmula 1 contará com a Fórmula 2 e Fórmula 3, categorias que também contribuem para emborrachamento da pista.
O GP do Bahrein começa no entardecer, desta forma as temperaturas vão abaixando conforme a corrida avança para o final. Os dados do TL3 se tornam mais relevantes, pois é realizado em um horário semelhante que será disputado a classificação e o início da corrida. O GP é composto por 57 voltas.
Os treinos livres seguem com a duração de uma hora, onde os times estão liberados para testar as novas peças, verificar a durabilidade dos pneus e preparar os carros para a classificação e corrida.
“Optamos pelos pneus mais duros da gama para este primeiro GP devido ao traçado da pista, características do asfalto e temperaturas: também porque os compostos são diferentes em comparação com os anos anteriores. As equipes tiveram a chance de se familiarizarem com a gama de pneus de 18 polegadas para 2022, tendo passado um total de seis dias de testes com todos os compostos, embora nem sempre em condições representativas. Sabemos do passado que as temperaturas da pista podem desempenhar um papel importante no Bahrein, afetando a degradação dos pneus, e isso também é algo que notamos no recente teste. Durante a corrida as temperaturas devem ser mais amenas em comparação com o TL1 e o TL3, então as equipes terão que se concentrar em seus dados do TL2 e da classificação. Ainda é difícil prever a estratégia de corrida, já que, no passado, o Bahrein foi uma corrida com várias paradas, mas será interessante ver se alguém tentará algo diferente este ano”, disse Mario Isola, diretor da Pirelli.