Neste fim de semana a Fórmula 1 segue para Ímola, para o início da passagem da categoria pela Europa. O GP da Emilia-Romagna será disputado como 7ª etapa da temporada 2024.
A F1 não pode realizar a prova programada no ano passado no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, por conta das chuvas torrenciais que atingiram a região e provocaram inundações e um cenário de destruição.
A prova que será disputada neste fim de semana, é apenas a quarta edição do GP da Emilia-Romagna, disputado entre 2020 e 2022, quando a categoria voltou a olhar para o traçado em meio a pandemia de covid-19. Antes a prova em Ímola era conhecida como GP de San Marino e foram disputadas 26 provas entre 1981 até 2006. Apenas em uma das edições, Ímola representou o GP da Itália no calendário.
A aposta da Pirelli para a corrida de 2024 é a mesma definição do ano anterior, com a categoria utilizando os pneus macios da gama. Cada competidor trabalhará com os: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha). Será a primeira vez que os competidores correram neste circuito com essa configuração, já que em 2022 os pneus da gama intermediária foram fornecidos.
Depois de duas provas com Sprint, a Fórmula 1 retorna ao seu formato normal, com três treinos livres, classificação e corrida.
O circuito de Ímola é bem técnico, mas é uma pista que também combina curvas de alta e baixa velocidade, exigindo bastante do desempenho dos carros. Com a mudança dos pneus, a ideia é que a corrida não fique tão travada e possa abrir o leque de estratégias.
Por conta do tamanho dos carros da categoria, se tornou ainda mais difícil realizar ultrapassagens, desta forma é importante ficar atento com a ação nos boxes. Existe apenas uma zona de ativação do DRS, algo que também piora significativamente o duelo por posições. Realizar uma boa classificação é importante neste traçado.
O asfalto não é tão abrasivo, o último recapeamento de 70% do traçado aconteceu em 2011, mas não mudou tanto as características da pista. Além disso, o traçado não é tão exigente em termos de forças exercidas nos pneus. É possível melhorar a aderência conforme as sessões são realizadas e ter a participação das categorias de base, auxilia em muito o trabalho da F1.
Recentemente, algumas pequenas modificações foram feitas na pista, incluindo a reintrodução da brita na parte externa das curvas Acque Minerali, punindo ainda mais o piloto que sair naquele ponto.
Em termos de estratégia, quando a gama intermediária era utilizada, normalmente a opção de apenas uma parada era a mais escolhida pelos competidores. Utilizar a gama mais macia de pneus, pode implicar em duas trocas de compostos, mas é necessário lembrar que a parada nos boxes demanda um bom tempo.
As equipes não podem descartar a possibilidade de a prova ser neutralizada em algum momento, algo que já aconteceu em mais de 70% das provas realizadas em Ímola. Ficar atento a entrada do Safety Car ou até mesmo a ação do Virtual SC pode colaborar para a troca de pneus.