BlogColunistasDestaquesMotoGPMotovelocidadePost
Tendência

Pilotos & Equipes: os preparativos e expectativas para a temporada 2024 da MotoGP

O palco está pronto: antecipando emoções e desafios na temporada 2024 da MotoGP

Após uma pausa prolongada e intensos períodos de testes, o circuito da MotoGP está à beira de reviver a emoção. A temporada de 2024 do Campeonato Mundial de Motovelocidade terá seu início durante o fim de semana de 8 a 10 de março, no Catar, culminando com o GP da Comunidade Valenciana em 17 de novembro.

Este ano, o italiano Francesco Bagnaia assume novamente a missão de defender seu título de pilotos na MotoGP, enquanto a Ducati luta para manter sua supremacia entre as construtoras.

O cenário de 2024 nos reserva uma série de mudanças notáveis, incluindo a tão esperada estreia do multicampeão Marc Márquez na Ducati, além da entrada de novas equipes no grid. Antes de testemunhar as máquinas em ação na corrida de abertura da temporada, vamos dar uma olhada nas pinturas e nos pilotos de todas as máquinas que participarão da MotoGP em 2024.

Motos e Pilotos da MotoGP 2024:

Yamaha

Após uma temporada irregular, a equipe da Yamaha mantém sua parceria com o francês Fabio Quartararo, campeão em 2021. Seu novo companheiro é o espanhol Alex Rins, recrutado pela Yamaha após uma temporada promissora com a LCR no ano passado.

Ducati

Como mencionado anteriormente, Francesco Bagnaia lidera a equipe italiana na defesa de seu título de pilotos, enquanto a Ducati tem em vista manter sua posição dominante entre as construtoras. Ao seu lado, está novamente o talentoso Enea Bastianini, em busca de uma temporada mais promissora.

Pramac

A equipe satélite da Ducati conta novamente com o atual vice-campeão Jorge Martin pilotando uma de suas Desmosedici GP. Ao lado do espanhol, um novo companheiro de equipe, o italiano Franco Morbidelli, ex-piloto da Yamaha.

Honda

Com o fim da era Márquez, a equipe da fabricante japonesa aposta suas fichas no jovem e talentoso italiano Luca Marini, ex-piloto da VR46 e irmão de Valentino Rossi. Ao seu lado, o espanhol Joan Mir buscará melhorar os resultados da RC213V.

LCR

O time satélite da Honda terá novamente o japonês Takaaki Nakagami competindo com as cores da Idemitsu. Enquanto isso, na moto com as cores da Castrol, a equipe liderada por Lucio Cecchinello contará com o francês Johann Zarco, ex-Pramac, que substituirá Nakagami em algumas corridas.

KTM

A equipe da fabricante austríaca terá novamente o australiano Jack Miller e o sul-africano Brad Binder pilotando suas RC16. Para 2024, esperam-se resultados melhores após ajustes aerodinâmicos que mostraram melhorias na segunda metade da temporada passada.

GasGas Tech3

Com Augusto Fernandez e Pedro Acosta, atual campeão da Moto2, a equipe satélite da KTM reúne novamente os espanhóis, que já foram companheiros de equipe na classe de acesso à MotoGP.

Aprilia

Mais uma vez, a equipe da fabricante italiana contará com os espanhóis Aleix Espargaró e Maverick Viñales pilotando suas RS-GP.

Gresini

A escuderia de Nadia Padovani terá Marc Márquez em uma de suas Ducati Desmosedici GP. O multicampeão trocou a Honda pela marca italiana e correrá por uma de suas equipes satélites, tendo novamente como companheiro seu irmão, Alex Márquez.

Trackhouse Racing

A equipe norte-americana, sob a gestão de Justin Marks e com o rapper Pitbull como parceiro, assumiu o lugar deixado pela RNF. A equipe manteve o acordo com a Aprilia e a dupla de pilotos espanhóis Raul Fernandez e Miguel Oliveira, que competiram pela equipe malaia no ano passado. A liderança da equipe está nas mãos de Davide Brivio, ex-chefe de equipe da Suzuki durante o título de Joan Mir em 2020.

VR46

Marco Bezzecchi permanece na equipe de Valentino Rossi, com Fabio DiGiannantonio, ex-Gresini, como seu novo companheiro de equipe.

Dos 22 pilotos que competirão na temporada 2024 da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, 10 são espanhóis, seis são italianos, dois são franceses, um é australiano, um é sul-africano, um é japonês e um é português.

Nesta temporada, teremos quatro campeões mundiais da classe principal do Mundial de Motovelocidade competindo: Francesco Bagnaia, Joan Mir, Fabio Quartararo e Marc Márquez. Entre as fabricantes, cinco marcas estarão representadas, com duas italianas (Aprilia e Ducati), uma austríaca (KTM) e duas japonesas (Honda e Yamaha).

Aqui está a lista dos pilotos de MotoGP de 2024, detalhando a duração dos contratos de cada um:
  • Fábio Quartararo – Monster Energy Yamaha MotoGP – Contrato da Yamaha – final de 2024
  • Alex Rins – Monster Energy Yamaha MotoGP – Contrato da Yamaha – final de 2024
  • Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo – Contrato Ducati – final de 2026
  • Enea Bastianini – Ducati Lenovo – Contrato Ducati – final de 2024
  • Aleix Espargaró – Aprilia Racing – Contrato da Aprilia – final de 2024
  • Maverick Viñales – Aprilia Racing – Contrato da Aprilia – final de 2024
  • Joan Mir – Repsol Honda – Contrato Honda – final de 2024
  • Lucas Marini – Repsol Honda – Contrato Honda – final de 2025
  • Brad Binder – Red Bull KTM – Contrato KTM – final de 2026
  • Jack Miller – Red Bull KTM – Contrato KTM – final de 2024
  • Marc Márquez – Gresini Racing – Contrato Gresini – final de 2024
  • Alex Márquez – Gresini Racing – Contrato Gresini – final de 2024
  • Jorge Martin – Prima Pramac Racing – Contrato Ducati – final de 2024
  • Franco Morbidelli – Prima Pramac Racing – Contrato Ducati – final de 2024
  • Fábio de Giannantonio – Pertamina Enduro VR46 – Contrato VR46 – final de 2024
  • Marco Bezzecchi – Pertamina Enduro VR46 – Contrato VR46 – final de 2024
  • Miguel Oliveira – Trackhouse Racing Aprilia – Contrato da Aprilia – final de 2024
  • Raúl Fernández – Contrato da Aprilia – final de 2024
  • Pedro Acosta – GASGAS Red Bull Tech3 – Contrato KTM – final de 2024
  • Augusto Fernández – GASGAS Red Bull Tech3 – Contrato KTM – final de 2024
  • Johann Zarco – LCR Honda Castrol – Contrato Honda – final de 2025
  • Takaaki Nakagami – LCR Honda Idemitsu – Contrato Honda – final de 2024
Piloto Nacionalidade Equipe
Maverick Viñales ESP Aprilia Racing
Aleix Espargaró ESP Aprilia Racing
Raúl Fernández ESP Trackhouse Racing
Miguel Oliveira POR Trackhouse Racing
Francesco Bagnaia ITA Ducati Lenovo Team
Enea Bastianini ITA Ducati Lenovo Team
Franco Morbidelli ITA Prima Pramac Racing
Jorge Martín ESP Prima Pramac Racing
Álex Márquez ESP Gresini Racing
Marc Márquez ESP Gresini Racing
Fabio Di Giannantonio ITA Pertamina Enduro VR46 Racing Team
Marco Bezzecchi ITA Pertamina Enduro VR46 Racing Team
Johann Zarco FRA LCR Honda Castrol
Takaaki Nakagami JAP LCR Honda Castrol
Luca Marini ITA Repsol Honda Team
Joan Mir ESP Repsol Honda Team
Pedro Acosta ESP Red Bull GasGas Tech3
Augusto Fernández ESP Red Bull GasGas Tech3
Brad Binder ZA Red Bull KTM Factory Racing
Jack Miller AUS Red Bull KTM Factory Racing
Fabio Quartararo FRA Monster Energy Yamaha
Álex Rins ESP Monster Energy Yamaha
Circuito Localização Data
Circuito Internacional de Lusail Qatar 08/03 a 10/03
Circuito Internacional do Algarve Portugal 22/03 a 24/03
Circuito das Américas/Texas EUA 12/04 a 14/04
Circuito de Jerez Espanha 26/04 a 28/04
Circuito de Le Mans França 10/05 a 12/05
Circuito de Barcelona-Catalunha Espanha 24/05 a 26/05
Circuito de Mugello Itália 31/05 a 02/06
GP de Sokol Cazaquistão 14/06 a 16/06
Circuito de Assen Holanda 28/06 a 30/06
Circuito de Sachsenring Alemanha 06/07 a 07/07
Circuito de Silverstone Grã-Bretanha 02/08 a 04/08
Red Bull Ring Áustria 16/08 a 18/08
GP de Aragão Espanha 30/08 a 01/09
Circuito de Misano San Marino 06/09 a 08/09
Circuito de Buddh Índia 20/09 a 22/09
Circuito de Pertamina Mandalika Indonésia 27/09 a 29/09
GP de Motegi Japão 04/10 a 06/10
GP de Phillip Island Austrália 18/10 a 20/10
Circuito de Sepang Tailândia 25/10 a 27/10
GP de Buriram Malásia 01/11 a 03/11
GP de Valência Espanha 15/11 a 17/11
Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo