Pietro Fittipaldi disputará a temporada 2024 da Indy Car de forma integral, o anúncio aconteceu nesta segunda-feira (23). O brasileiro que atualmente atua como reserva e piloto de testes da Haas, guiará pela Rahal Letterman Lanigan Racing (RLL) usando o carro número 30.
Com a equipe RLL, Fittipaldi terá a oportunidade de ternar a categoria após ter disputado nove provas na Indy entre 2018 e 2021 pela Dale Coyne Racing. O brasileiro tem em seu currículo múltiplos títulos em categorias de fórmula, além de ter vencido no WEC as 6 Horas de Monza na classe LMP2 em 2023.
“Estou extremamente orgulhoso e honrado por ingressar na Rahal Letterman Lanigan Racing. Com a experiência que adquiri nos últimos anos na F1 e em outras categorias, estou ansioso pelo desafio de correr na IndyCar, uma das categorias mais competitivas e versáteis do mundo. Quero agradecer ao Sr. Rahal, ao Sr. Lanigan e ao Sr. Letterman pela oportunidade e pela confiança depositada em mim. Mal posso esperar para começar”, afirmou Fittipaldi.
🚨NEWS – INDYCAR 2024 with RAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING! 🇺🇸 I am extremely proud and honoured to be racing for RLL. Thank you Mr. Rahal, Mr. Lanigan, and Mr. Letterman for your trust and confidence in me. Thank you to all who have supported me in this journey. Let’s go!!! pic.twitter.com/AAIdKUjWXS
— Pietro Fittipaldi (@PiFitti) October 23, 2023
A temporada 2023 de Fittipaldi foi bem agitada, além de atuar como piloto reserva e de desenvolvimento da Haas, Fittipaldi se alinhou com a Jota para disputar o Mundial de Endurance da FIA (WEC), além de defender a Rick Ware Racing no IMSA.
Na temporada 2018 da Indy, Fittipaldi participou de seis provas, correndo em três circuitos ovais e três pistas de rua. O piloto estava preparado para participar de mais provas, mas foi impedido após o acidente em que o brasileiro fraturou as duas pernas, o incidente aconteceu nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova do Mundial de Endurance.
Em 2021, Fittipaldi o brasileiro dividiu a temporada no número 51 da Dale Coyne Racing com Romain Grosjean, disputando três das quatro provas nos ovais. Seu melhor resultado em classificação aconteceu nas 500 Milhas de Indianapolis, quando faturou o 13° lugar e rendeu ao brasileiro o “Prêmio de Estreante mais Rápido”.
“Estou muito satisfeito por termos conseguido que Pietro se juntasse à RLL como piloto do carro nº 30”, disse o co-proprietário da equipe, Bobby Rahal. “Ele teve uma experiência anterior na Indy fazendo temporadas parciais com a Dale Coyne Racing e classificando de forma impressionante em 13º em Indianápolis em 2021. Eu o conheci então, e desde então ele tem trabalhado duro para se tornar o piloto reserva da equipe Haas F1. E pelas nossas discussões, fiquei impressionado com a maturidade e experiência que ele agora trará ao nosso programa. Estou ansioso para ver o que ele pode fazer durante uma temporada completa de competição da Indy em 2024.”
A temporada 2024 da Indy começa no dia 10 de março, com a prova que será disputada em São Petersburgo, na Flórida.