Tudo indica que a temporada 2024 da Alpine será bem complicada. Ao enfrentar o GP do Bahrein e Arábia Saudita, o carro desenvolvido para o campeonato não é nada eficiente, fazendo o time francês perder mais espaço no pelotão.
O problema em questão é o resultado de uma sucessão de erros e diversas trocas internas realizadas pelo time. A Alpine está atualmente colhendo o que plantou, diante de toda a desorganização.
No evento que aconteceu no Circuito de Jeddah, tanto Esteban Ocon, como Pierre Gasly não conseguiram avançar ao Q2, os pilotos ficaram com o 17º lugar e 18º para a largada.
A prova do sábado terminou rapidamente para Gasly, o piloto foi forçado a abandonar a prova por conta de um problema no câmbio que surgiu ainda na volta de formação, quando a sexta macha se perdeu. O piloto foi chamado aos boxes na primeira volta da corrida, para encostar o carro.
É nítida a frustração dos competidores, por mais que a Alpine não tivesse o melhor carro em 2023, eles conseguiram pontos em várias etapas, se aproveitando principalmente da queda da Aston Martin.
“Encontrei danos no carro depois da classificação, o que provavelmente custou o Q2, por isso foram dois dias difíceis para a equipe e estou com pena de todos. Obviamente estamos passando por um momento muito difícil, todos se esforçaram muito, muita energia. Infelizmente hoje estamos perdendo um tempo de pista importante”, comentou Gasly após o encerramento da corrida em Jeddah.
Durante o GP do Bahrein, o time usou o fim de semana para coletar dados sobre o carro, na busca para melhorar o desempenho do equipamento. Gasly espera que para a Austrália a Alpine encontre alguma solução para melhorar a performance do time.
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“Sabemos que precisamos encontrar mais desempenho, precisamos entender mais sobre esse novo carro. Precisamos encontrar soluções e para isso, precisamos correr e tentar coletar o máximo de dados possível, então acho que está bem claro” comentou o piloto.
Gasly relatou que o time sabe quais são as melhorias que precisam ser feitas, mas vai demorar um pouco até a chegada de um pacote de atualizações. O que a Alpine pode fazer agora é buscar um ajuste / configuração para tentar ganhar um pouco de terreno no grid. Porém, desde os testes de pré-temporada o relato era que a Alpine contava com um dos piores carros do grid.
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“Foi um dia decepcionante, mas acho que é decepcionante para todos na equipe, e vamos mudar o foco imediatamente para Melbourne”, seguiu.
Em Jeddah, Esteban Ocon esteve envolvido em uma batalha com Kevin Magnussen, Alexander Albon e Yuki Tsunoda, mas o carro do francês não teve ritmo para avançar, mas cruzou a linha de chegada na 13ª posição.
O contrato dos dois pilotos se encerra em 2024, vamos ver se os competidores vão optar por ficar na equipe ou receberão outras propostas para o próximo ano. No atual momento vivido pela Alpine, a equipe não demonstra que conseguirá avançar rapidamente.
Diferente da McLaren que conseguiu se recuperar em 2023 com os primeiros pacotes de atualização implementados no carro, a Alpine não demonstra que passará pelo mesmo. A Alpine é a lanterna do Mundial de Construtores, sem nenhum ponto até o momento.