ColunistasFórmula 2Post

Piastri surpreende Daruvala e crava pole para corrida principal da F2 na Rússia

Ainda não sabemos como será o restante do fim de semana em decorrência das condições climáticas, mas a classificação para o GP da Rússia da Fórmula 2 foi disputada. Oscar Piastri conquistou a segunda pole da temporada, mostrando mais uma vez a força e terminação para brigar pelo título da Fórmula 2.

O atual líder do campeonato, registrou 1m47s465, depois de obter uma boa volta, superando Jehan Daruvala ao final da atividade, que ficou com a segunda posição em sua última tentativa. Théo Pourchaire também mostrou força, desta forma superou Guanyu Zhou para ficar com a terceira posição, deixando o chinês em quarto lugar.

Ralph Boschung que até liderou uma parte da atividade foi empurrado para a quinta posição, acompanhado por Jake Hughes. Robert Shwartzman teve que se contentar com a sétima posição, seguido por Liam Lawson, Jüri Vips e Dan Ticktum que formaram o top-10.

Lembrando que essa classificação vale para a corrida principal que será disputada no domingo. A primeira prova que deve ser realizada no sábado conta com o grid invertido, assim Ticktum começa da primeira posição.  

Felipe Drugovich tinha começado a sessão bem e até liderou o primeiro treino livre, mas vai começar a corrida principal e a Sprint da décima terceira posição. Guilherme Samaria ficou com o décimo nono lugar, enquanto Enzo Fittipaldi foi apenas o vigésimo primeiro.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2

A Fórmula 2 realizou a sua classificação pouco depois do TL2 da Fórmula 1. A atividade sofreu uma pequena alteração sendo antecipada em cinco minutos, por conta da antecipação de uma das provas da Fórmula 3. A outra categoria de base optou por realizar uma das suas provas nesta sexta-feira em decorrência das condições climáticas que eles devem enfrentar neste sábado – podendo prejudicar as corridas programadas pelas categorias de base. A Fórmula 1 também está avaliando a possibilidade de fazer a classificação no domingo se não encontrar uma janela favorável no sábado.

A classificação foi naquele formato de várias voltas rápidas realizadas em meia hora de atividade. Os pilotos estavam buscando a pole, mas também a oportunidade de estabelecer a melhor posição para a largada. Nas primeiras voltas rápidas foi Ralph Boschung que liderou a atividade, o piloto esteve acompanhado por Felipe Drugovich que liderou o treino livre da Fórmula 2 nesta manhã.

No entanto, os pilotos permaneceram na pista, desta forma Guanyu Zhou assumiu a ponta com 1m47s994, superando Oscar Piastri que tinha anotado 1m48s130, enquanto Jehan Daruvala ficou com a terceira posição, também conseguindo superar o tempo estabelecido por Boschung.

Quando a atividade chegou na sua metade, os dez primeiros eram: Zhou, Piastri, Daruvala, Boschung, Drugovich, Shwartzman, Lundgaard, Beckmann, Lawson e Vips. Neste momento os pilotos retornaram para os boxes, realizando a troca dos pneus antes de partir para outra sequência de voltas rápidas.

O retorno à pista se deu próximo dos últimos dez minutos de atividade, com os pneus mais macios os pilotos negociavam espaço na pista para finalmente dar mais uma sequência de voltas rápidas no circuito.

Oscar Piastri superou Zhou por 0s025, depois que anotou 1m47s969. Shwartzman deixou a quinta posição para ficar com o terceiro lugar, mas os pilotos tiveram a oportunidade de completar mais uma volta rápida.

Piastri ficou com a pole, fechando a atividade com 1m47s465, enquanto Daruvala superou Zhou para ficar com a segunda posição, anotando 1m47s653. Théo Pourchaire também surpreendeu, pois ficou com a terceira posição depois que cravou 1m47s891.

Alguns pilotos como Shwartzman e Drugovich que estiveram entre os primeiros colocados, despencaram ao final da atividade, o russo ficou com o sétimo lugar, enquanto o brasileiro fechou na décima terceira posição.

Depois da corrida principal em Monza David Beckmann e Richard Verschoor foram punidos. No caso de Verschoor o piloto foi desclassificado pois ao final da corrida identificaram que o peso completo do seu carro, combinado ao peso do piloto com os equipamentos, estava abaixo do peso mínimo. Enquanto Beckmann perde cinco posições no grid de largada desta corrida pois esteve envolvido em um incidente com Bent Viscaal, onde ele foi considerado culpado.

No entanto, neste sábado para a Primeira Sprint, o grid é invertido e Dan Ticktum começa da primeira posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading