Oscar Piastri enfrentou uma sessão de classificação difícil no México. O fim de semana do atual líder do campeonato foi extremamente complicado, lutando muito com a falta de aderência e por consequência tendo as suas voltas prejudicadas. Na disputa do Q3 conseguiu apenas a 8ª posição, mas herda o 7° lugar por conta de uma punição para Carlos Sainz.
Essa não é a primeira vez que o australiano sofre em circuitos com baixa aderência, no ano passado nesta mesma pista o competidor ficou preso no Q1. Vários pilotos lutaram com este mesmo problema ao longo do fim de semana, como foi o caso de Max Verstappen e da Red Bull.
Piastri fez os três treinos livres, enquanto Lando Norris participou apenas de duas sessões, emprestando o seu equipamento para Pato O’Ward no TL1. Ao longo das sessões de treinos livres o piloto esteve distante do seu companheiro de equipe, tendo mais dificuldade especialmente com as voltas rápidas.
Sobre a classificação, Piastri disse: “Foi difícil. Senti que algumas das minhas voltas, quando necessário, não foram ruins, mas obviamente não era o tempo de volta que eu esperava. Há algumas coisas que precisamos tentar entender, mas obviamente foi uma sessão frustrante.”
Além disso, ao longo da classificação foi notado um problema com a unidade de potência; algo que acende um alerta, principalmente no México por conta do ar-rarefeito e por essa ser uma corrida onde os equipamentos naturalmente apresentam falhas, mas sobre essa questão Piastri respondeu: “Algo estranho aconteceu na cuva 5.”
“Acho que a unidade de potência estava boa, apenas uma pequena falta de entrega em uma das curvas na volta, mas nada grave que continuasse”, comentou.
“O que faltou foi o tempo de volta. Tudo pareceu normal. O carro nunca vai se comportar muito bem por aqui com a altitude elevada, mas tudo pareceu bem normal, só o tempo de volta que não estava lá”, concluiu.
Agora, o foco do australiano é na corrida deste domingo, onde ele buscará minimizar os danos no campeonato, já que atualmente está separado por 14 pontos de Lando Norris.
It’s all to play for in Mexico! 💪🇲🇽#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/P8hTOpUAX6
— Formula 1 (@F1) October 25, 2025
“Vou tentar fazer uma boa largada e depois ver o que consigo fazer. É uma longa corrida até a curva 1, então há oportunidades lá e vou tentar aproveitá-las”, comentou.
What a Qualifying! 😇
Lando Norris secures pole position, with the Ferraris of Charles Leclerc and Lewis Hamilton behind him on the grid 👀#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/G66l8Oh614
— Formula 1 (@F1) October 25, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.