O sábado (26) na Cidade do México começou agitado, com os pilotos aproveitando o último treino livre do fim de semana para ensaiar algumas voltas rápidas. Os pilotos da McLaren comandaram a atividade, Oscar Piastri registrou o tempo de 1m16s492 para ficar com a ponta. Lando Norris ficou separado por apenas 0s059 do companheiro de equipe.
A dupla da Ferrari fez um bom trabalho ao longo do TL3, ficando em boa parte da sessão na liderança, mas Carlos Sainz acabou empurrado para a terceira posição com a marca de 1m16s832. Foram os únicos que conseguiram tempo na casa de 1m16s.
Max Verstappen ficou com a quarta posição, acompanhado por Lewis Hamilton que obteve o quinto lugar. O holandês passou a maior parte da sessão reclamando da falta de aderência dos pneus.
Charles Leclerc foi o sexto colocado, seguido por Yuki Tsunoda, George Russell, Kevin Magnussen e Liam Lawson, que formaram o top-10, quando as voltas rápidas foram avaliadas.
Vale mencionar que Mercedes e Red Bull conseguiram recuperar, os carros de Russell e Verstappen e os pilotos participaram da última sessão avaliativa do fim de semana,
A Fórmula 1 retorna às 18h do horário de Brasília, para a disputa da classificação e definição do grid de largada do GP da Cidade do México.
Saiba como foi o Terceiro Treino Livre do GP da Cidade do México
A sexta-feira foi encerrada com a realização dos testes da Pirelli, para a verificação dos pneus de 2025.
Max Verstappen e George Russell perderam a avaliação de 90 minutos; o holandês por conta de um problema no motor, enquanto o britânico bateu o carro na barreira de proteção danificando bem o W15. A Mercedes precisou substituir o chassi usado por Russell, instalando o reserva para que ele complete o evento.
Quando a sessão iniciou, a temperatura na pista estava na casa dos 33 °C, com 18 °C no ambiente. Max Verstappen rapidamente entrou na pista, precisando adquirir quilometragem depois de um dia perdido de atividade. O piloto da Red Bull usava os pneus macios, assim como a dupla da Mercedes.
Após dez minutos do treino livre, Russell liderava a tabela de tempos com a marca de 1m18s284, superando Verstappen em 0s045. A pista ainda estava vazia, com poucos carros realizando as primeiras verificações.
The session is under way 🟢
And two drivers who lost out on track time yesterday – George Russell and Max Verstappen – are among the first to venture out.#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/9R5SJ187rL
— Formula 1 (@F1) October 26, 2024
Com a dupla da Ferrari em pista, Carlos Sainz cravou 1m17s825, acompanhado por Charles Leclerc que obteve a marca de 1m17s889, também usando os pneus macios. Entre os pilotos com os compostos médios, a melhor volta era de Nico Hülkenberg que registrou o tempo de 1m18s759.
Na saída do Foro Sol, Lawson perdeu o controle e rodou na curva. O piloto conseguiu colocar o carro nos eixos e dar continuidade a sua sessão, mas dechapou o conjunto de pneus médios novos.
Lawson gets in a spin 🥴
The RB loses it through Estadio, but is able to re-join with the aid of the run-off.#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/1YKJAXjI1t
— Formula 1 (@F1) October 26, 2024
Com quase 25 minutos de sessão, Leclerc melhorou ainda mais o seu tempo – 1m17s616 – trabalhando ainda com os pneus macios instalados no início da sessão.
Restando 27 minutos para o final, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Norris, Piastri, Pérez, Hamilton, Russell, Magnussen, Hülkenberg e Verstappen. Os pilotos davam continuidade ao cronograma de simulação de corrida, ainda de praticar algumas voltas rápidas.
A Aston Martin fez o mesmo processo que tem realizado em outros eventos, dado uma saída com os pneus médios e duros, apenas para “cozinhar” os compostos e guardá-los para serem usados na corrida.
Foi nos últimos 20 minutos, que Franco Colapinto instalou os pneus macios novos, saltando para a quinta posição com o tempo e 1m17s907, ao avaliar uma volta rápida. Instantes depois, Verstappen saltou para a ponta com 1m17s003. Os pilotos que usaram os pneus médios no começo da sessão, deram espaço para os pneus macios, enquanto os competidores que já trabalhavam com esses compostos na primeira metade do TL3, usaram um segundo jogo para trabalhar mais uma volta rápida.
A tabela de tempos mudou bastante nos últimos minutos da sessão, com a McLaren superando os adversários para se estabelecer na ponta. Piastri cravou o melhor tempo da sessão, com a marca de 1m16s492, separado por 0s059 de Norris.
Piastri goes fastest, beating Norris’ time 🚀
From a Ferrari 1-2 earlier in the session, to a McLaren 1-2 with just over 10 minutes to go! #F1 #MexicoGP pic.twitter.com/kKIM04ytGv
— Formula 1 (@F1) October 26, 2024
Verstappen que já tinha reclamado do carro na sexta-feira, estava sofrendo com a falta de aderência neste sábado, mesmo usando os pneus de faixa vermelha. O carro da Red Bull estava bem pregado no chão. Sergio Pérez por sua vez, tinha cometido alguns erros próximo ao final da sessão.
Promising pace from those in Papaya 🧡
Here’s the full order from FP3 in Mexico City 👇#F1 #MexicoGP pic.twitter.com/aImyZ7jji0
— Formula 1 (@F1) October 26, 2024
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