A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, visitando a Itália, no Circuito de Ímola. A sessão que dá início as atividades da sexta-feira (16) para a coleta de dados, com as equipes aproveitando ela o máximo possível. Oscar Piastri ficou com a ponta da tabela, anotando o tempo de 1m16s545, com os pneus macios.
Os tempos evoluíram constantemente ao longo do treino livre, principalmente porque logo de cara as equipes deram preferência para verificar o pneu C6 – que faz a sua estreia neste evento.
Lando Norris fechou a sessão na segunda posição, separado por 0s032 do companheiro de equipe. Carlos Sainz foi a surpresa no terceiro lugar com a Williams, com uma diferença de apenas 0s052 para Piastri. George Russell figurou na quarta posição, após liderar parte da atividade.
A Ferrari teve um início mais discreto, mas Lewis Hamilton conseguiu a quinta posição. Pierre Gasly foi o sexto colocado com a Alpine, enquanto Franco Colapinto só apareceu no décimo sétimo lugar.
Max Verstappen ficou com a sétima posição, acompanhado por Alexander Albon e a dupla da Sauber com Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg em nono e décimo, respectivamente. O neerlandês segue reclamando do desempenho do carro e se mostrou bem frustrado com esse primeiro contato com o equipamento.
O TL1 encerrou em regime de bandeira vermelha, pois Bortoleto bateu o carro no finalzinho da atividade. A asa dianteira do carro ficou prejudicada, mas danos maiores foram contidos, pois o piloto passou por uma área de escape antes.
Essa primeira sessão não significa muita coisa, as equipes continuam compreendendo a durabilidade do novo pneu, então focaram em stints mais longos. A revelação começará no TL2, quando as condições de pista vão se assemelhar mais a classificação.
A Fórmula 1 retorna ao meio-dia, para a realização do segundo treino livre.
Saiba como foi o TL1 do GP da Emilia-Romagna
A grande novidade deste fim de semana, é que Franco Colapinto assumiu o assento de Jack Doohan. O argentino terá cinco corridas para mostrar o seu trabalho.
O GP da Emilia-Romagna marca do início de uma rodada tripla, com passagem da categoria em Mônaco e na Espanha, marcando esse trecho europeu no calendário.
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista era agradável, com 39° C no asfalto e 19° C no ambiente. A chuva caiu na madrugada, ajudando na redução das temperaturas.
Neste evento a Pirelli escolheu a gama supermacia, desta forma são fornecidos os compostos C4 (duro – faixa branca), C5 (médio – faixa amarela) e C6 (macio – faixa vermelha). O pneu C6 será trabalhado pela primeira vez na temporada 2025, sendo um composto mais veloz que fornece mais aderência.
Assim que a pista foi liberada, Franco Colapinto aproveitou a saída do pit-lane para fazer um teste de largada. Essa será a primeira vez que o argentino tem contato com esse carro da Alpine. Franco está desde janeiro fazendo simulador e ajudando o time para encontrar a configuração ideal para o carro em cada GP, mas ainda não tinha feito um TL1 no ano.
Quando os pilotos foram enviados ao traçado, boa parte do grid já trabalhava com os pneus macios, como foi o caso de Lewis Hamilton, anotou 1m19s903 em seu primeiro giro cronometrado na pista.
Com cinco minutos, Fernando Alonso já se irritava com Charles Leclerc, pelo piloto estar lento na pista. Na primeira volta cronometrada do monegasco, o piloto cometeu um erro, por estar atacando as zebras do circuito, logo no começo. A pista mostrava muitas ondulações, mas algumas equipes logo de cara optaram por enviar os carros para a pista rentes ao asfalto.
Após dez minutos de sessão, Alonso liderava com a marca de 1m18s281, atingida com os pneus macios, mas as marcas estavam em regressiva. Neste momento, apenas Gabriel Bortoleto, Colapinto, Esteban Ocon, Nico Hülkenberg e Oliver Bearman estavam com pneus médios instalados em seus carros. No entanto, Bearman e Sainz fizeram apenas uma volta de checagem e retornaram aos boxes.
Em termos de atualizações, apenas a Williams e a Sauber não levaram nenhuma novidade para a pista. A equipe onde corre Gabriel Bortoleto, vai suspender as novidades, pois ainda não compreendeu o carro desse ano e precisa de um pouco de cautela para implementar novas peças.
Essas são as novidades das equipes para Ímola! Apenas Williams e Sauber não tem novas peças! #F1noBP #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/wHJGWe93Yg
— Deborah Almeida 🏁 (@DehFlowers) May 16, 2025
As outras equipes optaram por algumas mudanças para conseguir mais downforce, essa é uma pista exige essa configuração do carro, para obter os melhores tempos.
Após 20 minutos de sessão, Russell atingiu a marca de 1m16s599, usando um segundo jogo de pneus macios novos. Os dez primeiros eram: Russell, Norris, Tsunoda, Bortoleto, Stroll, Piastri, Gasly, Hadjar, Hamilton e Sainz. O espanhol da Williams foi liberado para a pista, usando os pneus macios.
As equipes estavam checando a durabilidade dos pneus de faixa vermelha, impondo stints mais longos, para compreender esse composto.
Leclerc precisou passar pelos boxes, para fazer um ajuste, pois o seu capacete estava levantando conforme completava voltas no circuito. O monegasco estava enfrentando uma certa dificuldade para controlar o carro no traçado, Leclerc era apenas o 18° colocado, mas a situação de Lewis Hamilton não era muito melhor, pois ocupava apenas o 14° lugar na tabela de tempos.
Charles exploring the limits and more on the exit of the chicane #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/yQNd29x5v7
— Formula 1 (@F1) May 16, 2025
Após meia hora de sessão, a pista ficou um pouco mais vazia, pois as equipes estavam preparando os carros para uma próxima verificação. Aproveitando essa condição de pista, Oscar Piastri instalou um novo jogo de pneus macios e partiu para o traçado para registrar 1m16s545 e tomar a ponta que era de Russell. Bortoleto também surgiu na 6ª posição, com a marca de 1m16s925.
Restando apenas 16 minutos para o encerramento, Hamilton avançou para a 4ª posição, melhorando o seu tempo para 1m16s641, durante o uso do segundo jogo de pneus macios. Leclerc também melhorou a marca, mas era apenas o 12° colocado na tabela de tempos.
Algumas equipes como McLaren, Mercedes, Ferrari, Red Bull, Racing Bulls e Aston Martin usaram apenas pneus macios durante a sessão.
Desde a primeira avaliação, os pilotos já estavam testando os limites do carro, atacando as zebras que são mais altas nesse circuito.
Os competidores foram impedidos de fazer o teste de largada, pois Bortoleto bateu no final da sessão. O piloto brasileiro perdeu o controle do carro na curva 18. Ao longo da sessão o competidor pediu alguns ajustes no carro, pois ele estava batendo o fundo no asfalto. Apesar da batida, essa foi uma das melhores atividades que ele fez até o momento.
Bortoleto hops out of his car after his visit to the Turn 18 barriers
That’s the end of the session #F1 #ImolaGP pic.twitter.com/VRgRZ03P4t
— Formula 1 (@F1) May 16, 2025
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