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Pérez realiza ultrapassagem em Leclerc para vencer prova Sprint no Azerbaijão

Após a relargada, Pérez se aproximou de Leclerc e usou o DRS para ultrapassar o monegasco. Red Bull encerra o sábado com vitória em Baku. Verstappen é P3

A Sprint do Azerbaijão disputada neste sábado (29) contou com vitória de Sergio Pérez. O piloto da Red Bull aproveitou a relargada após o acidente de Yuki Tsunoda, para se aproximar de Charles Leclerc e ultrapassar o monegasco.

O piloto da Ferrari soube controlar a largada e Pérez mergulhou para manter o segundo lugar. A confusão aconteceu com Max Verstappen e George Russell. O holandês não gostou de ser espremido por Russell e nem do toque que ocorreu entre eles. Verstappen reclamou várias vezes no rádio do lance e ainda foi conversar com o piloto da Mercedes ao final da corrida.

Verstappen tentou atacar Leclerc apenas no final da prova, mas precisou se contentar com o terceiro lugar. A lateral do RB19, assim como assoalho ficaram danificados.

George Russell terminou a prova na quarta posição, Max Verstappen realizou a ultrapassagem no piloto da Mercedes na relargada. Carlos Sainz teve que se contentar com a quinta posição. Fernando Alonso ultrapassou Lewis Hamilton e completou a Sprint em sexto. Lance Stroll faturou o último ponto em jogo da Sprint, pois ficou com a oitava posição. Alexander Albon e Oscar Piastri completaram o top-10.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 8h (pelo horário de Brasília) para a disputa da Corrida Principal da Fórmula 1.

Saiba como foi a Corrida Sprint da F1 no Azerbaijão

O Grid de largada não contou com a participação de Logan Sargeant, a Williams não conseguiu recuperar o carro do piloto depois da batida que aconteceu neste sábado, durante a segunda classificação do fim de semana. Sargeant retorna ao circuito neste domingo.

Esteban Ocon começará a prova do pit-lane, depois de todos os problemas que a Alpine enfrentou neste fim de semana.

A Aston Martin tentou polir as peças do DRS, na tentativa de tornar ela operacional, já que os pilotos estão tendo dificuldade para aciona-la sempre que precisam. O problema tem perseguido a equipe durante todo o sim de semana.

A temperatura na pista estava na casa dos 35°C, com 22°C no ambiente.

Os pilotos alinharam no grid para disputar a primeira Sprint da temporada. Charles Leclerc conquistou a segunda pole do fim de semana e dividiu a primeira fila com Sergio Pérez. Apenas Lando Norris e Valtteri Bottas começaram a corrida com pneus macios, o restante do pelotão apostou nos pneus médios. Entre os cinco primeiros colocados apenas a dupla da Ferrari usava pneus médios novos.

Largada autorizada, Leclerc manteve a ponta, enquanto Pérez fechou para manter o segundo lugar. Verstappen escorregou, encostou no muro de contenção. Na sequência Russell tocou duas vezes no holandês e assim o piloto da Red Bull caiu para a quinta posição, duelando com Sainz. Na sequência, Sainz retornou para o quinto lugar, precisando recuar neste duelo.

Yuki Tsunoda bateu no setor 3 e o pneu traseiro do seu carro se soltou. O piloto da AlphaTauri caiu para o final do pelotão. Apenas o Virtual Safety Car anunciava a batida de Tsunoda, o carro do piloto estava completamente desalinhado, mas a AlphaTauri liberou o competidor para o traçado outra vez. Tsunoda se arrastava pelo traçado e seria investigado após o encerramento da prova.

Com três voltas, os dez primeiros eram: Leclerc, Pérez, Russell, Verstappen, Sainz, Hamilton, Alonso, Albon, Norris e Stroll. O Safety Car precisou entrar na pista pela quantidade de sujeira que estava presente no traçado. Ocon passou pelos boxes para substituir os pneus médios, por compostos macios.

O Safety Car deixou a pista ao final da quinta volta. Leclerc controlou a relargada até onde pode e manteve a primeira posição. Verstappen colocou o carro de lado e ultrapassou Russell. Pérez se manteve na segunda posição. Hamilton foi surpreendido por Alonso e caiu para o sétimo lugar. Stroll voltou a assumir a nona posição depois de concluir a ultrapassagem em Norris.

Leclerc tinha cerca de 0s700 de vantagem para Pérez, enquanto o mexicano tinha quase um segundo de vantagem para Verstappen. Instantes depois, Pérez já tinha se aproximado do piloto da Ferrari e fazia uso do DRS para atacar o piloto monegasco.

Restando dez voltas para o final, Pérez ultrapassou Leclerc e assumiu a liderança da prova. O monegasco tentava se manter abaixo de um segundo para usar o DRS, enquanto Vestappen tentava se aproximar do piloto da Ferrari para formar uma dobradinha para a Red Bull.

Durante a nona volta, Piastri ultrapassou Norris, para assumir a décima posição. O australiano da McLaren passou a atacar Stroll, mas o piloto da Aston Martin estava preso atrás de Albon.

Na décima primeira volta Norris seguiu para os boxes para instalar os pneus médios, substituindo os pneus macios usados na largada, em estratégia diferenciada que a McLaren apostou. O piloto britânico retornou na décima oitava posição. Bottas que também estava com os pneus macios, reclamava da sua duração e desempenho, o finlandês era o décimo quinto colocado.

Durante a volta 12, Magnussen ultrapassou Hülkenberg para ocupar o décimo primeiro lugar. Neste momento os dez primeiros eram: Pérez, Leclerc, Verstappen, Russell, Sainz, Alonso, Hamilton, Stroll, Albon e Piastri. Mais de um segundo separava Verstappen de Leclerc.

Ocon seguiu para os boxes mais uma vez, agora substituindo seu jogo de pneus macios, por outro jogo de compostos macios. Com o uso do DRS, De Vries ultrapassou Bottas na volta 14, para assumir o décimo quinto lugar.

Com a aproximação do final da prova e do que seria o momento para realizar as paradas, As distâncias tinham se estabelecido e algumas batalhas foram encerradas. De Vries ultrapassou Hülkenberg que tinha pedido posição e reivindicou o décimo quarto lugar.

Pérez venceu no Azerbaijão, depois de ter ultrapassado Leclerc. O monegasco teve que se contentar com o segundo lugar, enquanto Verstappen foi o terceiro colocado, depois que enfrentou um toque com Russell e danificou o assoalho do carro. Verstappen surgiu para atacar Leclerc no final do último giro, mas o monegasco conseguiu se segurar na segunda posição.

Para completar a corrida, Pérez cruzou a linha de chegada com mais de 4 segundos de vantagem para Leclerc.

Verstappen ficou frustrado com o resultado, principalmente após ver o estrago na lateral do seu carro por conta do toque com Russell.

 

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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