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Pérez lidera último dia de testes no Bahrein, seguido por Hamilton e Bottas

Nos últimos minutos de testes quando os pilotos resolveram utilizar os pneus macios, Pérez saltou para a ponta superando o tempo estabelecido pelo pole em 2022

O sábado (25) marca o encerramento dos testes de pré-temporada no Bahrein, a última atividade do dia foi bem movimentada com os pilotos além de de avaliarem os pneus médios e duros, também completaram alguns giros na pista usando os pneus macios.

Sergio Pérez encerra o último dia de atividades na liderança, o piloto mexicano passou o sábado completo em contato com o RB19, depois de Max Verstappen ter a mesma oportunidade na quinta-feira. Os testes foram bem proveitosos, principalmente para a Red Bull que não mostrou nenhum problema e adquiriu uma ótima quilometragem nesses três dias de testes.

Lewis Hamilton liderou a atividade momentaneamente quando tirou alguns minutos para avaliar os pneus macios (C5). O inglês foi seguido por Valtteri Bottas, que encerrou a atividade com a Alfa Romeo na terceira posição. O resultado da última sessão não contou com os pilotos da Ferrari nas primeiras posições, mas a equipe italiana deu mais uma vez prioridade ao acumulo de voltas pelo traçado. Charles Leclerc era o líder pela manhã, mas conforme a sessão da Red Bull foi mudando o foco, o monegasco perdeu o posto, depois de estabelecer o seu tempo com os pneus macios (C4).

Ainda não é possível determinar a ordem das equipes, mas todos estão ansiosos pela próxima semana, quando a primeira corrida do calendário será realizada. O trabalho forte da Red Bull é claro, o time deve estar mais uma vez no topo da tabela pelo o que foi apresentado em Sakhir.

A McLaren promete solucionar os problemas com os defletores dos pneus do MCL60 até a próxima semana, para que os pilotos não sejam prejudicados na primeira corrida do ano.

Tarde

A Fórmula 1 entrou pela última vez nesta tarde no Circuito de Sakhir para a realização da última fase dos testes de pré-temporada. Nos boxes a movimentação era intensa para alguns times que estavam preparando os seus equipamentos para o outro piloto titular. Na pré-temporada as equipes são liberadas para usar apenas um carro, desta forma o equipamento é revezado entre os dois titulares.

Apenas a Alfa Romeo, Red Bull e Williams reservaram o dia completo para Valtteri Bottas, Sergio Pérez e Alexander Albon. Carlos Sainz estava guiando pela primeira vez o carro da Ferrari na sessão Vespertina, preparado para encarar o encerramento dos trabalhos no Bahrein. O espanhol começou com voltas em modo de instalação.

O time suíço seguia nos boxes, com uma barreira enquanto tentavam descobrir o problema com o carro que forçou a parada de Bottas no traçado pela manhã. A equipe precisou remover o assoalho para fazer as verificações.

Muitas voltas foram completadas pela manhã, De Vries completou 87 giros com a AlphaTauri, enquanto Russell obteve 83 com a Mercedes. Porém, Piastri com a McLaren completou apenas 44 voltas.

Magnussen assumiu a nona posição ao anotar 1m35s522, usando os pneus médios.

Hamilton assumiu o W14 nesta tarde, mas novamente o piloto extravasou os limites de pista. O carro aparenta alguns problemas de equilíbrio quando as temperaturas estão muito elevadas. Ou a Mercedes pode estar avaliando diferentes configurações entre George Russell e Lewis Hamilton para realizar comparativos. Durante a tarde no Bahrein é muito comum os ventos também atrapalharem os pilotos.

Sergio Pérez foi mais um competidor que cometeu erros no traçado, mas no caso do mexicano, o piloto perdeu o ponto de frenagem. Lando Norris também estava cometendo alguns erros guiando o MCL60, os testes para a McLaren não estão sendo fáceis, principalmente por conta do problema com os defletores dos pneus.

A sessão seguiu, mas Fernando Alonso permanecia nos boxes, com a equipe de ‘portas fechadas’, para realizar alterações no carro.

“Conseguimos trabalhar em muitas voltas, tentamos muitos ajustes no carro. Estamos nos concentrando em nós mesmos e estamos em um lugar razoável com um carro… O feedback de Pérez foi consistente com Max [Verstappen], o que é importante para o desenvolvimento do carro, que o feedback é bastante consistente de ambos os lados do boxes. Essa é a grande vantagem dos testes, você pode tentar todas as coisas que não tentaria na corrida”, afirmou o chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner.

Quando Alonso foi liberado ao traçado, o piloto assumiu rapidamente o 5º lugar, anotando 1m33s125, com os pneus médios. O espanhol completou cinco voltas antes de retornar aos boxes.

A AlphaTauri seguiu o trabalho de verificação da aerodinâmica do carro e enviou o seu equipamento para a pista com flow-vis espalhado pela lateral.

Hamilton foi para a pista e seguiu completando as suas voltas, mas ainda sem deixar o final do pelotão. O inglês estava verificando os pneus médios, mas lutava com o carro em alguns trechos da pista. Em alguns momentos o W14 saia de frente, mas em outras ocasiões era a traseira que se perdia.

Mesmo neste último dia de atividades no Bahrein, as equipes estão em programas muito distintos, trabalhando com diferentes níveis de combustível ou pneus. Pérez chegou as 93 voltas, enquanto ocupava a quarta posição da tabela de tempos.

Restando cerca de 2h30 para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Russell, Pérez, Drugovich, Hamilton, Alonso, Gasly, Albon e Hülkenberg.

Formando o 1-2 para a Ferrari, Carlos Sainz anotou 1m31s036, ficando separado por 0s012 de Charles Leclerc.

Ainda com duas horas de testes pela frente, Albon e Pérez ultrapassaram a marca de 100 voltas. A tarde tinha chegado ao Bahrein, mas os competidores ainda estavam dando atenção aos giros em simulação em modo de simulação de corrida.

Restando apenas 1h24 para o final da atividade, Lewis Hamilton saltou para a ponta ao anotar 1m30s781 com os pneus C5, trabalhado com os pneus macios. Sainz também estava na pista com os compostos macios, mas usava o composto 4. O inglês se aproximou do tempo da pole do ano passado (1m30s558) obtido por Leclerc, indicando que os carros desse ano podem ser ainda mais rápidos que os modelos do ano passado.

Com a pista mais fria, na casa dos 31°C os pilotos que não estavam trabalhando a simulação de corrida, deram uma chance aos pneus mais macios da gama.

Sergio Pérez também instalou os pneus macios e obteve 1m30s616, superando Hamilton. O inglês ainda melhorou a sua marca para 1m30s664, com um primeiro setor ainda mais forte que o de Pérez. Tsunoda então obteve a quinta posição registrando 1m31s363, usando os compostos C4.

Quando os pilotos adentraram na última hora de atividade, Pérez, Hamilton, Tsunoda e Magnussen testaram com os pneus macios. Neste momento, os dez primeiros eram: Pérez, Hamilton, Leclerc, Sainz, Tsunoda, Russell, Alonso, Bottas, Magnussen e Drugovich.

Todas as voltas que os competidores não tinham completado com os pneus macios nos últimos dias, foram realizadas nestes últimos minutos de sessão. Pérez seguia na liderança com o tempo de 1m30s305.

Novamente a McLaren não teve um dia ideal, foram vários minutos tentando arrumar o MCL60, enquanto Norris tinha pouca quilometragem com o equipamento no último dia de testes no Bahrain.

Valtteri Bottas conseguiu uma boa marca com os pneus macios (C5) na última meia hora da sessão, o finlandês anotou 1m30s827. A pista estava bem cheia, com os competidores tentando avaliar mais uma vez a durabilidade dos compostos, se preparando para o próximo fim de semana, como era esperado no cronograma.

O dia foi bem agitado no Bahrein, alguns problemas surgiram, mas o destaque fica mais uma vez para a quilometragem de alguns pilotos e o desempenho de times como a Red Bull e a própria Ferrari.

Sergio Pérez completou a sessão com 133 giros, enquanto Valtteri Bottas fez 131 voltas com a Alfa Romeo. Alexander Albon que também contou com um dia todo de testes na Williams, fez 136 voltas.

O final do dia foi marcado por um teste de largada da FIA, onde Valtteri Bottas disputou posição com Sergio Pérez, superando piloto da Red Bull após a primeira curva do circuito.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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