ColunistasDestaquesNascarPost

Paul Tracy disputa etapa da NASCAR Brasil no Velocitta

Canadense de carreira marcante na Fórmula Indy será o convidado para a etapa decisiva do #SpecialEdition no fim de semana de 7 a 10 de setembro

O folclórico piloto canadense Paul Tracy, nome vitorioso e polêmico da história da Fórmula Indy, estará presente na sexta etapa da NASCAR Brasil Sprint Race, que será realizada em 10 de setembro, no Autódromo Velocitta, localizado em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, na rodda decisiva do #SpecialEdition.

O veterano está sendo convidado pela organização da NASCAR Brasil, e o anúncio foi feito nesta terça-feira (22). “Estou ansioso pela corrida para me divertir com alguns antigos amigos. Não estou familiarizado com a pista nem com o carro, então terei muito a aprender em pouco tempo”, diz o piloto de 54 anos.

Um dos pilotos mais populares da Indy nas décadas de 1990 e 2000, Tracy possui uma carreira vitoriosa na CART/Champ Car, com 31 vitórias e 75 pódios em 17 temporadas, com passagem por equipes tradicionais como Penske, Newman-Haas, Green (atual Andretti) e Forsythe. Com seu estilo de pilotagem agressivo, ele conquistou o título da categoria em 2003.

Paul Tracy foi campeão da CART em 2003 (Eric Gilbert/Motorsport.com)

Seu melhor resultado na icônica corrida das 500 Milhas de Indianápolis foi um segundo lugar no pódio em 2002, em uma polêmica edição, na qual o piloto canadense reclamou que teria ultrapassado Hélio Castroneves na penúltima volta, antes da bandeira amarela, embora a direção de prova não tenha considerado a ultrapassagem válida.

Depois de encerrar sua trajetória nos monopostos, Tracy fez algumas provas em categorias pelos Estados Unidos e no Canadá, além de atuar como comentarista em algumas provas da Indy nos EUA. Recentemente, o canadense competiu pela SRX, uma categoria de stock cars com pilotos do passado e do presente da NASCAR e da Indy, e acabou suspenso por tempo indeterminado pela direção da categoria estadunidense por provocar um acidente.

Apesar do revés recente, o campeão da CART em 2003 está animado com a possibilidade de competir, principalmente no país, pois essa não é a primeira vez que ele pilota em pistas brasileiras. “Já estive no Brasil algumas vezes competindo com carros da Indy durante meados dos anos 1990. Conquistei o Grande Prêmio do Rio na Indy em 1997 (em Jacarepaguá). Estou animado para visitar o país novamente, pois tenho muitos bons amigos no automobilismo, além dos meus fãs brasileiros”, lembra Tracy, 

Quando questionado sobre suas expectativas ao pilotar um carro da NASCAR Brasil, Paul Tracy é cauteloso. “Eu não sei muito sobre o veículo, exceto que parece haver uma forte competição entre os pilotos. Não é um tipo de carro com o qual estou acostumado, mas acredito que posso contribuir para tornar o espetáculo ainda mais emocionante”, afirma o piloto canadense.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo