A primeira corrida da história da Fórmula Indy com motores híbridos foi marcada por um grande duelo entre Alex Palou e Pato O’Ward no GP de Mid-Ohio. O bicampeão da categoria e líder do campeonato liderou boa parte da disputa, mas com um undercut preciso e pequenas falhas do adversário, o mexicano da McLaren tomou a liderança do campeonato e não perdeu mais.
Havia muita expectativa com relação ao funcionamento do novo sistema de motorização dos carros da Indy, com motores elétricos complementando os propulsores a combustão com os desafios de saber se haveria falhas ou quebras nos componentes. Logo na volta de apresentação houve um problema crítico com um dos principais pilotos da categoria.
Quando os carros saíam para o aquecimento antes da largada, o carro de Scott Dixon parou no meio da pista e não conseguiu voltar pelos próprios meios. O bólido número 9 da Chip Ganassi foi levado à garagem e o neozelandês só conseguiu ir para pista com mais de vinte voltas de atraso, após uma falha catastrófica no sistema elétrico. Com isso, o hexacampeão sofreu um forte revés na briga pelo título.
Fora o problema com Dixon, a corrida transcorreu sem nenhum problema, não tendo nenhum regime de bandeira amarela, a não ser na parte inicial. Com a prova quase toda em bandeira verde, Alex Palou começou a prova de forma avassaladora, largando na pole e abrindo grande vantagem.
Fora o espanhol Pato O’Ward ainda mantinha um ritmo mais forte, embora ficasse cerca de cinco segundos atrás do espanhol, que conseguia um ritmo melhor com pneus duros. A seguir, David Malukas, que largou num surpreendente terceiro lugar, segurava o pelotão e o restante do grid ficava bem longe dos ponteiros.
Após o primeiro ciclo de paradas, Palou e Pato seguiram tranquilos na ponta, enquanto Malukas perdeu tempo por deixar o carro morrer na parada e perdeu várias posições, enquanto Scott McLaughlin assumia o terceiro posto, abrindo vantagem para o restante do pelotão. Entretanto, o neozelandês da Penske não tinha ritmo para se aproximar dos líderes.
No segundo stint, com ambos usando pneus macios, o piloto da McLaren conseguiu descontar a diferença de tempo e encostar no líder, demonstrando um bom ritmo com os compostos.
No último ciclo de paradas, ambos voltaram para os duros, mas uma diferença sutil foi o diferencial pela vitória. O mexicano foi o primeiro a parar e teve uma parada tranquila. Já Palou foi para os boxes na volta seguinte e deixou o motor apagar na saída dos boxes por dois segundos. Foi o suficiente para Pato tomar a liderança na saída dos pits.
Nas voltas finais, Palou se aproximou, mas não encontrou espaço para ultrapassar, já que o piloto da McLaren ficou escorado em um grupo de retardatários. Além disso, o espanhol chegou a dar duas pequenas escapadas na zebra e perdeu alguns décimos de segundo para O’Ward.
Faltando dois giros para o fim, Romain Grosjean rodou e voltou perto do pelotão dos líderes. O piloto da Ganassi tentou aproveitar o momento para uma investida final, mas Pato estava atento e não ofereceu oportunidades, mesmo com uma leve balançada na última curva. Assim, a vitória ficou para o mexicano.
Foi a segunda vitória de Pato na temporada, apesar de ser a primeira vez que o mexicano cruzou a linha de chegada em primeiro, afinal o triunfo em St. Petesburg veio após a desclassificação de Josef Newgarden na abertura do campeonato. Assim, a conquista serve de combustível para o piloto da McLaren reagir e se tornar um candidato ao título
Com o segundo lugar, Palou ainda conserva uma boa vantagem na liderança do campeonato, com 48 pontos de vantagem para Will Power (que terminou apenas na 11ª posição), enquanto Pato assumiu o terceiro posto, 70 pontos atrás do líder e um a frente de Dixon. Colton Herta fecha o top-5.
Pietro Fittipaldi teve um fim de semana apagado em Mid-Ohio. Largado do fim do grid, o briasileiro não conseguiu avançar e tentou uma estratégia diferente que não funcionou. O piloto da RLL terminou apenas na 24ª colocação.
A Fórmula Indy volta no próximo fim de semana com rodada dupla no circuito oval de Iowa. A primeira corrida será no sábado (13) às 22h, e no domingo (14), às 14h.
Classificação do GP de Mid-Ohio:
Classificação do campeonato:
1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 329
2 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 281
3 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 259
4 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 258
5 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 249
6 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 234
7 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 226
8 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 224
9 – Félix Rosenqvist (SUE) – Meyer Shank/Honda – 192
10 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 186
20 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 103