ColunistasDestaquesIndyPost

Pato O’Ward aproveita batida de Josef Newgarden e leva segunda corrida de Iowa

Com acidente do piloto da Penske, Marcus Ericsson manteve a liderança do campeonato, mas a diferença para os concorrentes diminui bastante

A segunda corrida da rodada dupla realizada no circuito oval de Iowa parecia ser uma repetição da primeira, com o domínio de Josef Newgarden. Contudo, um problema na suspensão causou o acidente do piloto da Penske. Quem se aproveitou foi Pato O’Ward, que venceu pela segunda vez no ano e voltou à disputa do título da temporada 2022 da Fórmula Indy.

Com o abandono, Newgarden perdeu a chance de assumir a liderança do campeonato. A liderança ainda está com Marcus Ericsson, mas o sueco teve mais uma corrida discreta, terminando em sexto. Agora são seis pilotos separados por menos de 50 pontos na disputa pelo título.

A corrida começou muito parecida com a do dia anterior, com Will Power liderando, seguido por Newgarden. O destaque foi Pato O’Ward, que pulou de oitavo para terceiro em duas voltas. Logo mais, a dupla da Penske imprimiu um ritmo muito forte e abriu uma vantagem muito grande para o resto do pelotão. Em dado momento da disputa, apenas quatro carros ficaram na volta do líder.

Naquela altura, Newgarden já era o líder, depois de superar Power com o “auxílio” de Romain Grosjean. O australiano ficou travado pelo francês quando iria colocar volta no piloto da Andretti, e o outro piloto da Penske aproveitou o momento para assumir a liderança.

A corrida seguiu sem grandes movimentações até a volta 120, quando Kyle Kirkwood acertou o muro. Com a bandeira amarela, muitos pilotos aproveitaram para descontar a volta perdida para retornar à disputa.

Mesmo assim, Newgarden continuou com o ritmo superior e manteve a ponta, enquanto Power tentava segurar O’Ward pelo segundo lugar. O mexicano ficou no encalce do australiano, esperando a oportunidade no próximo ciclo de paradas nos boxes. A McLaren SP conseguiu aplicar o undercut e Pato conquistou o segundo lugar.

Contudo, a corrida parecia resolvida para Newgarden, que administrava a vantagem e abria bom caminho pelos retardatários. Todavia, o inesperado aconteceu: na volta 235, o piloto da Penske rodou após após a sua suspensão ceder e o seu Dallara IR18 bateu forte no muro de traseira.

Newgarden ficou um pouco grogue com a pancada, mas foi liberado pelo centro médico do circuito de Iowa após o acidente. O estadunidense até deu entrevista e voltou para o motorhome da sua equipe. 

Entretanto, após a prova, o piloto sofreu uma queda e desmaiou, sendo levado de helicóptero a um hospital da região. Após alguns exames, o corredor da Penske foi liberado pela junta médica no começo da noite. Porém, Newgarden estará em observação e será reavaliado antes da corrida da próxima semana.

 

Voltando à corrida, na última relargada, O’Ward manteve a ponta, seguido por Will Power. O piloto da Penske tentou seguir o ritmo do mexicano, mas o seu carro não tinha um acerto que lhe permitia manter a perseguição por muito tempo. Assim, o australiano teve que se conformar com o segundo lugar.

Sem ter mais ameaças, Pato apenas precisou manter o carro na pista e manter bem a negociação de ultrapassagens com os retardatários. Assim, o mexicano pôde vencer pela segunda vez no ano, com Power e Scott McLaughlin fechando o pódio.

Na disputa pelo campeonato, Ericsson fez uma corrida discreta e foi o sexto, sendo superado pelo companheiro de equipe Jimmie Johnson nas voltas finais (aliás, o quinto lugar foi o melhor resultado do heptacampeão da NASCAR em sua passagem pela Indy) e com isso, viu a diferença para Power na liderança cair para apenas oito pontos.

Mais do que isso, a diferença de Ericsson para o sexto colocado na tabela de classificação, Alex Palou, está em apenas 44 pontos, sendo que o vencedor leva 50 por etapa. Assim, o sueco tem em seu encalce além do atual campeão da categoria: Will Power, Josef Newgarden, Scott Dixon e Pato O’Ward na disputa pelo campeonato.

A rodada de Iowa definitivamente não foi boa para Hélio Castroneves. O brasileiro não conseguiu sequer repetir o ritmo do começo da prova de sábado no domingo e também sofreu uma penalização na primeira parada nos boxes, o que comprometeu qualquer chance de um bom resultado para o brasileiro. Tanto Hélio, como Simon Pagenaud (que teve problemas no rádio) terminaram com voltas em atraso aos líderes, no pior fim de semana da Meyer Shank em 2022.

A Fórmula Indy volta no próximo sábado, com corrida realizada no circuito misto de Indianápolis, com a prova realizada na mesma programação da NASCAR, que competirá na pista no mesmo fim de semana.

Classificação da corrida 2 de Iowa aqui!

Classificação do campeonato:

1 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 403
2 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 395
3 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 369
4 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 369
5 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 367
6 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 359
7 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 317
8 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 278
9 – Felix Rosenqvist (SUE) – McLaren SP/Chevrolet – 275
10 – Alexander Rossi (EUA) – Andretti/Honda – 265

18 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 196

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo