A Fórmula E está neste fim de semana na Cidade do México para a realização do primeiro e-Prix da 10ª temporada. Pascal Wehrlein começou a temporada muito bem, o piloto da Porsche cravou a pole, após enfrentar Sébastien Buemi no último duelo da classificação.
Wehrlein é o “atual líder”, conquistando três pontos após faturar a pole. O piloto alemão quebrou um jejum de 30 provas sem conquistar a pole.
O grid ainda sofre algumas mudanças, Stoffel Vandoorne, Mitch Evans e Nick Cassidy vão perder uma posição cada, pois foram punidos no TL1. Os competidores não entraram nos boxes com os seus carros durante uma das bandeiras vermelhas da atividade.
Com a punição dos pilotos da Jaguar, Max Günther herdou o terceiro lugar.
Jake Dennis, atual campeão da categoria não teve um bom desempenho na classificação, o piloto da Andretti ficou apenas com a décima quarta posição.
Entre os brasileiros, Sergio Sette Câmara foi o décimo oitavo colocado conduzindo o equipamento da ERT, enquanto Lucas di Grassi foi o décimo nono com o carro da ABT.
A largada para o e-Prix do México começa às 17h03 (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a classificação da Fórmula E para o e-Prix do México
As atividades da Fórmula E começaram nesta sexta-feira, quando Jake Hughes liderou a atividade. O piloto da McLaren acabou batendo no final da sessão, gerando a necessidade da troca da célula de sobrevivência do seu carro.
O segundo treino livre foi realizado no início deste sábado, Mitch Evans por sua vez foi o líder da sessão. A categoria ainda está avaliando as questões do recarregamento rápido – ao longo do TL2 a direção cancelou os testes, proibindo o uso dos carregadores pelo restante do fim de semana com uma medida em caráter imediato.
GRUPO A
Our two groups for today's qualifying session 👀
Missed FP2? See how it all unfolded at the link below 👇@Hankook_Sport #MexicoCityEPrix
— Formula E (@FIAFormulaE) January 13, 2024
Divididos em dois grupos, os competidores foram liberados para o traçado. O Grupo A ocupou a pista e rapidamente os tempos começaram a aparecer na tabela, Stoffel Vandoorne liderava com a marca de 1m14s769, mas que rapidamente foi superada, com a segunda passagem dos competidores.
Sam Bird que está de casa nova e agora representa a McLaren, cravou 1m14s242. Estavam na linha de corte além do piloto britânico, Pascal Wehrlein, Nick Cassidy e Norman Nato. Lucas di Grassi, um dos brasileiros era apenas o oitavo colocado.
Com um novo jogo de pneus, os competidores retornaram para mais uma saída. A tabela de tempos sofria algumas alterações. Com o cronômetro zerado, Bird e já tinha completado a sua volta rápida, caiu para a sétima posição. Frijns obteve a marca de 1m13s807, seguido por Vandoorne, separados por apenas 0s041. Cassidy e Wehrlein também conseguiram a chance de seguir para a próxima parte da classificação.
Di Grassi perdeu o controle do carro no final da atividade e provocou uma bandeira amarela localizada.
Di Grassi into the barrier at Turn 9! 💥@Hankook_Sport #MexicoCityEPrix pic.twitter.com/txVhOsEt8X
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GRUPO B
Não demorou muito tempo para o segundo grupo invadir o traçado. Sergio Sette Câmara, outro brasileiro no grid, guiou o carro da ERT nesta parte da sessão.
Assim como o seu companheiro de equipe, Jean-Eric Vergne liderava o começo da classificação do Grupo B, registrando 1m14s679 em sua primeira volta rápida cronometrada. Pouco depois, estavam na linha de corte, Jake Dennis que atingiu a marca de 1m13s926 seguido por Mitch Evans (1m13s948), acompanhado por Sette Câmara que obteve 1m14s140 e Jake Hughes que estabeleceu a marca de 1m14s218.
Os carros retornaram aos boxes para a substituição dos pneus, antes de uma segunda saída. A tabela de tempos se alternava de forma constante. Com o cronômetro zerado Max Günther era o líder da tabela depois de anotar 1m13s391. Hughes conseguiu levar a McLaren para a próxima fase da classificação, acompanhado por Buemi e Evans.
Dennis, atual campeão da categoria cometeu um erro na última volta da classificação e não conseguiu avançar para a próxima fase; o piloto da Andretti foi apenas o sétimo colocado e reclamou de Nyck De Vries.
QUARTAS DE FINAL
Here's how the drivers are lining up for the Duels ⚔️
First up, @NickCassidy_ 🆚 @svandoorne @Hankook_Sport #MexicoCityEPrix pic.twitter.com/c3LJdyYYi4
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Nesta fase os competidores foram divididos em duelos, contando com apenas uma volta rápida para cada um dos competidores para estabelecer o melhor tempo. O primeiro confronto aconteceu entre Nick Cassidy e Stoffel Vandoorne, o piloto da Jaguar foi o primeiro a ser liberado para o traçado. Cassidy obteve a marca de 1m13s826, vencendo o duelo com dois décimos de vantagem.
O próximo confronto ocorreu entre Wehrlein e Frijns, no começo da batalha, o duelo entre os competidores indicava uma vantagem muito maior para o piloto da Porsche. Wehrlein anotou 1m13s492, contra 1m15s836 do competidor da Envision.
O terceiro confronto das quartas de final contou com a participação de Buemi e Hughes. O piloto da McLaren tinha uma boa vantagem para o adversário, no entanto, no final da volta, Buemi cravou 1m13s444, deixando os pilotos separados por apenas 0s173, marcando a oportunidade de um carro da Envision participar da próxima fase.
Evans e Günther protagonizaram o último duelo, o piloto da Jaguar liderava a batalha e cravou 1m13s103, superando o adversário por 0s412. O neozelandês obteve o melhor tempo dentro dos duelos deste sábado.
SEMIFINAL
No primeiro duelo da semifinal, Cassidy e Wehrlein se enfrentaram. O piloto neozelandês completou a sua volta obtendo o tempo de 1m13s500, mas o alemão guiando o carro da Porsche superou o adversário com a marca de 1m13s366.
O próximo conflito era formado por Buemi e Evans. O competidor da Evision anotou 1m13s241, enquanto o piloto da Jaguar anotou apenas 1m13s581, perdendo a chance de duelar pela pole.
POLE
A batalha pela pole foi travada entre Wehrlein e Buemi. O piloto alemão cravou a pole ao anotar 1m13s298, derrotando o suíço no último confronto do fim de semana.