Depois do GP da Hungria quando Lando Norris foi lembrando pelo engenheiro constantemente do combinado definido antes da prova, na Itália tomamos conhecimento do “Papaya Rules” (Regras Papaya em tradução livre).
Neste evento Lando Norris e Oscar Piastri iniciaram a prova ocupando a primeira fila, os pilotos foram lembrados pelo chefe de equipe, Andrea Stella para fazer uma prova limpa. Logo depois da largada, os competidores se encontraram em pista, travando uma disputa roda com roda, onde Piastri superou o pole. Com o erro, o britânico também perdeu a segunda posição para Charles Leclerc e nas voltas que sucederam o embate, Norris tentou recuperar a segunda posição, mas a estratégia usada pela Ferrari operou melhor.
A McLaren disputa atualmente o Mundial de Construtores, com chance de obter o título, enquanto a Red Bull se perdeu um pouco no campeonato. Também existe uma batalha pelo título entre os pilotos, com Norris ameaçando Max Verstappen. Os austríacos já até reconheceram que estão sob pressão e que os dois campeonatos estão ameaçados.
No entanto, a McLaren não tomou partido por nenhum dos dois competidores, para definir quem será o “primeiro piloto”. Lando Norris por mais que seja o piloto da casa, moldado e fiel pelo time, ainda comete algumas falhas, principalmente nas largadas. As corridas do britânico neste ano, desde que a McLaren passou a brigar com a Red Bull, têm tentado oferecer uma reação, já que não é certo que ele sustentará a ponta ou a posição de largada.
Do outro lado dos boxes, a McLaren também tem um grande talento. Oscar Piastri triunfou na base, mas ainda está pegando o jeito, precisando melhorar questões como o gerenciamento de pneus, além de tentar resolver logo em uma situação de ultrapassagem quando está duelando com um rival.
Neste momento a McLaren tem feito o máximo para obter a maior quantidade de pontos e se aproveitar de finais de semana como o da Itália que a Red Bull não estava se quer brigando pelo pódio. Porém, ao deixar livre que os seus pilotos duelem, o time também pode ser superado por adversários, como foi o caso da Ferrari que conseguiu dar um nó estratégico na dupla da Ferrari.
“Foi agressivo, foi um movimento agressivo [o de Piastri]. A largada deles foi ótima e foi isso que havíamos discutido, meio que ficar um atrás do outro e se espalhar para garantir que ninguém mais conseguisse passar”, comentou o CEO da McLaren, Zak Brown à Sky Sposts F1.
“Acho que Lando foi provavelmente pego de surpresa com essa manobra, pensando em fazer uma dobradinha e ver se conseguimos abrir um pouco de vantagem, então é algo que discutiremos internamente”, seguiu.
“As regras do Papaya são: é seu companheiro de equipe; corra forte com ele, corra limpo, não toque, isso aconteceu. Foi uma ultrapassagem agressiva, então essa é uma conversa que teremos, isso foi um pouco estressante no pi- wall, mas é realmente apenas respeitar seu companheiro de equipe.”
Com essa tentativa de capitalizar o máximo de pontos e não definir o seu piloto favorito, é plausível que a equipe apenas solicite que eles não se toquem, mas estão livres para correr livremente.
“Lando também teve uma corrida ruim naquela curva, então teria sido legal vê-los correr 1-2 um pouco mais. Eles não se tocaram, foi uma ultrapassagem agressiva, mas um passe limpo.”
Acredita-se que o foco principal da McLaren seja de fato lutar pelo Mundial de Construtores neste ano, já que a conquista é definitivamente possível, mas esperar um pouco mais para tomar uma decisão sobre quem será o número 1. Tomando partido apenas em momentos que forem essenciais.
Vale relembrar que na Hungria eles também tinham um acordo, quem estivesse na frente antes da segunda parada seria o piloto que venceria a prova. Por mais que Norris tenha conduzido algumas voltas na liderança, foi convencido pelo engenheiro a ceder a posição para Piastri. Quase como um alerta para que eles não estragassem a relação agora, já que a prioridade é o time.
“Ambos são pilotos jovens que querem vencer, sempre acreditamos em ter dois números um, esse sempre foi o jeito da McLaren, pode ser difícil de administrar – vimos isso com Senna e Prost. Eles se dão muito bem, correm limpos um contra o outro e é filosófico – você é uma equipe de um carro ou de dois carros? A coisa mais fácil teria sido para Lando simplesmente lidar com isso, e então não ter que colocar decisões difíceis no pit-wall, mas Andrea [Stella] e eu estamos levando uma corrida de cada vez”, afirmou Brown.
Após o encerramento da prova, Stella falou com a imprensa e também mencionou o “Papaya Rules” que pode passar por um ajuste para evitar que alguns problemas aconteçam nas próximas corridas.
“Teremos que conversar com os pilotos para entender seus pontos de vista e então avaliaremos juntos se eles estavam em total conformidade ou não. Aprenderemos o que for preciso e então ajustaremos as regras Papayas de tal forma que elas nos permitam buscar da melhor maneira possível, tanto o campeonato de construtores quanto o de pilotos”, disse Stella.
“Porque temos que estar em posição agora de reconhecer que não apenas o campeonato de construtores é possível, mas do ponto de vista dos pilotos, que com o desempenho que temos no carro e as dificuldades que vemos com a Red Bull, isso é definitivamente possível. Se conseguirmos as duas coisas como equipe, então precisamos que a equipe e Lando estejam em condições de buscar os dois campeonatos.”
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