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Oscar Piastri supera Charles Leclerc e fatura segunda vitória na F1 durante GP do Azerbaijão

Em corrida acirrada, Piastri dá aula, supera Leclerc e faz excelente trabalho de defesa de posição para evitar ultrapassagem do monegasco. Enquanto na disputa pelo pódio, Sainz e Pérez finalizam prova com batida

Oscar Piastri venceu o GP do Azerbaijão neste domingo (15), o australiano viu uma oportunidade, superou Charles Leclerc em pista e nas voltas seguintes, o competidor fez um excelente trabalho de defesa de posição, evitando uma ultrapassagem do piloto da Ferrari.

Leclerc faturou a pole e teve controle da corrida nas primeiras voltas. As paradas aconteceram cedo, na décima quinta volta para Piastri e na décima sexta para o monegasco. Os competidores estavam na mesma estratégia e o duelo entre eles aconteceu em pista. Por algumas voltas Leclerc acreditou que Piastri estava degradando de mais os pneus, mas o competidor fez um excelente trabalho de gerenciamento, evitando perder a primeira posição mesmo com todas as investidas feitas pelo rival.

George Russell participou do pódio com a Mercedes, se beneficiando do incidente entre Carlos Sainz e Sergio Pérez. Na penúltima volta da corrida, Pérez tentou uma manobra para ultrapassar Leclerc, depois que o monegasco perdeu contato com Piastri. O mexicano não sustentou o movimento e perdeu a posição também para Carlos Sainz, que aproveitou uma brecha e estava com um excelente ritmo. Poucos metros depois o mexicano e o espanhol bateram, dando por encerrada a prova para eles.

Em uma das melhores corridas de Pérez no ano, o mexicano não conseguiu terminar. O GP do Azerbaijão também marca a chegada da McLaren à liderança do mundial de construtores, justo no dia que Verstappen se quer vai ao pódio e Pérez abandona a prova, próximo da bandeirada.

A corrida foi baseada em muita estratégia, Lando Norris que não fez uma boa classificação, apostou em uma prova de recuperação. Norris se encontrou com Max Verstappen em pista, com o objetivo de atrasar o holandês. Funcionou e no momento que Norris foi aos boxes – quando restavam 15 voltas para o final – contou com um jogo de pneus médios novos, para buscar o holandês que estava com compostos mais degradados. A ultrapassagem em pista aconteceu no mesmo momento que a batida entre Pérez e Sainz marcou o final da prova.

Fernando Alonso terminou a corrida na sexta posição, seguido por Alexander Albon e Franco Colapinto que faturaram pontos importantes para a Williams.

Lewis Hamilton depois de uma corrida tão desafiadora foi o nono colocado, enquanto Oliver Bearman foi o décimo colocado.

Destaque para os dois pilotos estreantes que faturaram pontos. Colapinto conquistou os seus primeiros pontos na F1, em sua segunda corrida na categoria, fazendo um excelente trabalho de andar próximo de Albon. Bearman além de ter pontuado na sua corrida de estreia com a Ferrari, repetiu o feito com a Haas, em sua primeira prova com a equipe norte-americana.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana para a disputa do GP de Singapura.

Saiba como foi o GP do Azerbaijão

Neste domingo os pilotos se encaminharam mais uma vez para a pista, preparados para disputar o GP do Azerbaijão. Charles Leclerc conquistou a pole para a corrida, sendo a sua quarta conquista neste traçado.

Grid do GP do Azerbaijão – Foto: reprodução F1

Para infortúnio da McLaren, o postulante ao título, Lando Norris, começou a corrida ocupando o 15º lugar, depois de uma classificação difícil.

Pierre Gasly foi desclassificado e parou na 18° para o início da prova. Lewis Hamilton e Esteban Ocon começaram a corrida do pit-lane, por alterações nos motores dos seus carros.

Começaram a prova com os pneus duros: Alexander Albon, Daniel Ricciardo, Lando Norris, Zhou Guanyu, Pierre Gasly e Esteban Ocon. O restante optou pelos pneus médios. A temperatura na pista estava na casa dos com 46 °C, com 27 °C no ambiente.

Largada autorizada, Leclerc manteve a primeira posição, enquanto na segunda curva, Pérez roubou a terceira posição que era de Carlos Sainz. Com a punição de Hamilton, Franco Colapinto e Alexander Albon, ocupavam o 8°, e 9° lugar respectivamente.

No segundo giro Lance Stroll seguiu para os boxes para substituir os pneus, pois o composto da largada ficou furado depois de um toque com Yuki Tsunoda. Lando Norris já era o décimo segundo colocado, mas tinha uma dificuldade maior para ultrapassar Yuki Tsunoda.

Foi apenas no terceiro giro que Norris se livrou de Tsunoda. Na liderança, Leclerc tentava se livrar de Piastri, mas o australiano contava com o auxílio do DRS para tentar buscar o monegasco. Também tinha a tática de manter Pérez longe, para que Piastri não perdesse o posto do segundo lugar.

Não demorou muito para Yuki Tsunoda começar a perder posições no grid, o japonês foi parar na 16ª posição, superado por Daniel Ricciardo, Pierre Gasly e Lewis Hamilton. O carro de Tsunoda passou a perder performance, talvez por um dano provocado pela batida com Stroll na largada.

Com oito voltas, os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Pérez, Sainz, Verstappen, Russell, Alonso, Colapinto, Albon e Norris. A prova seguiu com alguns duelos. Nico Hülkenberg superou Oliver Bearman para ocupar o décimo primeiro lugar, depois que o britânico foi superado por Norris.

No 11° giro, Franco Colapinto foi aos boxes para instalar um jogo novo de pneus duros e dar continuidade a sua prova. Na sequência foi a vez de Fernando Alonso também fazer a sua substituição de pneus.

Durante a volta 13, Verstappen e Russell foram chamados juntos aos boxes, também para instalar os pneus duros. A Mercedes também aproveitou o momento para chamar Lewis Hamilton.

Por conta da degradação dos pneus, algumas equipes se livravam dos pneus médios rapidamente. A escolha era bem parecida com o ano passado, quando as equipes trabalharam com a estratégia de apenas uma parada.

No giro 16 foi a vez de Piastri substituir os seus pneus e a McLaren conseguiu devolvê-lo à frente de Pérez. Foi neste mesmo momento que Tunoda abandonou a corrida, por conta de danos no carro, já que além do assoalho danificado, a lateral do sidepode também tinha ficado aberta.

Na volta seguinte, Leclerc abandonou a liderança da corrida para substituir os pneus. O monegasco foi devolvido no segundo lugar, à frente de Alexander Albon. Na sequência foi a vez de Carlos Sainz trocar os seus pneus. Por conta de uma parada ruim, Sainz voltou para a pista muito atrás de Pérez e ainda tinha Norris separando o espanhol do mexicano.

Com dezenove voltas, os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Albon, Norris, Sainz, Verstappen, Russell, Alonso e Gasly. Entre os dez primeiros, apenas Albon, Norris e Gasly permaneciam com os pneus da largada. O mesmo estava valendo para Ricciardo (12°) e Ocon (17°).

No giro seguinte foi a vez de Piastri se aproximar de Leclerc e tomar a primeira posição.

Oscar Piastri se tornou o novo líder da corrida – Foto: reprodução F1

O monegasco começou a falar sobre a aderência dos pneus, já que desde o início do fim de semana, as equipes estavam com muita dificuldade e vários carros ficavam deslizando pelas curvas.

Foi na volta 23, que Colapinto retornou para a zona de pontuação, ocupando o décimo lugar. Leclerc permanecia na mira de Piastri, fazendo o uso do DRS, assim como Pérez que nesta segunda parada estava bem próximo dos adversários.

No giro seguinte, Norris tentava se defender de Verstappen e manter o holandês um pouco mais atrás do britânico. Não demorou para o holandês começar a reclamar dos freios e cometer um erro no circuito.

Chegando na volta 29, Piastri passou a se defender de investidas de Leclerc. O monegasco ainda não tinha encontrado um ponto para recuperar a primeira posição.

Na volta 32, Alexander Albon foi aos boxes, sendo devolvido na 11ª posição. Russell então de aproximou de Verstappen, buscando a sexta posição.

Duas voltas depois foi a vez do piloto da Mercedes superar Verstappen. Norris permanecia na pista ainda sem realizar a sua parada obrigatória.

Com 37 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Leclerc, Pérez, Sainz, Norris, Russell, Verstappen, Alonso, Hülkenberg e Albon. No giro seguinte a McLaren cumpriu a parada obrigatória e conseguiu devolver Norris ocupando a sétima posição. Agora 15 segundos separavam o britânico do holandês.

Alexander Albon avançou para o 9° lugar, com ultrapassagem em Hülkenberg. Enquanto Colapinto era o 11° colocado.

Com dez voltas para o final, Hamilton superou Bearman para ocupar o 12° lugar. Pérez voltou a se aproximar de Leclerc, participando deste duelo com Piastri.

Lance Stroll seguiu para os boxes na volta 47 para abandonar a corrida.

Nas últimas voltas, Leclerc começou a ser pressionado por Pérez e Sainz. Deixando a prova ainda mais eletrizante com a aproximação da bandeirada. Mais atrás, Norris chegou em Verstappen e passou, para ocupar o sexto lugar, depois de começar a corrida ocupando o 15° lugar.

Na penúltima volta, Pérez e Sainz bateram. O mexicano tentou a ultrapassagem no monegasco, mas não sustentou, na sequência Sainz ultrapassou Pérez, metros depois os dois bateram.

Batida entre Pérez e Sainz marca o final da prova – Foto: reprodução F1

Verstappen pulou para os boxes para tentar o ponto da volta rápida, mas com o virtual Safety car ativado, a prova foi neutralizada.

Com o abandono de Sainz e Pérez, Colapinto passou a ocupar o oitavo lugar, Hamilton se tornou o nono e Bearman o décimo.

Piastri faturou a sua segunda vitória na Fórmula 1 uma grande performance depois de um trabalho excelente de defesa de posição.

Encerramento do GP do Azerbaijão – Foto: reprodução F1

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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