DestaqueFórmula 1Post

Oscar Piastri conquista pole para prova Sprint no Catar. Lando Norris completa primeira fila para McLaren

Aproveitando a volta deletada de Max Verstappen, Oscar Piastri e Lando Norris comandam Sprint Shootout no Catar

O sábado (07) começou com a Sprint Shootout sendo realizada no circuito de Losail, no Catar. Oscar Piastri obteve a primeira posição para começar a Sprint (prova de 100 km), o piloto australiano anotou 1m24s454, para superar Lando Norris em 0s082.

A dupla da McLaren aproveitou o momento para definir a primeira fila para a largada deste sábado, repetindo a boa performance apresentada no dia anterior. Infelizmente na sexta-feira, a dupla da McLaren lidou com voltas deletadas, comprometendo o resultado do Q3. Max Verstappen teve a sua primeira volta rápida deletada, quando o holandês completou o segundo giro rápido com os pneus macios, precisou se contentar com a terceira posição.

George Russell obteve o quarto lugar, seguido por Carlos Sainz que conseguiu avançar ao SQ3 neste sábado, depois de uma classificação ruim na sexta-feira. Charles Leclerc se estabeleceu na sexta posição, seguido por Nico Hülkenberg e Sergio Pérez.

Fernando Alonso teve a sua volta rápida deletada, assim como Esteban Ocon, desta forma completaram o top-10.

A Fórmula 1 retorna às 14h30 para a realização da prova Sprint.

Saiba como foi a Classificação Shootout para a Sprint no Catar

A Pirelli identificou um problema na estrutura dos pneus, passando de 20 voltas. A fornecedora de compostos identificou que está ocorrendo a separação da parede lateral dos compostos, que foram verificados em diversos pneus que foram verificados.

Para garantir a segurança dos pilotos, os limites de pista nas curvas 12 e 13 foram alterados. Além disso, a corrida do domingo deve ser baseada em 3 paradas obrigatórias – a prova conta com 57 voltas – pois a Pirelli recomendou que as equipes não excedam mais de 20 voltas em cada um dos compostos que forem novos – serão levadas em consideração 22 voltas para pneus usados, contabilizando as voltas de entrada e saída da classificação.

O início da classificação foi atrasado em 20 minutos, para que os pilotos realizassem uma sessão de verificação na pista, para identificar os novos limites de pista.

SQ1

Quando a sessão shootout teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 43°C, com 36°C no ambiente.

Nesta classificação, os competidores precisam usar apenas os pneus médios novos. Por conta desta nova configuração e demanda para a corrida, os competidores precisavam ficar atendos a quantidade de voltas nos compostos.

Os primeiros tempos começaram a pintar na pista, George Russell liderou a atividade momentaneamente com a marca de 1m26s359. Max Verstappen rapidamente tomou a ponta ao marcar 1m25s510. Alguns competidores, como Charles Leclerc, Lance Stroll, Zhou Guanyu, Hamilton e Logan Sargeant tiveram tempos deletados.

Restando apenas dez minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Piastri, Alonso, Bottas, Hülkenberg, Sainz, Ocon e Pérez. Lance Stroll novamente estava na zona de eliminação, assim como Kevin Magnussen Liam Lawson, Zhou e Sargeant.

Com o cronômetro zerado, Russell reassumiu a liderança com a marca de 1m25s413. Charles Leclerc surgiu na zona de eliminação, mas conseguiu saltar para o décimo primeiro lugar, enquanto Carlos Sainz obteve o quinto lugar com a marca de 1m25s872.

Lance Stroll após o ataque de fúria na sexta-feira, foi eliminado mais uma vez na primeira parte da classificação. Yuki Tsunoda por sua vez, também teve o seu tempo de volta deletado, após cometer um erro. A dupla da Williams não conseguiu avançar para a próxima fase da classificação.

Eliminados

16) Lance Stroll – 1m26s843
17) Alexander Albon – 1m26s862
18) Yuki Tsunoda – 1m26s926
19) Kevin Magnussen – 1m27s438
20) Logan Sargeant – 2m05s741 volta deletada

SQ2

Nesta próxima parte da sessão, os competidores mais uma vez tinham a obrigatoriedade de utilizar os pneus médios novos. Desta forma substituíram os compostos do SQ1, para o começo do SQ2.

A dupla da Mercedes abriu a tabela de tempos com George Russell anotando 1m36s232, enquanto Lewis Hamilton teve o seu tempo de volta deletado. O mesmo problema acometeu Charles Leclerc e com essa classificação em formato compactado, eles não tinham muito tempo para buscar novas voltas pelo traçado.

Restando quatro minutos para o final, Lando Norris liderava o SQ2 com a marca de 1m24s947, separado por 0s252 de Max Verstappen. Oscar Piastri era o terceiro colocado com a marca de 1m25s692.

Alguns pilotos permaneciam mais tempo em pista para completar mais voltas com o mesmo composto, buscando um giro melhor na pista. Os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Piastri, Leclerc, Russell, Ocon, Pérez, Alonso, Hamilton e Hülkenberg. Sainz por sua vez permanecia na pista e novamente estava na zona de eliminação.

Com o cronômetro zerado os competidores ainda estavam tentando melhorar as suas marcas. Sainz se livrou da zona de eliminação, saltando para o sétimo lugar com a marca de 1m25s433. Lewis Hamilton foi eliminado por conta da volta deletada.

Eliminados

11) Pierre Gasly – 1m25s689
12) Lewis Hamilton – 1m25s962 – volta deletada
13) Valtteri Bottas – 1m26s236
14) Liam Lawson – 1m26s584 – volta deletada
15) Zhou Guanyi – 1m54s546 – volta deletada

SQ3

Nesta última fase da classificação, os competidores eram obrigados a trabalhar com os pneus macios novos. Max Verstappen surgia na ponta com a marca de 1m24s543, mas na sequência sua volta foi deletada por exceder os limites de pista na curva 5, o mesmo aconteceu com Charles Leclerc.

Carlos Sainz tinha a marca de 1m26s961, mas a marca era muito alta, na sequência, Sergio Pérez registrou 1m25s382. A dupla da McLaren aproveitou o momento para liderar a sessão, Lando Norris obteve 1m24s536, separado por apenas 0s039 de Oscar Piastri.

Pérez então foi empurrado para a terceira posição. Russell, Hülkenberg, Alonso e Ocon ainda completavam as suas voltas.

Com o cronômetro zerado, a dupla da McLaren se definiu na ponta. Oscar Piastri obteve a primeira posição com a marca de 1m24s454, com Norris em segundo, pois o piloto britânico cometeu um erro na última curva do circuito.

Verstappen ficou apenas com a terceira posição, seguido por Russell, Sainz, Leclerc, Hülk, Pérez, Alonso e Ocon. Apenas o piloto da Alpine ficou sem volta rápida no SQ3. O espanhol da Aston Martin teve a sua volta deletada.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. Thank you for the auspicious writeup. It in truth used to be a
    entertainment account it. Look complex to far brought agreeable from
    you! However, how can we keep up a correspondence?

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo