ColunistasFórmula 1Post

Os planos da Audi para a Fórmula 1 se tornaram ainda mais ambiciosos

Ainda muita coisa sobre a entrada da Audi e Porsche na Fórmula 1 é especulado. O Grupo Volkswagen liberou a entra de Porsche e Audi, mas as empresas aguardam a finalização dos regulamentos técnicos que vão ditar o rumo das novas unidades de potência para 2026, para fornecer a última palavra.

O site The Race fala que talvez a Audi busque um caminho diferente do planejado, onde eles gostariam de ter mais do que uma colaboração para a produção dos motores, eles estariam inclinados a ter o seu próprio projeto de motores.

O plano inicial era a Porsche formar uma parceria com a Red Bull Powertrains, pois o time austríaco tem a sua divisão de motores. E a Audi deveria se juntar a outra equipe com esse mesmo motor para que não gerasse muitos custos.

LEIA MAIS: Porsche e Audi são liberadas para competir na Fórmula 1

Após a reunião realizada na quinta-feira (07) da última semana, a Audi estaria buscando outros times, pois não conseguiu fechar um acordo com a McLaren – essa era a primeira alternativa da marca. Agora a empresa alemã estaria mirando em um acordo com a Williams (que assim como a McLaren, não quer ceder o controle do seu time), mas a Sauber também é vista como uma atrativa, por vários fatores – como o distanciamento com a Ferrari que ela tem estabelecido e o fato de atualmente carregar o nome da Alfa Romeo. Só que neste mesmo período a Audi também já foi relacionada com a Aston Martin, pois recentemente o time informou que gostaria de produzir os seus motores.

Pelo lado técnico, a Audi teria um bom aporte, porque a Porsche tinha pensado em entrar na F1 em 2018, portanto trabalhou em um design de motor para essa possível entrada que não ocorreu. A categoria estipulou que os motores de 2026 serão os V6 de 1,6 litros, com a confirmação da retirada do MGU-H.

LEIA MAIS: Grupo Volkswagen deve liberar a entrada da Audi e Porsche na Fórmula 1

Comprar uma equipe na Fórmula 1 envolve muito dinheiro e às vezes a ideia não é muito rentável, mas a Audi gostaria de ter uma participação significativa de um time na categoria, para que possa assumir o seu controle. Entretanto, a Audi terá que lidar com proprietários e pessoas que tem muita influência na categoria para conseguir esse espaço.

A Sauber ceder se torna algo até mesmo curioso, pois naquela negociação com a Andretti, não conseguiram fechar nada, por conta de uma Sauber que estava relutante em renunciar aos privilégios de controlar a equipe.

A Fórmula 1 tem muita visibilidade e isso acaba chamando a atenção, mas também é um investimento complicado, principalmente quando você não tem ideia do nível de competitividade quando ingressar na categoria. Ainda aguardamos um anúncio oficial das diretrizes do grupo Volkswagen.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo