ColunistasFórmula 1Post

Os capacetes, as despedidas e as homenagens em Abu Dhabi

O GP de Abu Dhabi marca o encerramento da temporada, vários pilotos se preparando para realizar a sua última corrida com a equipe, sinalizando trocas e novidades. Além disso é uma corrida noturna e mais uma vez os pilotos aproveitaram o momento para inovar com pinturas diferentes.

George Russell diferente

Depois de usar um capacete com design vermelho durante o GP da Turquia quando assumiu o carro da Mercedes – e aproveitou o momento para fazer referência a Schumacher – agora de volta a Williams, Russell aposta em um capacete azul escuro para Abu Dhabi.

A pintura do casto até parece áspera por conta do efeito fosco aplicado em toda a superfície. O inglês desta vez homenageou Sir Frank Williams e Claire Williams, os ex-proprietários do time. Em suas redes sociais Russell falou: “Obrigado por tudo que vocês fizeram por mim, pelo time e pelo esporte”.

Daniil Kvyat, uma despedida?

O russo não foi confirmado na equipe e seu assento na próxima temporada deve ser ocupado por Yuki Tsunoda. Nesta prova Kvyat adicionou glitter ao seu design fosco adotado para 2020, o efeito acaba ganhando um destaque especial no crepúsculo.

Ricciardo, sua última prova com a Renault

Se no GP do Bahrein e Sakhir, Daniel Ricciardo apostou em um capacete com glitter, desta vez o australiano está com uma pintura cromada, respeitando o layout da temporada, mas com a alteração no fundo que domina uma grande área do capacete. Esse capacete do australiano chama muita atenção, agora do dourado para o fundo prata.

McLaren, o clima de saudade

Carlos Sainz vai deixar a McLaren para seguir a sua carreira na Ferrari. Os corações partidos falam mais alto, pois Lando Norris e o espanhol formaram uma boa dupla, além disso eles são grandes amigos.

O espanhol passou dois anos na McLaren e o tempo foi suficiente para criar um relacionamento forte com o time. Nesta aventura Sainz conquistou dois pódios com a equipe e nesta prova está homenageando-os, carregando a equipe em seu capacete com uma foto do GP do Brasil de 2019. Naquela corrida Sainz levou eles para o pódio, após Hamilton ser punido e ele herdar o terceiro lugar.

No outro box da McLaren temos Lando Norris que também está trazendo uma pintura especial para o GP. O design de capacetes Raí Caldato falou que o layout de Norris lembra muito um teste de pintura que é feito antes do capacete nascer.

A confusão de cores, junto ao brilho me lembra uma galáxia e até mesmo aquele casco que Lando Norris pintou durante uma ação da Mind com a dupla de pilotos, que depois foi recriado pelo design Jens Munser.

Sebastian Vettel e sua última prova com a Ferrari

Após seis anos com a Ferrari, Vettel vai deixar o time após o GP de Abu Dhabi para se juntar a Aston Martin. Em uma variação do seu layout, o piloto alemão adorou um capacete cromado que ganha destaque com o crepúsculo no circuito, assim como o utilizado por Daniel Ricciardo. O cavalo rampante está riscado com faixas coloridas que ajudam na sensação de velocidade em uma das laterais. Do lado oposto é possível ver o número 5, que é o utilizado pelo piloto.

Charles Leclerc está homenageando o companheiro de equipe, o monegasco está utilizando um capacete branco com “Danke Seb” no topo, além disso é possível ver faixas que remetem a bandeira de Mônaco – que lembra até mesmo a disposição do capacete de Vettel.

Grosjean tinha reservado um capacete com o desenho dos filhos para a sua última prova na Fórmula 1

Romain Grosjean não poderá disputar o GP de Abu Dhabi, o piloto que já ficou fora do GP de Sakhir ainda está se recuperando das lesões provocadas durante o GP do Bahrein. O piloto foi substituído por Pietro Fittipandi nestas últimas provas e agora acompanha as atividades em pista de casa.

 

O piloto francês revelou o casco que utilizaria durante a prova, o desenho dos filhos, Sacha, Simon e Camille, mostram a família, uma composição de vários elementos relacionados a eles e do trabalho do pai.

Grosjean ainda pretende utilizar o capacete em alguma sessão de testes da Fórmula 1 para se despedir da categoria e como disse o piloto: “lindo demais para ficar parado em casa”.

Bottas, tudo azul 

Valtteri Bottas mudou o capacete para a última corrida do ano, um layout dominado pelo azul – cor que já é presente no seu layout regular – os  detalhes presentes no capacete remetem ao deserto, como alguns camelos na base do casco.

Será uma despedida?

Sergio Pérez está com um capacete novo para o GP de Abu Dhabi, o piloto ainda não sabe sobre o seu futuro, mas ainda tem o desejo de permanecer no grid. Para continuar o mexicano precisa fechar com a Red Bull, mas o time só vai se pronunciar ao final da temporada 2020.

Enquanto Pérez vive estes momentos de tensão, o mexicano vai se despedir da Racing Point trocou o layout rosa de seu capacete, para cores vibrantes como o amarelo e o vermelho. Pelo Capacete é possível ver alguns números como 10 anos na Fórmula 1, 706 pontos, 49 voltas na liderança de uma prova, a bandeira mexicana e o “Gracias”, o seu agradecimento por estes anos na categoria.

Dourado para o heptacampeão

O capacete ainda não é todo dourado, mas Lewis Hamilton já adicionou alguns detalhes em seu casco, a modificação combina bem com a temporada do inglês, além de destaca-lo na prova noturna.

* O post pode ser atualizado! 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo