ColunistasFórmula 1Post

Os capacetes, a homenagem e outros momentos com os cascos no GP de Eifel

O capacete é algo muito simbólico, alguns pilotos conseguem aproveitar aquela área para colocar a sua personalidade, as suas conquistas. É como um troféu, mas que aceita modificações conforme o tempo passa, pois assim como as opiniões mudam, a experiência faz parte da jornada, desta forma as modificações datam períodos desta história.

Neste fim de semana após o GP de Eifel, Lewis Hamilton recebeu das mãos de Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial uma réplica do capacete usado pelo piloto quando ele esteve na Mercedes. Aproveito para lembrar que em 2017 quando Lewis Hamilton chegou à marca de 65 poles durante o GP do Canadá, a família de Ayrton Senna presenteou o inglês com uma réplica do capacete utilizado pelo brasileiro.

Encontro de Mick Schumacher com Lewis Hamilton para a entrega do capacete após Lewis Hamilton conseguir alcançar o recorde de vitórias de Michael Schumacher – Foto: Mercedes

E diante deste gesto é inevitável pensar que ele pode acontecer em outros momentos, como vários pilotos falam, os recordes existem para serem quebrados e o gesto de dar uma réplica de um capacete ao chegar em uma marca histórica, poderia ser algo a se tornar tradição. É a prova que você percorreu uma grande jornada e mesmo com números que pareciam inalcançáveis, após muita perseverança é possível conquistar eles.

Hamilton recebeu uma réplica do capacete de Ayrton Senna quando chegou a marca de 65 poles – Foto: Getty Imagens

Vettel homenageia Schumacher

Para o GP de Eifel que foi disputado em Nürburgring na Alemanha, Sebastian Vettel aproveitou o momento para homenagear um ídolo de infância. Com as faixas da bandeira alemã que já são facilmente reconhecidas como um layout do casco utilizado por Vettel, o piloto da Ferrari aproveitou para unir mais uma vez a sua história com a de Michael Schumacher.

Olhando o capacete de Vettel de perto era possível ver as estrelas utilizadas por Schumacher em seu capacete, além do dragão chinês e o símbolo da marca do alemão. Em um design discreto, Vettel conseguiu emocionar com a escolha.

Saúde mental

Outros dois capacetes que chamaram a atenção neste fim de semana, foram os utilizados por Carlos Sainz e Lando Norris. Os desenhos que lembravam traços infantis foram bem questionados, mas estes capacetes nasceram após uma ação entre a McLaren e a Mind.

Preocupados com a saúde mental e como parte do apoio à campanha #WeRaceAsOne o time resolveu apoiar a Mind, uma instituição de caridade que tem como objetivo auxiliar nos cuidados com a saúde mental.

Os capacetes utilizados pelos pilotos foram pintados por eles e receberam um destaque especial. Mas tem um detalhe bem legal desta história, o design de capacetes Jens Munser, resolveu recriar estes capacetes utilizando cores mais vivas, o perfil no twitter @brgmsch destacou a informação na sua conta. O design que trabalhou este design foi o mesmo que fez o capacete especial de Sebastian Vettel para o GP de Eifel. 

A McLaren e a Mind têm outras ações planejadas para o restante da temporada, após terem estabelecido a parceria em julho. O logo da Mind está presente no carro, nos macacões e de diversas formas nos boxes do time.

Confira: Preocupada com a saúde mental, McLaren anuncia parceria com instituição de apoio à saúde mental

O capacete do porta malas?

Nico Hulkenberg foi chamado pela Racing Point para substituir Lance Stroll, o alemão foi confirmado com menos de uma hora para o início da classificação. O alemão utilizou o seu capacete da época em que corria para a Renault, o time precisou tampar alguns patrocinadores e diferente das provas em que Hulkenberg substituiu Sergio Pérez, desta vez o piloto foi pego de surpresa enquanto tomava um café um amigo e precisou seguir rapidamente para o autódromo de Nürburgring.

Hulkenberg é quase um piloto de kart que anda com todo o equipamento no porta-malas do carro, pois vai que pinta uma oportunidade?

Confira o nosso episódio sobre o GP de Eifel 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo