AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 3Fórmula 3 BritânicaKartPodcastPost
Tendência

OPINIÃO: Os benefícios para Roberto Faria na Formula 3 Asiática

Roberto Faria já é um conhecido do Boletim do Paddock. O piloto já concedeu uma entrevista ao BPCast, onde comentou sobre a sua carreira, em especial, na F3 Britânica. Na tarde do dia 18 de Janeiro, através do Twitter, o carioca revelou que as informações vazadas sobre a sua participação na Formula 3 Asiática, que soma pontos para a superlicença e por onde pilotos como Pietro Fittipaldi e Jamie Chadwick já passaram, eram reais. O calendário é bem curto (29/1 a 20/2), contendo cinco etapas em apenas duas cidades (Dubai e Abu Dhabi). E até onde essa participação é boa para o brasileiro da Motorscape?

Uma pré-temporada importante

A F3 Asiática é a categoria mais forte disputada por Faria até então. Ainda fazendo parte do grid da F3 Britânica, o piloto já afirmou que suas intenções esse ano para a categoria europeia é ficar entre os 3 primeiros. Na última temporada, as conquistas foram importantes para quem disputou quatro das sete etapas. O 14º lugar com 152 pontos e ainda um pódio em Silverstone, em um ano onde os treinos foram escassos por conta da pandemia do novo coronavirus, são vistos como uma superação. A “pré-temporada” na Ásia vai ajudar a pegar ritmo de corrida e recuperar parte do tempo perdido devido as paralisações no ano anterior.

“Meu foco ainda não é pontuar para a superlicença. Se rolar, é claro que será bem-vindo. Meu objetivo na Ásia é ser desafiado, pegar um carro forte, estar ao lado de pilotos mais experientes… já vi alguns nomes confirmados de F2, por exemplo… e levar todo esse aprendizado para minha primeira temporada completa na F3 Britânica”, afirmou em trecho extraído do site F1Mania.

Uma enorme experiência no “Currículo”

O rapaz de apenas 17 anos já contabiliza conquistas importantes no kart, como por exemplo o Tricampeonato Carioca, o vice-campeonato paulista pela Júnior Menor e também o vice na Copa do Brasil. Em 2018, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.

Depois de um ano e meio na Fórmula 4 Britânica, Roberto migrou, em setembro de 2020, no meio da temporada para a F3 Britânica, onde compete pela equipe Fortec Motorsport e patrocinado pelo Go Cup, maior campeonato de futebol infantil do mundo. Agora, participando da Formula 3 Asiática, o brasileiro tem uma oportunidade a mais para mostrar seu talento na principal categoria já disputada na carreira.

“O ano passado foi um ano atípico para todo mundo e eu ainda mudei de categoria no meio do campeonato. A adaptação precisou ser rápida e isso foi fundamental para o meu desenvolvimento. Sou movido a desafios, foi assim em 2020 e é assim que estou encarando minha participação num campeonato de alto nível como é o asiático. Vou lá para aprender para chegar mais forte para uma temporada completa na F3 Britânica” , comentou em trecho extraído do site F1Mania.

Confira o calendário do torneio na Ásia:

1ª etapa: 29 e 30/01 | Dubai
2ª etapa: 04 e 05/02 | Yas Marina Circuit (Abu Dhabi)
3ª etapa: 06 e 07/02 | Yas Marina Circuit (Abu Dhabi)
4ª etapa: 12, 13 e 14/02 | Dubai
5ª etapa: 19 e 20/02 | Yas Marina Circuit (Abu Dhabi)

Confira a nossa entrevista com Roberto Faria:

Aproveite para conhecer o nosso podcast!

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo