Nesta sexta-feira (06) a Haas confirmou a participação de Oliver Bearman no GP do Azerbaijão. O competidor substituirá Kevin Magnussen, que está banido da próxima etapa do calendário.
O dinamarquês conseguiu atingir em um período de 12 meses, 12 pontos de penalidade em sua superlicença. No GP da Itália, o competidor se envolveu em um incidente com Pierre Gasly e foi declarado pelos comissários como “totalmente culpado”, gerando uma punição de 10 segundos e o comprometimento de mais dois pontos de penalidade.
LEIA MAIS: Magnussen recebe punição na Itália e acaba banido do GP do Azerbaijão
Em 2025, Oliver Bearman guiará pela Haas em tempo integram, se tornando companheiro de Esteban Ocon. A equipe optou pelo britânico, que atualmente divide o seu tempo correndo na Fórmula 2, além de atuar como piloto reserva da Haas e Ferrari.
Como parte de sua preparação, Bearman tem realizado alguns treinos livres com a Haas, para se familiarizar com o carro da equipe. A equipe poderia escolher entre Bearman e Pietro Fittipaldi, mas o brasileiro está atualmente envolvido com a Indy e no mesmo fim de semana do GP do Azerbaijão, ocorre a última corrida do campeonato da categoria norte-americana.
Bearman já teve a oportunidade de disputar uma prova neste ano, o piloto foi escalado para substituir Carlos Sainz no GP da Austrália, após o espanhol ser acometido com uma apendicite e passar por uma cirurgia. Foi justamente nessa prova, terminando na 7ª posição, bem na zona de pontuação que permitiu que o competidor obtivesse uma chance em tempo integral na Fórmula 1.
Atualmente Bearman ocupa a 14ª posição no campeonato de pilotos da Fórmula 2, com os 50 pontos conquistados ao longo de 2024, além de duas vitórias. O britânico faturou a sua segunda vitória durante a prova em Monza. Bearman não disputará o evento de Baku na F2, perdendo assim mais uma etapa no ano.
“É definitivamente um desafio maior entrar na corrida como piloto reserva, com tempo de preparação limitado e assim por diante, mas estou na posição privilegiada de ter isso no início do ano com a Ferrari, então posso pelo menos contar com essa experiência”, afirmou Bearman.
“Eu também tive quatro sessões de treinos livres com a Haas no VF-24, já nesta temporada, então sem dúvida isso também será valioso para enfrentar o fim de semana de corrida completo em Baku. A equipe está em uma boa forma no momento e farei o meu melhor para estar preparado com tempo que temos disponível. O objetivo é ter um bom de semana sólido no Azerbaijão”, seguiu.
Após cumprir o banimento de uma prova, Magnussen poderá retornar, disputando o GP de Singapura, com sua superlicença sem pontos para o que provavelmente serão suas últimas sete provas na F1.
“Estou animado que Ollie pilotará o VF-24 ao lado de Nico em Baku. Ele já demonstrou ser uma grande promessa em suas participações no TL1 e teste de pós-temporada, e teve um desempenho muito bom quando pilotou pela Ferrari na Arábia Saudita, ganhando pontos no processo”, comentou Ayao Komatsu, chefe de equipe da Haas.
“Esta é outra excelente oportunidade para Ollie e a equipe trabalharem juntos, desta vez durante todo um fim de semana de corrida, e ele não poderia pedir um companheiro de equipe melhor do que Nico para lhe dar uma referência.”
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.