Quantidade de voltas de cada time durante os três dias de teste em Barcelona
Ferrari – 439 voltas
Mercedes – 392 voltas
McLaren – 365 voltas
Red Bull – 358 voltas
Williams – 347 voltas
AlphaTauri – 308 voltas
Aston Martin – 295 voltas
Alpine – 264 voltas
Alfa Romeo – 175 voltas
Haas – 160 voltas
A primeira fase da pré-temporada da Fórmula 1 foi realizada em Barcelona, um circuito onde os times podem avaliar o comportamento dos seus carros, já que tem retas importantes, assim como curvas de alta, média e baixa velocidade. As equipes gostam de testar os seus carros em Barcelona, mas também ficam ansiosas para retornar ao circuito e fazer novas avaliações quando o GP da Espanha for disputado.
Verificando a confiabilidade dos carros, vimos que várias equipes conseguiram passar das 200 voltas com os seus carros em três dias. Ter tempo em pista, significa que as equipes conseguiram coletar mais dados dos seus carros, algo que sempre contribui muito, principalmente quando os times comparam os dados obtidos no túnel de vento, com o que foi encontrado na pista.
Para os pilotos também vemos a importância de guiar os seus carros, são modelos novos, todos vão passar pelo processo de adaptação, ainda que muitos tenham trabalhado junto com o processo de desenvolvimento do carro.
A tabela de tempos não diz praticamente nada, pois vários testes foram realizados, além disso não sabemos o nível do combustível em cada uma das saídas, principalmente quando registraram aqueles tempos. A Mercedes é famosa por deixar os boxes com um carro mais pesado, focados nas simulações de corrida, eles gostam de verificar a durabilidade das peças, a exaustão delas, até para avaliar em quais momentos da temporada vão realizar as trocas necessárias.
Para o time alemão é algo bem importante, principalmente por ter enfrentado vários problemas na pré-temporada de 2021, aquela mudança de regulamento afetou o seu carro, assim como o da Aston Martin. Eles avaliaram os problemas durante a pré-temporada e tiveram tempo de resolver várias questões antes do início da competição.
A pré-temporada se faz necessária, os times precisam fazer as suas avaliações. Neste momento em que tudo é extremamente novo, eles esperam ao menos evitar quebras. Ninguém sabe qual equipe está na frente, quem fez a melhor leitura do regulamento, mas tiveram contato com as preocupações que o efeito solo gera em seus carros. Com o ‘porpoising’, ficou claro que os times vão precisar reavaliar os seus assoalhos e encontrar outros métodos para evitar que a instabilidade dos carros, repensando o projeto para encontrar outras soluções aerodinâmicas.
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Os adversários acreditam que Ferrari e McLaren são os times que estão apresentando melhor desempenho, não quebraram e conseguiram uma boa quilometragem. Podemos dizer que os dois times estão progredindo ano após ano em seus projetos. É possível que realmente eles estejam entre as quatro primeiras forças nesta temporada. Sabemos que Ferrari e McLaren deixaram uma boa primeira impressão em Barcelona, vão ser observados de perto no Bahrein, principalmente pelo início da temporada estar ainda mais próximo quando chegarem por lá.
O motor da Ferrari é um destaque, principalmente quando notamos que o time italiano conseguiu crescer muito em 2021, após um 2020 desastroso. A Ferrari realizou atualizações importantes antes do final da temporada, além disso, quem é fornecedor de motor no grid quer deixar tudo preparado antes do Bahrein, antes do congelamento das unidades de potência.
Binotto afirma que poucas alterações vão acontecer no F1-75 até o Bahrein, por outro lado, Red Bull e Mercedes já disseram que seus carros no Bahrein receberam atualizações bem significativas.
O objetivo da Mercedes é certamente fazer um carro tão competitivo como foram os últimos modelos. No último dia de atividades em Barcelona, tanto o time alemão como o austríaco fizeram algumas voltas rápidas e reassumiram a liderança da tabela de tempos. Com profissionais competentes, eles podem brigar pelas primeiras posições, mesmo com projetos que são bem diferentes. Entretanto, a posição da dupla da Mercedes foi sempre de dizer que eles estavam atrás dos seus adversários.
Pós-testes, os times falaram que estavam testando configurações e acertos, justamente para se preparar para o início da temporada.
A Alpine parece que está fazendo um esforço para esconder o seu potencial, eles acreditam que por mais uma temporada vão lutar pela quinta posição do campeonato de construtores. O time fez vários testes aerodinâmicos. No último dia enfrentaram um incêndio, algo que impossibilitou a Alpine de participar dos testes com os pneus de chuva. A equipe está se esforçando para ter um bom conjunto, eles precisam que o motor funcione, que a unidade de potência fique mais próxima daquela fornecida por Mercedes, Ferrari. Precisa ter um conjunto tão parecido com o que é visto entre Red Bull e Honda, para se tornarem competitivos no grid.
Na casa dos franceses, Fernando Alonso e Esteban Ocon estiveram de certa forma limitados, pois não tinham muitas peças disponíveis, também não podiam correr muitos riscos, mas com o que conseguiram fazer em pista, estiveram satisfeitos.
Para Alfa Romeo assim como para a Haas, vemos que a pré-temporada foi marcada por um grande sofrimento, várias quebras e pouco tempo de atividade na pista. Os times foram beneficiados com mais horas no túnel de vento, mas isso não significa que fariam os melhores carros do grid.
A Haas fez um projeto contanto com peças da Ferrari e trabalhou de uma forma mais direta com o time italiano. A Alfa Romeo fugiu desses laços e tentou se distanciar ao máximo da Ferrari, buscando um controle maior do seu projeto. Ter baixa confiabilidade em um ano onde os regulamentos são extremamente novos é uma situação bem preocupante, as duas equipes podem sofrer com várias quebras ao longo da temporada, dificultando ainda mais a sua conquista por pontos.
Nesta segunda fase de testes e agora no Bahrein, a chave de avaliações costuma mudar, vão verificar a performance, o seu desempenho, deixando um pouco de lado a confiabilidade. Portanto os times que perderam horas valiosas em Barcelona ficam com os seus cronogramas comprometidos.
Por ser a pista que também receberá a primeira etapa, os times devem preparar os seus carros, já testando ajustes para a pista, peças que funcionem para o começo da temporada.
Outra questão que os times estão trabalhando, é com relação ao peso dos carros, alguns times estão solicitando o aumento de pelo menos 5kg no peso mínimo. Isso que os carros dessa temporada são bem mais pesados que o do ano passado.
O início da pré-temporada foi bem animadora para vários times, um começo produtivo e que deve ter surpreendido, mesmo não sabendo a sua posição em pista.
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