As férias de verão se tornaram férias da primavera para a Fórmula 1, a ordem de cessar-fogo veio poucos dias após o cancelamento do GP da Austrália e o adiamento do calendário.
Ainda não sabemos quando a F1 vai voltar com força total, mas quando acontecer não vamos ver grandes paradas, o campeonato vai ocorrer de forma mais intensa e assim aquele 14 dias de paralisação que dividem a temporada não estão nos planos, por isso a FIA determinou a mudança para este início de ano.
E o que está paralisação agora significa?
Bom, aqueles 14 dias que temos em agosto, servem para o pessoal que lida com a Fórmula 1 retornar para as suas casas e nas fábricas as atividades são sessadas. O Regulamento Esportivo impõe está regra para reduzir os custos com as instalações e a utilização dos túneis de vento, este último é muito caro para as equipes operarem, e devem ser desligados.
Neste período que em 2020 foi estendido para 21 dias, impõe que as equipes paralisem seus trabalhos que estão ligados ao desenvolvimento do carro; os engenheiros não são os únicos afetados, neste barco entra os departamentos de design, pesquisa para desenvolvimento, produção e construção. Com isso um simples e-mail não deve ser lido, as discussões por telefone e mensagem não devem ocorrer. Podem deixar o grupo do Whats App para checar depois.
Antes da FIA fazer está determinação, a Ferrari havia liberado os seus funcionários por motivo de força maior, mas as equipes que estavam em países onde o coronavírus ainda não havia proporcionado paralisações, as atividades estavam seguindo. Os funcionários que não precisavam estar na fábrica, alguns estavam realizando seus trabalhos de casa, mas está determinação muda o quadro.
Algumas equipes poderiam se beneficiar com está atividade ininterrupta, ganhando vantagem com a análise de dados realizada com as atividades colhidas em túneis de vento ou o que foi visto em Barcelona.
Mas tudo para? A resposta é não, a equipe de marketing, finanças e jurídico podem continuar os seus trabalhos, pois eles não lidam diretamente com o desempenho. Algumas equipes utilizam esse tempo para realizar manutenções em seus equipamentos, como túnel de vento ou relacionados ao TI.
Não vai ser uma temporada fácil, provavelmente o dinheiro vai falar mais alto quando as equipes retomares as suas atividades, pois vão poder lidar melhor com o rodizio de funcionários, mas a verdadeira resposta só vai aparecer quando a primeira prova acabar.
Post baseado em texto da F1: Explained: What does an early F1 factory shutdown mean for the teams?