O regulamento para a temporada de 2021 da Fórmula 1, segue sendo discutido, principalmente porque Pat Symonds, diretor técnico da F1 e Nikolas Tombazis, chefe de assuntos técnicos da FIA, estão estudando as regras a fundo para que as equipes não possam achar brechas e quebrar as novas regras.
O foco dos times é sempre ligado ao desempenho, mostrar quem tem o carro mais rápido e com melhor desenvolvimento, mas isso causa um aspecto negativo para a categoria, pois dificulta as disputas na pista, bem como o crescimento das equipes menores.
Symonds e Tombazis, estão estuando a fundo onde as equipes vão conseguir realizar as modificações no carro e onde as regras são tão boas que já vão fornecer um bom equipamento a partir delas. As brechas estão sendo procuradas com cuidado, mas as consequências também estão sendo traçadas e tudo que possa atrapalhar o campeonato está sendo revisto, por isso é tão difícil escrever regras e eles sabem com quem estão lidando.
“Queremos proteger o desempenho, mas não queremos que todos os carros tenham a mesma aparência ou sejam exatamente iguais. Mas há algumas áreas do carro onde o desempenho pode ser encontrado e não piorar os parâmetros-chave do carro a seguir e queremos incentivar essas áreas a serem um pouco mais livres ”, disse Symonds.
Sobre os testes de túnel de vento, muita coisa já foi vista e a aproximação entre os carros é algo que chama muita atenção, pois chegaram em um conceito possível. É claro que o carro ainda vai se aperfeiçoar e ser modificado, a asa dianteira é a que vai sofrer maiores alterações, ainda.
“Há muito trabalho acontecendo na asa dianteira no momento para melhorar algumas de suas características e também para torná-lo um pouco menos quadrado”, diz Tombazis.
O túnel de vento, vai ser utilizado em outubro e outra vez em dezembro, quando as regras vão ser disponibilizadas, até lá tem muito trabalho para ser feito.
Mesmo com elas disponíveis, o trabalho ainda vai seguir e eles vão investigar e explorar elas, assim como as equipes vão estar fazendo e novos testes no túnel de vento, vão ocorrer em 2020.