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O alto custo do sonho: Quanto custa se tornar um piloto de Fórmula 1?

São Paulo se Consolida como Epicentro do Automobilismo Internacional, mas Investimento Financeiro e Apoio Empresarial Continuam Desafiadores para os Pilotos Brasileiro

No cenário do automobilismo mundial, São Paulo reitera sua importância ao sediar mais uma etapa da Fórmula E, reforçando seu lugar como palco de corridas de prestígio, inclusive da Fórmula 1. Com os treinos marcados para esta sexta-feira (15) e a corrida agendada para o sábado (16), a cidade se prepara para receber renomados pilotos, incluindo o brasileiro Lucas di Grassi, uma das principais figuras do país na modalidade.

Em uma entrevista exclusiva, di Grassi compartilha os bastidores do desafiador processo de se tornar um piloto profissional, destacando o investimento financeiro monumental necessário.

São 10 milhões de euros, ou seja, 54 milhões de reais para formar um piloto profissional. Independentemente se ele vai para Fórmula E ou Fórmula 1. São 10 anos de kart, mais dois anos de Fórmula 4, dois anos de Fórmula 3, dois anos de Fórmula 2… Vai dar, por baixo, uns 10 milhões de euros

Di Grassi enfatiza a complexidade de obter retorno sobre esse investimento no automobilismo.

O retorno sobre investimento no automobilismo, fazer a sua vida, ganhar dinheiro com automobilismo, é extremamente difícil. Pagar a conta do que gastou e ainda ganhar dinheiro com automobilismo é extremamente difícil

O piloto, que recebeu apoio da Renault no início da carreira por meio de uma bolsa, observa uma mudança no cenário atual, onde marcas tendem a não investir mais nesse tipo de projeto. Ele acredita que o automobilismo, ao longo do tempo, tem perdido relevância para a indústria.

Na época, tinha até uma frase famosa: ‘Win on Sunday, sell on Monday’. Você ganha a corrida no domingo e vende o carro na segunda. A relação entre automobilismo e venda de veículos se perdeu um pouco, por isso houve menos investimentos das montadoras e cortaram essas escolas de pilotos que apoiavam há 20 anos

Além disso, ele aponta para a escassez de apoio financeiro de empresas brasileiras para pilotos, especialmente na Fórmula 1, tornando o caminho ainda mais desafiador.

Não temos muitas empresas brasileiras que patrocinam e que ajudam nossos pilotos, principalmente na Fórmula 1. Fica ainda mais difícil se for brasileiro, tem que sair do Brasil, gastar em dólares

Com as palavras de Lucas di Grassi, fica evidente que o caminho para se tornar um piloto de sucesso na Fórmula 1 ou em qualquer outra categoria exige não apenas habilidade e determinação, mas também um investimento financeiro alto e um apoio estruturado. Atualmente, está se tornando cada vez mais escasso, infelizmente.

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Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

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