A FIA testará um novo sistema de resfriamento para auxiliar os pilotos durante o GP da Holanda, tentando evitar a repetição do episódio do GP do Catar de 2023. Métodos para melhorar a ventilação do cockpit passaram a ser avaliados pelo órgão regulamentador desde o incidente.
Após a disputa do GP do Catar, vários pilotos relataram problemas, Logan Sargeant não aguentou concluir a corrida pelo desgaste gerado, enquanto Esteban Ocon vomitou no capacete e Lance Stroll relatou um breve desmaio.
Normalmente a Fórmula 1 já enfrenta corridas bem quentes ao longo do ano, como a prova na Hungria ou provas noturnas como Singapura e Catar que as temperaturas não abaixam. Os pilotos normalmente perdem muito líquido em provas como essas, mas até então, nada foi tão crítico como o GP do Catar. Na época voltou até mesmo a ser discutido o peso do carro, já que em algumas ocasiões as equipes retiraram a bebida do piloto para a disputa de uma prova.
Pós-prova no Catar, foi discutido com as equipes a situação e a FIA emitiu uma nota em outubro passado prometendo tomar medidas para evitar um novo episódio dramático. A prova do Catar será disputada no final do ano para que a corrida aconteça em dias com temperaturas mais amenas, diferente de outubro, quando a corrida ocorreu no ano passado.
No GP da Holanda, que marcará o retorno da F1 após as férias de verão, um sistema experimental será instalado e avaliado. As corridas depois de Zandvoort também serão usadas para avaliação, caso o sistema que canaliza o ar resfriado para o piloto ao redor do cokpit funcione, a FIA então promoverá uma mudança nas regras para tornar o sistema obrigatório.
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A ideia é que o sistema seja usado apenas em etapas que as temperaturas estiverem extremamente altas, não sendo algo que estará presente sempre no carro.
“Em resposta às temperaturas extremas registradas no GP do Catar do ano passado, a FIA e todas as equipes de F1 iniciaram imediatamente uma pesquisa para melhorar a ventilação e o resfriamento dos pilotos em tais condições. Desde então, as regulamentações técnicas foram atualizadas para permitir a introdução de uma concha passiva na parte superior do cockpit para melhorar a ventilação, que as equipes são fortemente incentivadas a usar”, afirmou a FIA através de uma declaração.
Outra medida é autorizar as equipes a tomar medidas adicionais para resfriar os equipamentos dos pilotos e células de sobrevivência o máximo possível, antes que as sessões sejam disputadas.