O Aeroscreen, aparato de segurança obrigatório em todos os carros da Fórmula Indy, terá uma nova versão,estreando no Grande Prêmio de Long Beach neste fim de semana. A versão, apelidada pelos dirigentes da categoria de “2.0”, traz um novo design para melhorar a refrigeração dos pilotos e tem uma estrutura mais leve, com 5 quilos a menos em relação ao modelo anterior.
De acordo com o diretor de desenvolvimento aerodinâmico da Indy, Tino Belli, a revisão foi motivada pelo feedback dos pilotos, que expressaram a necessidade de maior resfriamento durante as corridas, considerando as altas temperaturas e a intensa atividade física envolvida. “Na primeira versão, fomos conservadores. Damos a eles um campo de visão mais amplo. Descobrimos que eles não precisavam disso. Então, agora usamos esse espaço para criar uma ventilação que passa por baixo do quadro superior de titânio e é direcionada para o peito do piloto.”, explicou.
Belli também aponta que a introdução antecipada da tela revisada em Long Beach representa um marco importante no compromisso contínuo da Indy com a segurança dos pilotos e em fortalecer os laços da categoria com os parceiros técnicos como a Red Bull Advanced Technologies.
“O Aeroscreen tem sido massivamente importante como uma solução de segurança total para o cockpit do piloto que já pagou enormes dividendos muitas vezes”, completou o diretor.