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Novo asfalto e gama macia de pneus promete agitar o GP de São Paulo de 2024

Aproveitando o reasfaltamento de Interlagos, a Pirelli fornecerá a gama mais macia de pneus para tentar movimentar a estratégia de paradas

A Fórmula 1 desembarca em São Paulo para a disputa da 21ª etapa do Campeonato. Interlagos recepciona a última corrida de uma rodada tripla, depois das passagens por Austin e Cidade do México.

Há algo que liga as três provas, para além da batalha do campeonato… Durante estes três eventos, os pilotos precisaram lidar com alguns trechos novo de asfalto, pois o Circuito de Austin e o Hermanos Rodríguez passaram por recapeamento. Neste ano no Brasil, os competidores vão lidar com um asfalto completamente novo, já que os 4.309 km do Autódromo José Carlos Pace foram renovados – incluindo a área de pit-lane.

Depois do processo de reasfaltamento, também fizeram um trabalho árduo de limpeza de pista, usando o sistema de lavagem de alta pressão para evitar que a pista fique escorregadia e possa aumentar abrasividade da superfície.

O último reasfaltamento de Interlagos fora realizado em 2014, enquanto nos anos seguintes, apenas alguns trechos do autódromo foram renovados. Mas para a edição do GP de São Paulo de 2024, optaram por fazer o recapeamento completo. Na corrida de 2023, vários pilotos reclamaram da pista e das condições do asfalto.

De qualquer forma, essa será uma pauta para a prova deste ano, já que além de lidar com uma superfície nova, os times também vão precisar trabalhar com uma nova gama de pneus. Ao longo dos anos a Pirelli foi mudando a gama de pneus disponibilizada para as equipes, em Interlagos já trabalharam com a gama dura de pneus, levando em consideração não apenas o asfalto, mas o nível de exigência das curvas deste circuito.

A gama intermediária foi ofertada de 2021 até 2023 e agora sofre uma nova mudança, com a gama macia de pneus sendo ofertada aos competidores. Ela é formada pelos pneus: C3 (duro – faixa branca), C4 (médio – faixa amarela) e C5 (macio – faixa vermelha).

A decisão de ajuste para Interlagos ocorre devido à baixa utilização dos pneus duros (C2) na etapa anterior. No último evento, esse composto não foi trabalhado nem na Sprint, nem pelos pilotos na corrida, que preferiram realizar uma segunda parada para evitar o uso do pneu mais rígido.

Com essa alteração, o composto C3, que no ano passado foi classificado como médio, passa a ser o pneu duro do evento, enquanto o C4, antes identificado como macio, assume a função de médio. Dessa forma, esses dois compostos poderão ser combinados estrategicamente para a corrida, enquanto o C5 deve ganhar destaque nas classificações – especialmente no Q3 (da Sprinto) e em toda a classificação para a corrida principal.

Por ser um evento Sprint, as equipes vão contar com apenas um treino livre para verificar o novo asfalto e preparar os carros. A sexta-feira fecha com a primeira classificação do fim de semana para definir o grid de largada da corrida Sprint.

Os pneus são bem cobrados ao longo de todo o evento, a prova é disputada no sentido anti-horário, somando isso as forças laterais e longitudinais exercidas sobre os pneus quando os competidores percorrem um traçado de 15 curvas.

Geralmente as corridas em Interlagos são bem movimentadas, seja pela estratégia de pneus, seja pela combinação com o clima instável nesta época do ano. Existem grandes chances do Safety Car aparecer ao longo da corrida, quebrando as estratégias das equipes e transformando o curso da prova.

No ano passado, quase todos os pilotos, com exceção de Logan Sargeant optaram por largar com os pneus macios. Uma bandeira vermelha surgiu logo após a largada, mas várias equipes permaneceram com a estratégia pensada antes do início da prova. Max Verstappen venceu a corrida trabalhando com pneus macios – médios e macios, sendo a escolha principal para vários competidores.

Este ano é possível que as estratégias mudem, dependendo da temperatura e do clima que as equipes vão enfrentar ao longo do fim de semana.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (1º)

  • 09h05 – 09h45 – Fórmula 4 – treino livre
  • 11h30 – 12h30 – Fórmula 1 – treino livre
  • 13h00 – 13h30 – Porsche Sprint Challenge Brazil – treino livre
  • 14h00 – 14h30 – Porsche Carrera Cup – treino livre
  • 15h30 – 16h15 – Fórmula 1 – classificação (Sprint)
  • 16h45 – 17h05 – Fórmula 4 – classificação

Sábado (2º)

  • 07h00 – 07h30 – Porsche Sprint Challenge Brazil – classificação
  • 07h55 – 08h25 – Porsche Carrera Cup – classificação
  • 09h20 – 09h55 – Fórmula 4 – corrida 1
  • 11h00 – 11h30 – Fórmula 1 – Sprint
  • 11h50 – 12h20 – Desfile de Carros (Ferrari)
  • 12h30 – 13h00  – Porsche Sprint Challenge Brazil – corrida 1
  • 13h35 – 14h05 – Porsche Carrera Cup – corrida 1
  • 15h00 – 16h00 – Fórmula 1 – classificação
  • 16h35 – 17h00 – Fórmula 4 – corrida 2
  • 17h15 – 17h30 – Homenagem Ayrton Senna

Domingo (3)

  • 08h45 – 09h15 – Porsche Sprint Challenge – corrida 2
  • 09h44 – 10h15 – Porsche Carrera Cup – corrida 2
  • 11h05 – 11h40 – Fórmula 4 – corrida 3
  • 14h00 – Corrida do GP de São Paulo da Fórmula 1

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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