AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Novatos dominam o TL1 do GP do México, com destaque para a estreia de Antonio Fuoco

Equipes aproveitam o treino para cumprir o regulamento e dar espaço a jovens talentos na Cidade do México

Chegando ao GP da Cidade do México, os novatos voltam a dominar o primeiro treino livre da Fórmula 1. Diversas equipes ainda precisam cumprir o regulamento que exige a participação de jovens pilotos em duas sessões de TL1 ao longo da temporada, por carro — uma iniciativa que busca ampliar a visibilidade e a experiência desses talentos em ascensão.

Até o ano passado, o regulamento determinava apenas uma participação de novatos por carro, mas a mudança feita pela FIA tem como objetivo dar ainda mais oportunidades a novos nomes. O GP do México costuma ser uma das escolhas preferidas das equipes, já que o fim de semana conta com três sessões de treinos livres, permitindo que os titulares ainda tenham tempo suficiente de pista para preparação e acerto dos carros.

Nas últimas semanas, várias equipes confirmaram seus representantes para o treino desta sexta-feira.

Na Haas, o japonês Ryo Hirakawa participará de mais uma sessão de treinos livres em 2025, desta vez guiando o carro de Oliver Bearman. Atual piloto reserva da equipe norte-americana, Hirakawa iniciou o ano realizando um TL1 em Suzuka com a Alpine, e depois voltou à pista no Bahrein, também pela Haas.

Outro nome confirmado é Pato O’Ward, da McLaren, que voltará a acelerar um F1 diante de sua torcida no México. O piloto mexicano, que defende a equipe de Woking na IndyCar, fará mais um treino livre pela escuderia britânica.

Na Williams, o britânico Luke Browning — atualmente em sua primeira temporada na Fórmula 2, ocupando a terceira posição no campeonato — retorna ao cockpit da equipe. Browning já havia participado do TL1 no Bahrein e agora guiará o FW47 em substituição a Carlos Sainz.

Pela Aston Martin, o norte-americano Jak Crawford, vice-líder da Fórmula 2, fará sua primeira sessão oficial na Fórmula 1, assumindo o carro de Lance Stroll.

Outro estreante confirmado é Arvid Lindblad, piloto da academia da Red Bull, que também fará sua primeira experiência com um F1. O britânico, atualmente sétimo colocado na Fórmula 2, busca impressionar a equipe e se colocar como um dos nomes cotados para o futuro da marca austríaca.

Entre os destaques da sessão estará também Antonio Fuoco, piloto do carro #50 da Ferrari no Mundial de Endurance (WEC). O italiano fará sua estreia oficial em um fim de semana de Fórmula 1 — apesar de já ter testado carros da equipe em sessões privadas em Fiorano.

A Racing Bulls contará com os serviços de Ayumu Iwasa, o piloto guiará o carro de Liam Lawson na sessão. Pela quarta vez, ele realizará a sua participação em um treino livre, a segunda neste ano – depois de guiar o carro da Red Bull no Bahrein.

Paul Aron foi escalado pela Alpine, o estoniano terminou a temporada passada da Fórmula 2 na terceira colocação e agora aguarda uma chance na Fórmula 1. Na sessão ele terá a oportunidade de guiar o carro de Pierre Gasly, sendo a sua quarta participação em treino livre neste ano, já que fez duas sessões pela Sauber (Bahrein e Silverstone) e uma pela Alpine – em Monza.

Por fim, Frederik Vesti voltará a pilotar pela Mercedes, após participar do TL1 no Bahrein. O dinamarquês, que atua como piloto reserva e de testes, segue acumulando experiência e quilometragem com o time de Brackley.

As regras atuais acabam beneficiando algumas equipes, como a própria Mercedes. Isso porque Andrea Kimi Antonelli, um dos novatos da temporada, já contabiliza suas participações obrigatórias com os TL1 realizados nos primeiros GPs do ano.

Com a participação de pilotos de perfis tão distintos — desde jovens promessas da Fórmula 2 até nomes experientes como Fuoco —, o treino livre do GP do México promete ser um dos mais movimentados da temporada.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading