ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Novas áreas com brita no Red Bull Ring prometem amenizar o problema da prova anterior

Depois dos problemas gerados pelo número de voltas deletadas e as penalidades aplicadas pós-corrida, FIA e organização do GP da Áustria se mobilizam para instalar caixas de brita

Na tentativa de reduzir o número de voltas deletadas, bem como a quantidade de punições, foram instaladas duas novas áreas com brita no Red Bull Ring. A FIA e a organização do GP da Áustria encontraram um novo método para melhorar o desenvolvimento do evento que será realizado neste próximo fim de semana.

As curvas 9 e 10, que fazem parte do final do traçado, contam agora com duas novas áreas de 2,5 metros de caixas de brita. Com essa barreira física, a Fórmula 1 sabe que se os pilotos forem além do traçado, já serão imediatamente punidos, sem a necessidade de analisar volta por volta de 20 pilotos para gerar voltas deletadas e infrações.

No ano passado, chegando ao trecho final da pista, muitos pilotos extravasaram os limites e ganharam vantagem. Os comissários da FIA reconheceram 1200 infrações de pista ao longo do evento. Os pilotos enfrentaram certa dificuldade nas curvas de alta velocidade, principalmente no trecho entre as curvas 9 e 10, cruzando a linha branca com as quatro rodas.

Foram várias penalidades aplicadas após o término da corrida. Doze punições atingiram 8 pilotos do grid durante a prova. A classificação oficial da corrida precisou ser alterada, gerando novamente uma discussão sobre os limites de pista. O resultado foi divulgado cinco horas após o término da prova.

A FIA publicou um documento indicando que mais de 83 voltas foram deletadas ao longo da prova. Os três primeiros colocados foram os únicos que não foram afetados, enquanto o restante do pelotão lidou com algum tipo de alteração na tabela que definiu o resultado. O problema foi tão grava que Esteban Ocon sozinho foi punido quatro vezes, totalizando 30 segundos de penalização. Apenas George Russell e Fernando Alonso escaparam de qualquer violação dos limites de pista.

Uma caixa de brita semelhante foi adicionada à última curva do circuito de Xangai para o GP da China deste ano.

Com a introdução das caixas de brita, os pilotos que abusarem dos limites de pista acabarão perdendo tempo e, possivelmente, o controle do carro, garantindo uma corrida mais justa e menos sujeita a penalizações após o término das provas.

A expectativa é que essas mudanças tragam uma maior clareza e eficiência na aplicação das regras, contribuindo para um GP da Áustria mais competitivo e emocionante.

Programação da Fórmula 1 – Horários para o GP da Áustria – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo