A nova temporada de endurance está prestes a começar e promete ser uma das mais desafiadoras até o momento. As corridas de longa duração não se tratam apenas de velocidade, mas também de resistência e estratégia. No Brasil, essa competição é personificada pelo prestigiado Império Endurance Brasil, organizado pela Associação de Pilotos de Endurance (APE).
Regra de pit stops flexíveis promete transformar o campeonato em um campo de batalha tático
Uma nova regra de pit stops promete transformar o campeonato em um verdadeiro campo de batalha tático. Pela primeira vez em uma temporada completa, as equipes terão ampla liberdade para elaborar suas táticas ao longo de provas de três, quatro ou até seis horas de duração. Essa nova regra, que entrará em vigor neste fim de semana no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), foi testada pela primeira vez na penúltima etapa do ano passado.
Conforme a nova medida, as equipes terão a liberdade de realizar suas paradas para troca de pilotos, pneus e reabastecimento a partir dos 30 minutos de prova até 15 minutos antes da bandeira quadriculada. Serão obrigatórios três pit stops, com o carro permanecendo no pitlane por um mínimo de cinco minutos entre as linhas de entrada e saída para garantir a segurança. Paradas extras, como os chamados ‘splash and go’, que envolvem apenas reabastecimento, também terão seus tempos mínimos determinados conforme a duração média de volta de cada circuito.
Expectativas para a temporada de 2024
A recepção à nova medida foi calorosa tanto por parte dos competidores quanto dos fãs da categoria. A flexibilização das janelas de pit stops traz um novo dinamismo à competição, exigindo mais criatividade dos engenheiros e estrategistas, ao mesmo tempo, em que torna as corridas mais imprevisíveis e emocionantes para o público. Henrique Assunção, piloto e presidente da APE, um dos principais defensores dessa mudança, comentou:
Estamos ansiosos para ver como essa nova regra se desdobrará ao longo de toda a temporada
A temporada de 2024 será composta por oito etapas, com a primeira sendo realizada neste sábado (16) em Goiânia. A corrida terá uma duração de quatro horas e será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura Bandsports, além de estar disponível na íntegra no YouTube, nos canais da categoria e no portal Grande Prêmio, o novo parceiro de mídia do Império Endurance Brasil para este ano.
Confira abaixo o calendário completo para a temporada de 2024:
- 16/03 – Goiânia
- 13/04 – A definir
- 11/05 – Interlagos
- 15/06 – Velocitta
- 10/08 – Goiânia
- 01/09 – Interlagos
- 19/10 – Velocitta
- 30/11 – Goiânia