O GP da Áustria se desenrolou como uma corrida tranquila. Lando Norris venceu a prova, para conquistar a sua terceira vitória do ano e a sétima da carreira. O britânico fez uma prova segura, mas Oscar Piastri foi o seu maior adversário em pista.
O duelo inicial travado pelos companheiros de equipe, marcou principalmente o trecho inicial da prova. Com a primeira rodada de pit-stops, onde os pilotos avançaram para a utilização dos pneus duros, a McLaren conseguiu distanciar os pilotos, sem prejudicar a corrida de nenhum deles.
No entanto, no estágio final, Piastri colocou Norris mais uma vez na mira, fazendo a distância entre eles que era de mais de 5 segundos, cair para menos de 2. O australiano foi em busca da vitória, mas a configuração da corrida, impediu essa batalha nos metros finais, seria necessário mais um conjunto de voltas para esse duelo ser retomado. Com a aproximação deles nos retardatários, Piastri foi atrasado.
O resultado para a McLaren de modo geral é espetacular, além de sair com uma dobradinha, o resultado foi acompanhado pelo abandono de Max Verstappen – o principal desafiante ao título. O neerlandês foi acertado por Andrea Kimi Antonelli ainda na largada, por iniciar na sétima posição, estava em parte do pelotão, que problemas realmente podem acontecer. O italiano da Mercedes perdeu o ponto de freada e o resultado foi o toque entre eles.
Charles Leclerc ficou com o terceiro lugar, celebrando mais um pódio para a Ferrari, embora não tenha em nenhum momento conseguido desafiar a dupla da McLaren. Na realidade, tanto a corrida de Leclerc, como a de Lewis Hamilton foram completamente isoladas, com os pilotos não tendo nenhuma forma de lutar pela vitória ou uma posição superior. Na realidade, Leclerc perdeu o segundo lugar na largada, enquanto Hamilton cruzou a linha de chegada com mais de 9 segundos para o companheiro de equipe.
Outro piloto que fez uma prova isolada, foi George Russell. Com as temperaturas mais quentes neste fim de semana, o carro não tinha ritmo se quer para se aproximar da dupla da Mercedes.
Liam Lawson da Racing Bulls e Fernando Alonso da Aston Martin conseguiram o sexto e o sétimo lugar, respectivamente. Os pilotos trabalharam com a estratégia de apenas uma parada e conseguiram avançar no pelotão.
Gabriel Bortoleto soma os seus primeiros pontos na Fórmula 1, com a oitava posição conquistada. O piloto brasileiro poderia estar ao menos no sexto lugar, mas com a estratégia eficaz dos adversários, Bortoleto cruzou a linha de chegada, na mesma posição de largada. A Sauber não ousou nesse fim de semana e conseguiu viabilizar esse resultado para o brasileiro.
Após iniciar a corrida da última posição, Nico Hülkenberg ficou com o nono lugar, somando mais dois pontos para a Sauber, junto com Bortoleto. O alemão fez um bom trabalho ao longo de toda a corrida.
Esteban Ocon foi o décimo colocado, fechando o top-10 com um ponto para a Haas.
Correndo em casa a Red Bull deixa o evento sem nenhum ponto, pois Tsunoda foi o último colocado.
A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, para a realização das atividades do GP da Inglaterra.
Saiba como foi o GP da Áustria
Lando Norris conquistou a pole no sábado, após repetir o bom trabalho realizado ao longo das sessões de treinos livres. O piloto britânico dividiu a primeira fila com Charles Leclerc, quebrando a sequência da McLaren, pois Oscar Piastri se classificou na terceira posição com Lewis Hamilton em quarto.
Só por essa configuração já existia muita expectativa, para ver como será não apenas a reação da dupla da Ferrari na largada, mas também do seu ritmo ao longo da prova. Outro destaque para esse começo, foi o fato de Gabriel Bortoleto ter conquistado a oitava posição para a largada, o piloto da Sauber lutaria para obter os seus primeiros pontos na Fórmula 1.
A Ferrari está sem Frédéric Vasseur neste domingo, o chefe de equipe da Ferrari precisou deixar a Áustria por conta de problemas pessoais. O francês foi substituído por Jerome d’Ambrosio, que atuara como chefe de equipe pelo restante do evento.
Pierre Gasly, Isack Hadjar, Franco Colapinto, Oliver Bearman e Nico Hülkenberg iniciaram a prova usando os pneus macios. O restante do pelotão iniciou a prova com os pneus médios. Gasly e Stroll contavam com compostos usados, no caso do piloto canadense é por conta do processo de preparação do pneu, realizado pela Aston Martin no TL3.
O calor era tão intenso, se tornando o dia mais quente deste fim de semana na Áustria, com 30 °C no ambiente e 50 °C no asfalto.
Here’s the line-up for Sunday’s race 👀#F1 #AustrianFP pic.twitter.com/4EWfloiNoP
— Formula 1 (@F1) June 28, 2025
No momento que os pilotos se encaminharam para a volta de apresentação, o carro de Carlos Sainz ficou parado no grid, impedido de ir para a frente. O equipamento estava ligado, mas não conseguia deixar o colchete. Após alguns instantes, Sainz partiu com a ajuda dos fiscais e conseguiu completar o giro pelo traçado, mas precisou largar dos boxes.
Carlos Sainz is stranded on the grid
He can’t get going and we have an aborted start #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/X9kkiZZeUJ
— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
O espanhol, que já tinha enfrentado problemas na classificação, com um dano no assoalho, viu os freios traseiros do carro pegando fogo quando reduziu a velocidade para entrar nos boxes. O piloto então ficou fora do evento, sem chances de resolver a questão, mesmo com a largada adiada.
Things have gone from bad to worse for Carlos 😩
He won’t start the race ❌#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/WgUWGWnbxj
— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
Após todo o caos inicial, as equipes conseguiram se encaminhar para a corrida – mas com o débito de uma volta, por conta da segunda volta de apresentação. Largada autorizada, Norris iniciou a corrida na ponta, com Piastri conseguindo tomar o segundo de Leclerc. Hamilton foi atacado por Russell, mas o piloto heptacampeão conseguiu recuperar o quarto lugar.
O Safety Car foi ativado logo na primeira volta, por conta de uma colisão entre Verstappen e Kimi Antonelli. O piloto italiano, perdeu o ponto de freada na curva 1, como vinha embalado tentando uma ultrapassagem, se tocou em Verstappen, sendo o carro estava ligeiramente à frente.
Antonelli 💥 Verstappen: Here’s the incident 🎥#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/hWuRLjZoxP
— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
Após duas voltas atrás do Safety Car, o ritmo da corrida foi reiniciado, com Norris conseguindo manter a primeira posição. Conforme os pilotos avançavam, Hamilton precisava lidar com as investidas de Russell.
No sexto giro, Piastri pressionava Norris, em busca da primeira posição. Após a batida dos pilotos no Canadá, a McLaren não mudou nada sobre a disputa dos competidores, deixando eles livres para competir, já que estão em disputa direta pelo título. Leclerc por sua vez, nem conseguia participar do duelo com a dupla da McLaren, o piloto monegasco com 8 voltas, já estava separado por mais de três segundos do segundo colocado.
Um trenzinho ditava o desenrolar da corrida, Albon conseguiu superar Gasly na oitava volta, no entanto, logo atrás deles, estava Bortoleto, Lawson, Alonso, Bearman… todos presos no DRS.
Com 11 voltas, Piastri saltou para a ponta, para na próxima utilização do DRS, Norris retomou a ponta. O piloto australiano mais uma vez foi construindo a proximidade entre eles. Bearman saltou aos boxes.
LAP 11/70
Sensational scrapping between the McLarens!
Piastri gets by at Turn 3 but Norris regains the lead at Turn 4 😵#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/kIUlcZVJ0b
— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
Na décima segunda volta, Bortoleto conseguiu a ultrapassagem em Gasly, mas o francês retomou a posição. No entanto, pelo piloto da Alpine iniciar a corrida com os pneus macios, foi aos boxes na volta seguinte. A movimentação nos boxes se tornava frenética, por conta daqueles que contavam com os compostos de faixa vermelha.
Com 15 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Leclerc, Hamilton, Russell, Bortoleto, Lawson, Alonso, Ocon e Stroll. Todos esses pilotos com pneus médios do início da prova. Na ponta, Norris ainda lidava com as investidas do companheiro de equipe, ainda que não tivesse realmente um momento ideal para concluir a ultrapassagem. O britânico, por sua vez, cometeu um breve errinho, extravasando os limites de pista.
Alexander Albon, após trocar os pneus, retornou aos boxes para abandonar a corrida, dando por encerrada a sua participação no GP da Áustria, assim como a presença da Williams no evento.
No giro 21, após quase um toque entre os companheiros de equipe, Norris foi chamado pela McLaren para fazer a sua troca de pneus. Com a substituição, o britânico foi devolvido na quarta posição. A Sauber optou por trocar os pneus de Gabriel Bortoleto no giro seguinte, com o brasileiro retornando na décima terceira posição, logo atrás do duelo Bearman e Hülkenberg.
A corrida seguiu, até Piastri fazer a sua troca de pneus na volta 25, enquanto Leclerc assumia a primeira posição. O monegasco, por sua vez, foi chamado aos boxes na volta 26, enquanto Hamilton parou no giro 27. Com isso, Norris retomou a liderança da corrida.
LAP 25/70
Piastri pits and comes back out in P4
TOP 5
Leclerc
Hamilton
Norris
Piastri
Lawson #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/gWzDLHp4oA— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
Bortoleto estava em busca de tentar retomar a sua posição em pista. Com isso o brasileiro se livrou de Gasly e Hülkenberg para ocupar o nono lugar. Gasly por sua vez, reclamava da falta de aderência.
No giro 31, Colapinto e Tsunoda se tocaram, após um duelo pela décima terceira posição. O incidente aconteceu na quarta curva, forçando o piloto japonês recorrer aos boxes, para mais uma substituição de pneus, retornando aos compostos médios.
LAP 31/70
Colapinto goes spinning around after contact with Tsunoda at Turn 4 💥
The Alpine driver has got going again #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/s5UtwhNOyI
— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
Tsunoda foi punido com 10 segundos, após a direção de prova analisar o incidente entre o japonês e o argentino.
Chegando na volta 35, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Leclerc, Hamilton, Russell, Bortoleto, Hülkenberg, Ocon, Gasly e Bearman. Neste momento da prova, Bortoleto tentava se aproximar de Russell, em busca da quinta posição.
Por fim, o duelo interno na McLaren já tinha cessado, com Norris liderando a corrida e mais de cinco segundos separando ele do companheiro de corrida. Leclerc por sua vez, tinha mais 14 segundos de distância para Piastri, enquanto Hamilton tinha mais de 3 segundos para o monegasco. O heptacampeão da Ferrari também não era ameaçado por Russell, pois existia mais de 15 segundos entre eles.
A segunda rodada de paradas foi desencadeada na volta 40, com Gasly indo aos boxes.
Nico Hülkenberg, que era o sétimo colocado, abandonou a posição para fazer a sua segunda troca de pneus. O alemão retornou em décimo primeiro, para se manter próximo e tentar mais alguns pontos para a Sauber. Embora e estratégia da equipe suíça, fosse a aproximação em Russell, a corrida do britânico e do brasileiro se estabilizou.
A Mercedes optou parar Russell ma volta 47, para instalar um jogo de pneus duros. Com essa movimentação, Bortoleto assumiu o quinto lugar, mas precisaria fazer uma nova substituição em breve.
Na volta 51 foi a vez de Bortoleto cumprir a sua segunda troca de pneus, retornando em décimo.
Depois de uma nova discussão nos boxes, Hamilton fez a segunda troca de pneus na volta 52, com a Ferrari não informando ao competidor quantas voltas restavam para o término da prova.
A McLaren também fez a troca de pneus dos seus dois pilotos, apostando em mais um conjunto de pneus médios para o final. Colapinto e Tsunoda disputavam a última posição do grid, enquanto Piastri tentava passar pelos retardatários. Ao se meter nesse duelo, o australiano quase foi atingido pelo argentino ao ser empurrado para fora da pista.
LAP 55/70
Piastri is forced to take evasive action as Colapinto, who doesn’t see the Aussie behind him, squeezes him onto the grass 😵#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/E8jtGkcPjW
— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
Com 56 voltas, os dez primeiros: Norris, Piastri, Leclerc, Hamilton, Russell, Lawson, Alonso, Bortoleto, Hadjar e Hülk. Colapinto foi repreendido pelos comissários, com uma punição de cinco segundos, pelo incidente com Piastri.
Restando menos de 10 voltas para o final, Piastri mais uma vez tentava entrar na zona de ativação do DRS, perseguindo a liderança da prova.
No giro 69, Bortoleto fez a manobra de ultrapassagem em cima de Fernando Alonso, mas o espanhol mostrou a sua habilidade para retomar a posição. O piloto da Sauber foi prejudicado pela proximidade com a dupla da McLaren, que tinham alcançado o sétimo e o oitavo colocados. Com isso, o brasileiro teve apenas uma chance de tentar a manobra no espanhol da Aston Martin.
Norris venceu o GP da Áustria, se beneficiando dos retardatários para atrasar Piastri. O britânico conseguiu a sua terceira vitória na temporada 2025. A McLaren deixa o evento com uma dobradinha, enquanto a Red Bull não conseguiu se quer pontuar, principalmente por conta do abandono de Max Verstappen.
Bortoleto fechou a prova na oitava posição, conseguindo o mesmo lugar da largada. O resultado se deu por Liam Lawson e Fernando Alonso apostarem na estratégia de apenas uma parada e ganharam o sexto e o sétimo lugar, respectivamente.
THE TOP 10 FINISHERS 🤩#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/gchYdCm78B
— Formula 1 (@F1) June 29, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.