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Norris supera Hamilton e comanda último treino livre na Cidade do México

Com Piastri e Verstappen relatando problemas de aderência, Norris consegue o melhor resultado no TL3

O último treino livre do GP do México contou com Lando Norris na primeira posição, o piloto britânico fez uma sessão muito forte, especialmente em modo de classificação. O competidor da McLaren cravou 1m16s633, deixando o time mais animado para a próxima fase do fim de semana que definirá o grid de largada do GP da Cidade do México.

No entanto, nesta sessão, algumas coisas chamara a atenção: a diferença entre Norris e Oscar Piastri é grande. O australiano ficou separado por 0s599, novamente com mais alguns problemas de falta de aderência que renderam para ele apenas o quinto lugar. O mesmo aconteceu com Max Verstappen, o neerlandês foi apenas o sexto colocado com uma diferença de 0s609 para Norris, sendo a mesma sensação que deixou o piloto preocupado após o encerramento do TL2.

Com esses pontos, a Ferrari ganhou um pouco de terreno, Lewis Hamilton obteve a segunda colocação com a marca de 1m16s978. George Russell conseguiu a terceira colocação com a Mercedes, mas também abrindo o alerta para a diferença de 0s512 para o líder. Charles Leclerc ocupou a quarta colocação com o segundo carro da Ferrari (0s566).

Ainda dentro do top-10 e do mesmo segundo, estavam: Andrea Kimi Antonelli com a Mercedes em sétimo, acompanhado por Isack Hadjar, Yuki Tsunoda e Gabriel Bortoleto.

A Fórmula 1 retorna às 18h pelo horário de Brasília para definição do grid de largada da 20ª etapa da temporada.

Saiba como foi o TL3 do GP da Cidade do México

Após o terceiro treino livre, os pilotos da McLaren sentiam que precisavam de um pouco mais. A volta rápida de Oscar Piastri não foi boa, mas o competidor estava otimista por conta do desempenho consistente.

Max Verstappen também não estava satisfeito com o trabalho da sexta-feira, embora tenha terminado a última sessão do dia na liderança. O neerlandês gostou das voltas com os pneus macios, mas enfrentou alguns problemas relacionados a falta de aderência, combinado com o problema que ele sentiu em stints mais longos.

Quando o TL2 começou, a temperatura na pista estava na casa dos 46 °C, com 23 °C no ambiente. A Aston Martin foi a primeira equipe que liberou os seus pilotos para o traçado, mas os competidores estavam trabalhando no aquecimento controlado dos pneus que eles esperam utilizar na corrida.

O piloto da Red Bull acompanhou o movimento da Aston Martin, mas no caso do competidor era para mais algumas verificações do carro. O neerlandês abriu a tabela de tempos com a marca de 1m18s914, com um pouco de flow-vis espalhado na asa traseira.

No primeiro contato de Lewis Hamilton com a pista, o heptacampeão mundial enfrentava a falta de aderência, escapando do traçado. Por sua vez, quando Nico Hülkenberg deixava o pit-lane, saiu uma fumaça do escapamento, podendo indicar alguma questão com o motor, mas o alemão virou o seu primeiro giro com a marca de 1m19s900 e foi para os boxes.

Com quinze minutos de sessão, Carlos Sainz tomou a ponta da tabela de tempos com 1m18s028, experimentando os pneus macios logo de cara, o espanhol conseguiu uma volta que era melhor em 0s023 do que a de Verstappen com os médios.

Yuki Tsunoda conseguiu se encaixar na terceira colocação, com o tempo de 1m18s490, mas ainda distante do companheiro de equipe, embora estivesse logo atrás dele na tabela. Além de Sainz, estavam com os pneus macios Liam Lawson, Pierre Gasly, Franco Colapinto e Isack Hadjar – pilotos que estavam pensando em uma alternativa diferente para a corrida e pensavam considerar a questão da durabilidade dos pneus.

Norris também cometeu um erro na curva 4, enquanto Lewis Hamilton perdeu o ponto de freada e precisou seguir o percurso determinado pela FIA para retornar ao traçado e ser devolvido depois da curva 5.

Restando 35 minutos para o final, os dez primeiros: Norris, Sainz, Verstappen, Leclerc, Hadjar, Lawson, Hamilton, Piastri, Tsunoda e Alonso. Piastri tinha progredido, deixando a décima quinta colocação para se torna o oitavo com o tempo de 1m18s466, o piloto australiano estava relatando problemas com o asfalto tão liso do México. No entanto, o tempo de 1m18s015 era de Norris, uma diferença que surgia entre os companheiros de equipe, mesmo estando com as mesmas condições de pneus.

Os pilotos passaram boa parte do treino tentando identificar os limites do traçado, bem como a durabilidade dos pneus. A combinação ficava entre trabalhar com os pneus médios e macios, tentando tirar os compostos duros das estratégias para o domingo.

Antes de fazer a mudança de pneus para as voltas rápidas, George Russell conseguiu atingir a marca de 1m17s892, com os compostos médios do começo da sessão.

A Williams foi a primeira equipe que liberou Alexander Albon com um jogo novo de pneus macios, mas mesmo sendo extremamente rápido nos primeiros dois setores, o tailandês errou no terceiro setor e precisou abortar a sua volta.

Isack Hadjar aproveitou que outros competidores estavam aquecendo os pneus, para roubar a ponta da tabela momentaneamente com 1m17s396.

Adentrando nos últimos minutos, Lewis Hamilton conseguiu 1m16s978, sendo o primeiro que conseguiu rodar abaixo de 1m17s. No entanto, Lando Norris conseguiu bater todos os setores do circuito com 1m16s633. Os dez primeiros eram: Norris, Hamilton, Piastri, Antonelli, Leclerc, Verstappen, Hadjar, Russell, Tsunoda e Bortoleto. Com os testes de volta rápida, Piastri ficou separado por 0s599 do companheiro de equipe.

Russell ainda conseguiu superar Piastri, para roubar a terceira colocação com 1m17s145.

Adentrando nos últimos três minutos de sessão, Albon relatava falta de potência, enquanto Fernando Alonso apresentou um problema na asa dianteira e seguiu para os boxes. Por fim, Verstappen relatava novamente problemas de aderência.

Para concluir o TL3, os pilotos fizeram mais algumas voltas em cima dos pneus macios, para atestar a durabilidade e partiram para o teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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