AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Norris lidera TL3 na Arábia Saudita com McLaren dominante; Mercedes e Red Bull aparecem atrás

Britânico supera companheiro Piastri por margem mínima e se destaca na última sessão antes da classificação

Lando Norris encerrou a terceira e última sessão de treinos livres para o Grande Prêmio da Arábia Saudita no topo da tabela de tempos, ao cravar 1min27s489 no Circuito de Jeddah-Corniche. O britânico da McLaren superou o companheiro de equipe, Oscar Piastri, por apenas 0s024, confirmando a força do time de Woking para a disputa da pole position, a seguir. George Russell, com a Mercedes, foi o terceiro mais rápido da sessão, imprimindo novamente um ritmo forte ao marcar de perto os adversários.

Disputado sob o pôr do sol e com temperatura na casa dos 30 °C, o TL3 representou a última oportunidade para as equipes realizarem ajustes antes da classificação. Enquanto a maior parte do grid optou por permanecer nos boxes nos minutos iniciais, Gabriel Bortoleto foi o primeiro a sair para a pista, buscando recuperar o tempo perdido após um vazamento de combustível no TL2 que o deixou fora da sessão anterior.

A atividade começou a ganhar ritmo com Jack Doohan, Esteban Ocon e Oliver Bearman registrando voltas com pneus macios, enquanto a Aston Martin optava por médios para seus pilotos. Lewis Hamilton tentou buscar melhorias após uma sexta-feira difícil, mas enfrentou dificuldades desde o início. Em sua primeira tentativa, ficou atrás de Bearman e pouco à frente de Charles Leclerc, que chegou a escapar na última curva.

Com o aumento do tráfego e os pneus ganhando temperatura, os tempos começaram a despencar. Piastri e Norris duelavam pelo topo até Max Verstappen aparecer para liderar momentaneamente. No entanto, o tráfego e a preocupação com eventuais bandeiras amarelas forçaram as equipes a anteciparem suas simulações de classificação.

Russell chegou a liderar brevemente com 1min28s214, mas logo foi superado por Piastri e, na sequência, por Norris, que fechou sua melhor volta nos minutos finais. Verstappen, com o auxílio de um reboque, ainda conseguiu a quarta colocação, mas terminou a 0s845 do líder.

Entre os destaques, a Williams manteve um bom desempenho com Alex Albon em sexto e Carlos Sainz em sétimo, enquanto Pierre Gasly voltou a figurar entre os dez primeiros, reforçando o bom ritmo da Alpine. Yuki Tsunoda, após a batida no TL2, foi o nono mais rápido, à frente de Isack Hadjar, que fechou o top 10.

Hamilton, por outro lado, seguiu enfrentando dificuldades e fechou o TL3 apenas na 12ª colocação, quatro décimos atrás de Leclerc e fora dos dez melhores.

Com os últimos ajustes feitos, as equipes agora se preparam para a classificação, esperando uma sessão movimentada e marcada pelo duelo da Red Bull com a McLaren.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo