Lando Norris encerrou a terceira e última sessão de treinos livres para o Grande Prêmio da Arábia Saudita no topo da tabela de tempos, ao cravar 1min27s489 no Circuito de Jeddah-Corniche. O britânico da McLaren superou o companheiro de equipe, Oscar Piastri, por apenas 0s024, confirmando a força do time de Woking para a disputa da pole position, a seguir. George Russell, com a Mercedes, foi o terceiro mais rápido da sessão, imprimindo novamente um ritmo forte ao marcar de perto os adversários.
Disputado sob o pôr do sol e com temperatura na casa dos 30 °C, o TL3 representou a última oportunidade para as equipes realizarem ajustes antes da classificação. Enquanto a maior parte do grid optou por permanecer nos boxes nos minutos iniciais, Gabriel Bortoleto foi o primeiro a sair para a pista, buscando recuperar o tempo perdido após um vazamento de combustível no TL2 que o deixou fora da sessão anterior.
A atividade começou a ganhar ritmo com Jack Doohan, Esteban Ocon e Oliver Bearman registrando voltas com pneus macios, enquanto a Aston Martin optava por médios para seus pilotos. Lewis Hamilton tentou buscar melhorias após uma sexta-feira difícil, mas enfrentou dificuldades desde o início. Em sua primeira tentativa, ficou atrás de Bearman e pouco à frente de Charles Leclerc, que chegou a escapar na última curva.
Com o aumento do tráfego e os pneus ganhando temperatura, os tempos começaram a despencar. Piastri e Norris duelavam pelo topo até Max Verstappen aparecer para liderar momentaneamente. No entanto, o tráfego e a preocupação com eventuais bandeiras amarelas forçaram as equipes a anteciparem suas simulações de classificação.
Russell chegou a liderar brevemente com 1min28s214, mas logo foi superado por Piastri e, na sequência, por Norris, que fechou sua melhor volta nos minutos finais. Verstappen, com o auxílio de um reboque, ainda conseguiu a quarta colocação, mas terminou a 0s845 do líder.
Entre os destaques, a Williams manteve um bom desempenho com Alex Albon em sexto e Carlos Sainz em sétimo, enquanto Pierre Gasly voltou a figurar entre os dez primeiros, reforçando o bom ritmo da Alpine. Yuki Tsunoda, após a batida no TL2, foi o nono mais rápido, à frente de Isack Hadjar, que fechou o top 10.
Hamilton, por outro lado, seguiu enfrentando dificuldades e fechou o TL3 apenas na 12ª colocação, quatro décimos atrás de Leclerc e fora dos dez melhores.
Com os últimos ajustes feitos, as equipes agora se preparam para a classificação, esperando uma sessão movimentada e marcada pelo duelo da Red Bull com a McLaren.
That's practice all done and dusted
Let's take a look at the full FP3 rundown
#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/qfUuekU9M4
— Formula 1 (@F1) April 19, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.