O primeiro dia de atividades em Monza foi encerrado, nesta sexta-feira (05) as equipes realizaram duas sessões de treinos livres para verificar os seus carros e se preparar para o restante do fim de semana. A McLaren terminou o TL2 na ponta, com Lando Norris cravando 1m19s878 com os pneus macios, a diferença do britânico para Charles Leclerc foi mínima, de apenas 0s083.
O trabalho realizado pela Ferrari aumenta a expectativa para o fim de semana, pois a equipe está correndo em casa e vem de um abandono duplo na Holanda. Lewis Hamilton britou pelas primeiras posições, mas ficou com o quinto lugar, depois de liderar o TL1.
Carlos Sainz se manteve na terceira colocação, também com uma diferença mínima para Norris (0s096). Oscar Piastri foi o quarto colocado, se concentrando no trabalho com os pneus médios e macios. Max Verstappen foi o sexto colocado com a Red Bull, em mais um event que o neerlandês reclama constantemente do equipamento.
Alexander Albon foi o sétimo com o segundo carro da Williams. Nico Hülkenberg se dividiu com Gabriel Bortoleto para as análises do TL2 e foi o oitavo colocado com a Sauber. Para fechar o top-10, foi possível ver Yuki Tsunoda e George Russell.
A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL3 e na sequência a classificação.
Saiba como foi o TL2 do GP da Itália
Retornando ao traçado mais uma vez, a segunda sessão de treinos livres dará aos times uma ideia melhor sobre a sua posição no fim de semana. A Ferrari começou o fim de semana na liderança, com Lewis Hamilton comando o TL1 diante da sua nova torcida.
Quando a pista foi liberada, a temperatura na pista estava na casa dos 40 °C, com 27 °C no ambiente.
Neste evento a McLaren contará com o motor introduzido na Bélgica. Para as corridas da Hungria e Holanda a equipe usou uma unidade de potência com mais quilometragem. Lando Norris abandonou a prova em Zandvoort por um problema no chassi, mas a Mercedes também atestou um vazamento de óleo, provocando o acionamento do modo de segurança para preservá-lo.
Rapidamente os pilotos invadiram o circuito quando o acesso à pista foi liberado. Com os pneus duros (C3) estavam: a dupla da Mercedes, Haas, Ferrari e Hülkenberg. Os primeiros tempos que surgiam na tabela eram estavam na casa de 1ms21s, com Oscar Piastri liderando (1m21s212).
Por falar no piloto australiano da McLaren, Piastri retornou ao seu carro depois do empréstimo realizado para Alex Dunne participar do TL1. Franco Colapinto também recuperou o seu equipamento, depois da participação de Paul Aeron.
Com apenas 10 minutos de sessão, o regime de bandeira vermelha entrou em vigor, dessa vez provocado por Andrea Kimi Antonelli após o piloto da casa rodar na Curve di Lesmo e parar na brita. Em meio a paralisação, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Alonso, Russell, Verstappen, Leclerc, Antonelli, Bortoleto e Ocon.
🔴 RED FLAG 🔴
Antonelli has spun off into the gravel and his FP2 is over ❌#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/DwGNUr8ZWV
— Formula 1 (@F1) September 5, 2025
A equipe de pista não perdeu muito tempo, conseguindo limpar o trecho e remover o carro de Antonelli rapidamente, desta forma a sessão foi retomada para permitir as equipes continuarem com a coleta de dados.
Com poucos minutos de sessão, o traçado já estava bem sujo em vários pontos, pois os competidores estavam cometendo erros e ao extravasar os limites de pista, carregavam brita. Os pneus mostravam que em matéria de performance estavam bem próximos, mas a prioridade era atestar a durabilidade deles com stints mais longos.
Mantendo o bom ritmo, Sainz com os pneus médios saltou para a ponta com 1m20s583, durante a décima primeira volta com este composto. Alguns pilotos até melhoravam as suas marcas, mesmo operando as voltas de simulação de corrida.
O calor era um ponto de atenção para os pilotos e equipes em Monza, dessa forma alguns competidores já reclamavam das condições de pista.
Com meia hora de sessão, os pneus macios (C5) entraram mais uma vez em ação. O novo conjunto de pneus permitiu que os pilotos melhorassem as suas marcas, Norris tomou a ponta com a marca de 1m19s878, superando Albon em 0s301, Na sequência Hamilton reivindicou a segunda colocação com o tempo de 1m20s070. Por sua vez, Charles Leclerc reclama da falta de aderência mesmo trabalhando com os compostos de faixa vermelha, o monegasco era o oitavo colocado na tabela de tempos.
Enquanto Max Verstappen reclamava do carro pulando e de uma traseira difícil de lidar, a reclamação de outros competidores acontecia por encontrar adversários na pista.
Restando 20 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Norris, Sainz, Piastri, Hamilton, Verstappen, Albon, Hülkenberg, Tsunoda, Russell e Leclerc. Os tempos evoluíram, além de mostrar uma proximidade entre os competidores.
Em um circuito mais livre, pois vários pilotos estavam nos boxes, Leclerc tentou buscar a volta rápida e tomou a segunda posição com o tempo de 1m19s961, separado apenas por 0s083 do britânico da McLaren.
Para fechar o primeiro dia de atividades em Monza, os pilotos continuaram a coleta de dados em simulação de corrida.
Novos erros eram observados principalmente na Curve di Lesmo, com pilotos como Hamilton e Piastri extravasando os limites de pista, como aconteceu com Charles Leclerc na Ascari. O australiano aproveitou os últimos instantes de pista livre para conduzir testes aerodinâmicos pela McLaren, com o flow-vis espalhado na lateral direita do MCL39.
Leclerc runs wide at Ascari 😮#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/hyIFM8wqeH
— Formula 1 (@F1) September 5, 2025
Para fechar o dia, sem surpresas, os pilotos fizeram o teste de largada, se preparando para o domingo.
FP2 CLASSIFICATION
Sainz P3, Albon P7 👏👏#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/okELIZod7g
— Formula 1 (@F1) September 5, 2025
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Um Comentário