ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Norris lidera primeiro dia de testes da F1 no Bahrein; Verstappen e Leclerc completam o top-3

McLaren fecha quarta-feira na frente com 1m34s669, enquanto Verstappen supera 100 voltas; Mercedes e Aston Martin enfrentam desafios de quilometragem

A Fórmula 1 começa forte no Bahrein, com o primeiro dia de verificações acontecendo no circuito. Lando Norris conseguiu a melhor marca do dia, estabelecendo a marca de 1m34s669. Embora os tempos ainda não sejam plenamente representativos nesta fase da pré-temporada, alguns pilotos optaram por encerrar o dia registrando ao menos uma volta em ritmo mais competitivo.

Como foi o caso de Max Verstappen, que ficou com a segunda colocação, registrando o tempo de 1m34s798 próximo do final da sessão. A marca foi atingida quando o competidor estava com os pneus C3 (macios nessa sessão) instalados, apesar de não ser uma volta perfeita, por conta de alguns erros. O neerlandês fechou o dia com 135 giros, atingindo uma excelente quilometragem, em um dia que andou sozinho com o carro da Red Bull.

LEIA MAIS: Max Verstappen começa testes no Bahrein na liderança

Charles Leclerc obteve a terceira colocação guiando a Ferrari (1m35s190). O monegasco superou a quilometragem de Lewis Hamilton ao fazer 80 voltas a tarde, enquanto o britânico conseguiu apenas 52 giros.

O dia foi cheio de surpresas, a primeira bandeira vermelha aconteceu com Franco Colapinto, enquanto Nico Hülkenberg provocou a segunda paralisação do dia com a Audi.

A Mercedes que comandou os três dias que esteve em pista em Barcelona, teve uma apresentação mais tímida no Bahrein. George Russell ficou apenas com a sexta colocação (tempo obtido pela manhã), enquanto Andrea Kimi Antonelli foi prejudicado em sua sessão por um problema no W17 que tirou ele da pista por três horas. O italiano tentou recuperar o tempo perdido, fechando o dia com 29 voltas.

A Aston Martin também lidou com uma baixa quilometragem, rodou pouquíssimo em Barcelona, chegando apenas no penúltimo dia de atividades no circuito e entrando na pista na última hora do mesmo dia. A primeira avaliação no Bahrein não é nada promissora, pois conseguiram apenas 36 voltas. Lance Stroll foi escalado para um dia completo de testes, rodando principalmente pela manhã quando fez 33 voltas.

A Fórmula 1 volta nesta quinta-feira (11) para o segundo dia de avaliações, com as equipes contando novamente com oito horas de pista.

Sessão Vespertina

Após a pausa para o almoço, equipes como McLaren, Mercedes, Ferrari, Williams, Audi, Alpine e Cadillac optaram por realizar a mudança dos seus pilotos, desta forma Lando Norris, Andrea Kimi Antonelli, Charles Leclerc, Alexander Albon, Nico Hülkenberg, Pierre Gasly e Sergio Pérez surgiram na tabela de tempos.

Max Verstappen foi o líder da manhã, com a marca de 1m35s433, no entanto, os tempos na pré-temporada não são tão expressivos, pois as equipes têm a opção de trabalhar com cargas de combustível diferentes, além de seguirem o seu próprio cronograma. O mais importante sem dúvidas é a quilometragem adquirida.

A sessão demorou um pouco para engrenar, já que as equipes que decidiram fazer a troca dos seus pilotos, precisavam fazer ajustes nos carros. Enquanto isso, Max Verstappen que tinha um dia completo de contato com o RB22, retornou ao traçado com os pneus C2, após completar 62 voltas pela manhã.

A Williams está na pista, recuperando o tempo perdido depois da sessão em Barcelona, quando não conseguiram fazer parte dos testes. O time Grove optou por ter os dois pilotos em pista em seu primeiro dia de atividades. Logo o tailandês estava rodando próximo da marca obtida por Carlos Sainz.

Neste primeiro dia, as equipes tiveram uma abordagem um tanto conservadora em pista, afinal, eles não precisam revelar todo o seu potencial aos adversários. As equipes aparentam priorizar o maior consumo de combustível, para entender como os carros estão se comportando com cargas mais pesadas. Também existe um trabalho minucioso para verificar a operação dos pneus, pois enfrentaram temperaturas muito baixas em Barcelona.

Novamente a Audi chama a atenção, mas não do lado positivo. A equipe provocou a segunda bandeira vermelha do dia, pois o carro de Nico Hülkenberg ficou parado na pista, mas conseguiu fazer o carro funcionar, evitando a necessidade dos fiscais pintarem na pista.

Por conta da paralisação forçada, as equipes aproveitaram o momento para fazer alguns ajustes nos carros, deixando a área de box bem movimentada.

A boa notícia para a Audi, é que o problema com o carro guiado por Hülk não durou muito. Quando o alemão retornou ao traçado, o seu carro contava com o flow-vis, para mais verificações aerodinâmicas.

Na metade da tarde, Charles Leclerc já contava com um bom número de voltas, com 31 giros o competidor tomou a quarta colocação na tabela de tempos, ficando dois décimos à frente de Lewis Hamilton. Juntos, a dupla de pilotos do time italiano já contava com 83 giros.

Restando 1h45m para o final do primeiro dia de testes no Bahrein, Max Verstappen com pneus C3 novos registrou 1m34s830, reduzindo a marca que tinha obtido pela manhã. O neerlandês também ultrapassou a barreira das 100 voltas, quando iniciava outro programa.

Enquanto as outras equipes estavam se concentrando em seus programas, Andrea Kimi Antonelli foi para o traçado completando apenas uma volta de instalação. O italiano retornou para os boxes e não saiu mais de lá. A Mercedes não apresentou problemas no Shakedown em Barcelona e tudo correu bem pela manhã, com Russell obtendo 56 voltas.

Restando quinze minutos para o final da penúltima hora de testes, Lando Norris saltou para a ponta com a McLaren, o britânico com pneus médios (C2) cravou 1m34s669, superando o tempo de Verstappen em 0s151.

Na última hora do dia, Antonelli retornou para o traçado, tentando se recuperar do revés de ficar a maior parte da tarde nos boxes. Por outro lado, Lance Stroll que também tinha sumido da pista, contava com apenas 36 voltas – e sua equipe teve pouco tempo de contato com a pista em Barcelona, pois chegaram ao circuito no penúltimo dia e o canadense teve apenas cinco giros.

Dos boxes, Jake Doohan – agora piloto reserva da Haas – acompanhava a sessão feita por Esteban Ocon. O francês, rompeu a barreira das 100 voltas, um pouco antes da meia hora final, enquanto ocupava a quarta colocação na tabela de tempos, com a marca de 1m35s578.

Na reta principal do traçado, os carros estavam atingindo a velocidade de 312 km/h, mas antes de chegar ao final da reta, a velocidade começava a cair vertiginosamente. Os pilotos ainda estão tentando entender os novos sistemas, que envolve a complexa necessidade de recuperar energia ao longo da volta.

Ao final do dia foi possível identificar alguns erros de competidores em pista, como Antonelli – em duas vezes durante uma mesma volta, assim como Esteban Ocon.

Para fechar o dia, tanto Ferrari, como Alpine faziam o uso do flow-vis; no caso da equipe italiana para verificar o fluxo do ar até o difusor, enquanto no time francês a asa traseira era o seu ponto de análise.

Tabela de tempos do primeiro dia de testes no Bahrein – Foto: divulgação Fórmula 1

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading