Lando Norris conquistou a sétima pole da carreira neste sábado (19) em Austin. O piloto quase foi superado por Max Verstappen, mas a batida de George Russell no final do Q3 deu por encerrada a sessão.
O britânico anotou a marca de 1m32s330 com a McLaren, mas foi uma diferença pequena que deu a pole para Norris, já que Verstappen esteve separado por apenas 0s031 do adversário.
Carlos Sainz que deu um show na Sprint, faturou a terceira posição para a largada, seguido por Charles Leclerc que foi o quarto colocado. Oscar Piastri encaixou o segundo carro da McLaren na quinta posição.
George Russell foi o sexto colocado com a Mercedes. O britânico perdeu o controle do carro na curva 19, danificando a lateral direita com o impacto na barreira de contenção. Veremos como será o trabalho de recuperação do W15 e se o impacto não vai gerar uma punição para o piloto.
Pierre Gasly representou a Alpine na sétima posição, com Fernando Alonso e a Aston Martin em oitavo. Kevin Magnussen fez mais um Q3 com a Haas, enquanto Sergio Pérez foi apenas o décimo colocado com uma volta deletada no Q3 e a chance de fazer uma volta rápida prejudicada.
Lewis Hamilton ficou preso no Q1, a Mercedes identificou um problema em seu carro depois da prova Sprint. Com as alterações que foram realizadas, o piloto sentiu que o W15 ficou pior e muito mais difícil de guiar, não conseguindo progredir na sessão. Hamilton obteve apenas a décima nona posição.
Liam Lawson está punido, pelas trocas realizadas no motor utilizado pelo piloto, desta forma o grid sofrerá uma pequena alteração depois da classificação.
A Fórmula 1 retorna neste domingo às 16h (pelo horário de Brasília), para a disputa do GP dos Estados Unidos.
Saiba como foi a classificação do GP dos Estados Unidos
Depois da realização da Sprint, os pilotos retornaram mais uma vez ao traçado, para disputar a classificação do GP dos Estados Unidos.
Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 39 °C, com 28 °C no ambiente. Nesta classificação não existia a obrigatoriedade do uso de pneus, como aconteceu na atividade de sexta-feira.
Q1
Os pilotos que eram enviados para a pista usavam os pneus macios logo de cara. Fernando Alonso se livrou de Liam Lawson na saída dos boxes, depois de um embate com o competidor na Sprint.
Zhou Guanyu abriu a tabela de tempos com a marca de 1m35s479, com os pneus macios novos. No entanto, rapidamente Fernando Alonso reduziu a marca cravando 1m34s496, com Lando Norris obtendo 1m34s029 em sua primeira tentativa de volta rápida.
Logo no início da sessão, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda e Charles Leclerc tiveram tempos de volta deletados por extravasar os limites de pista.
Não demorou para Max Verstappen mostrar que estava no comando e anotar 1m33s690, roubando a ponta. O holandês foi enviado para a pista com pneus macios usados.
Restando cinco minutos para o final do Q1, Pierre Gasly tinha roubado a ponta, com o tempo de 1m33s550. Instantes depois, os dez primeiros eram: Leclerc, Gasly, Sainz, Verstappen, Hülkenberg, Lawson, Piastri, Ocon e Pérez. Estavam na zona de eliminação: Bottas, Russell, Hamilton, Zhou e Tsunoda. Hamilton também foi acometido por uma volta deletada.
Antes do cronômetro zerar, Verstappen melhorou ainda mais o seu tempo, com a marca de 1m33s046, enquanto Hamilton era eliminado no Q1, mesmo usando um jogo novo de pneus macios. Lawson surpreendeu cravando 1m33s339, separado por apenas 0s293 de Verstappen, com Pérez em nono.
Mesmo com Lawson avançando na classificação, o piloto sabe que terá uma punição para cumprir, pois a Racing Bulls optou por dar um carro praticamente novo para o neozelandês.
Eliminados
16) Alexander Albon – 1m34s051
17) Franco Colapinto – 1m34s062
18) Valtteri Bottas – 1m34s152
19) Lewis Hamilton – 1m34s154
20) Zhou Guanyu – 1m34s228
Q1 CLASSIFICATION
Liam Lawson hits the ground running! P3 👏👏👏#F1 #USGP pic.twitter.com/0e6FlkvllW
— Formula 1 (@F1) October 19, 2024
Q2
Quando o Q2 foi iniciado, Verstappen foi rapidamente liberado, pois estava utilizando um pneu macio usado. O holandês anotou 1m33s052, contra 1m33s429 de Gasly e 1m33s433 de Sainz. Pérez que já usava pneus macios novos, obteve apenas 1m33s487.
Norris foi o primeiro piloto a entrar na casa de 1m32s851, superando Verstappen em 0s201. Assim que todos os pilotos contavam com uma volta rápida, com exceção de Lawson, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Piastri, Russell, Gasly, Sainz, Pérez, Hülkenberg, Magnussen e Tsunoda. Os pilotos passavam brevemente nos boxes para instalar um novo jogo de pneus macios. Lawson, por sua vez, estava no Q2 apenas para auxiliar Tsunoda e ceder o vácuo para o companheiro de equipe.
Com o cronômetro quase zerado, Pérez saltou para o quarto lugar. Tsunoda passou a ocupar o nono lugar. Verstappen encontrou espaço para melhorar ainda mais o seu tempo, obtendo 1m31s584 com a Red Bull.
Fernando Alonso tirou Tsunoda do Q3, ocupando então a nona posição.
Eliminados
11) Yuki Tsunoda – 1m33s506
12) Nico Hülkenberg – 1m33s544
13) Esteban Ocon – 1m33s597
14) Lance Stroll – 1m33759
15) Liam Lawson – Sem temp
Q2 CLASSIFICATION
Verstappen from Sainz then Norris… Gasly also through to Q3 👏#F1 #USGP pic.twitter.com/YrSJieijA1
— Formula 1 (@F1) October 19, 2024
o
Q3
No início do Q3, apenas Russell, Magnussen, Pérez e Gasly usavam pneus macios usados, o restante estava com compostos novos. Norris assumia a ponta com 1m32s330, com uma diferença de 0s031 para Verstappen. O holandês superou Sainz, que tinha o tempo de 1m32s652, contra 1m32s740 de Leclerc. Piastri foi empurrado para o quinto lugar, seguido por Russell, Gasly e Magnussen. Pérez era o nono colocado com o tempo de volta deletado.
Quando Alonso completou a sua volta, em uma pista vazia, ocupou o oitavo lugar, superando Magnussen.
Os pilotos, que ainda tinham pneus, se prepararam para uma nova saída. O embate entre Verstappen e Norris era observado.
Russell acabou estampando a barreira de contenção na curva 19 e sua batida determinou o encerramento da classificação. Portanto, Norris ficou com a pole, obtendo a sétima da carreira.
Verstappen tinha tudo para superar o adversário, mas Russell não permitiu essa segunda batalha.
QUALIFYING CLASSIFICATION
Lando Norris’ first flying lap is good enough for pole after George Russell’s crash late in Q3 brought out the yellow flags #F1 #USGP pic.twitter.com/DgQ2DXKM4i
— Formula 1 (@F1) October 19, 2024
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.