AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1PostRally

Não é inédito! Etapas canceladas já se fizeram presentes na história do automobilismo

Eventos pelo mundo estão sendo adiados ou cancelados por conta do coronavirus, mas está não é a primeira crise que já impediu corridas de serem realizadas. Confira algumas provas que enfrentaram problemas e tiveram que ser canceladas ou adiadas:

lll 24 Horas de Le Mans de 1936

Fonte: Pirelli

A greve geral na França impossibilitou a 14ª edição das 24 Horas de Le Mans. A prova estava marcada para os dias 14 e 15 de junho, mas devido a greve de trabalhadores no país, a Depressão Econômica e os protestos, a corrida não foi realizada.

lll RAC Rally 1967

Com medo que a febre aftosa pudesse ser propagada por conta do evento, o cancelamento do Rally no País de Gales e outros eventos esportivos foi decretado. Os custos do cancelamento do evento foram estimados em £ 250.000. O evento de cinco dias e 2.500 milhas deveria ter começado pelo aeroporto de Londres, onde os carros já estavam sendo preparados, antes do anúncio.

lll GP da África do Sul de 1982

Fonte: Pirelli

Está prova até foi realizada, mas ficou por um fio de não acontecer. Na quinta-feira os pilotos foram chamados para assinar um contrato acerca da superlicença. No entanto o que era para ser uma mera formalidade, passou a ter uma conotação abusiva, pois isentava a responsabilidade em caso de acidentes nas provas dos organizadores, equipes e autoridades ligadas ao automobilismo.

Os pilotos se trancaram no quarto de hotel esperando que a situação fosse resolvida e um acordo ocorreu na última hora.

lll GP da Bélgica de 1985

A prova estava marcada para o dia 2 de junho, mas foi adiada para 15 de setembro. O asfalto de SPA foi recapeado, para melhorar a aderência dos carros quando a pista estivesse molhada, mas o que se viu foi a degradação da parte superior do asfalto. Tentaram resolver o problema da noite para o dia, após os problemas que apareceram na sexta-feira, mas os pilotos declararam que era inviável realizar uma corrida.

O piloto da Renault, Derek Warwick disse: “É impossível guiar, muito menos correr”.

lll Rally Sueco de 1990

Inicialmente alguns eventos foram cancelados por conta do mau tempo, mas desta vez na Suécia a falta de uma camada decente de neve, não possibilitou aderência para os pneus próprios para o gelo. Os competidores enfrentariam um risco maior se ela fosse realizada com aquelas condições.  

lll Grande Prêmio da China de 1999

O que levou o cancelamento do GP da China de 1999, foi o fator técnico, o circuito de Zhuhai não atendia os padrões exigidos pela FIA. A prova seria a segunda corrida do calendário, como fora anunciado por Bernie Ecclestone, mas ela foi cancelada antes do início da temporada. O GP da China só entrou para o calendário da Fórmula 1 em 2004. 

lll Rali Dakar 2008

Fonte: Pirelli

O Rali Dakar é uma das provas mais conhecidas, por ser de longa duração e inicialmente partir de Paris na França até o Dakar em Senegal. Na véspera de Natal de 2007 quatro turistas franceses foram mortos na Mauritânia. A edição de 2008 precisou ser cancelada 24 horas antes do seu início devido a tensão por conta de atentados. Os organizadores do evento não conseguiam garantir a segurança dos competidores, pois existia uma ameaça terrorista.

lll GP do Bahrein de 2011

Em 2011, nada de corrida. Fonte: CNN

O GP do Bahrein seria a primeira prova daquela temporada, inicialmente ele foi adiado e depois cancelado pela Fórmula 1, o motivo foi a Primavera Árabe. Distúrbios políticos foram causados no Oriente Médio.

Um ano após o cancelamento da corrida, a prova no Bahrein foi realizada mediante a tensão de inúmeros protestos locais contra a sua realização. Durante a quinta-feira funcionários da Force India tiveram o veículo atacado quando estavam se deslocando do circuito para o hotel que estavam hospedados. Na sexta o time optou por não participar do TL2, para chegar mais cedo nas acomodações e foram punidos pela FOM no sábado, que não mostrou os seus carros na transmissão.

lll Rali da Austrália de 2019

Fonte: Pirelli

Antes do coronavírus abalar o mundo, a Austrália enfrentava incêndios por todo o país. As equipes que disputariam o evento chegaram na Austrália no âmbito que realizar um evento menor. Mas precisaram retornar para casa, pois a seriedade da situação inviabilizava a continuação da prova.

Post baseado no: 10 MOTORSPORT EVENTS THAT DIDN’T GO TO PLAN

[powerpress_subscribe]

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. Não teve um Lemans séries cancelado aqui no Br ? Ou foi antes de entrar no calendário do ano?

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo