O GP da Itália neste domingo (01) foi marcado por uma corrida estratégica e um duelo intenso entre McLaren e Ferrari. Oscar Piastri tinha tudo para levar essa vitória, mas o time da casa apostou na estratégia de apenas uma parada e sustentou a escolha até o final.
Charles Leclerc conquistou a sua segunda vitória na temporada 2024, o piloto monegasco superou o revés em Mônaco e desta vez conseguiu buscar uma vitória para a Ferrari na casa da equipe. Leclerc vence pela sétima vez na Fórmula 1, em uma corrida que significa muito para a equipe.
Oscar Piastri se contentou com o segundo lugar; com os pneus se degradando, a McLaren optou por não arriscar a corrida do australiano e fazer a segunda parada foi a escolha mais segura para concluir o GP da Itália. Piastri foi autorizado a realizar voltas de classificação até o final, mas não alcançou o monegasco.
Lando Norris completou o pódio, faturando a terceira posição. O piloto da McLaren começou a prova como o pole, mas foi atacado pelo companheiro de equipe nos primeiros metros da corrida. A McLaren tem deixado os pilotos livres para duelar entre eles, então o time não cogitou fazer uma inversão entre os competidores, mesmo podendo reduzir a distância de Norris e Verstappen.
Carlos Sainz concluiu a prova na quarta posição, superado por Piastri e Norris. A escolha de apenas uma parada para Sainz deixou ele vulnerável na pista, mas de qualquer forma foi um grande resultado.
Lewis Hamilton concluiu a prova ocupando o quinto lugar, enquanto Max Verstappen foi o sexto colocado, depois que o time apostou na estratégia de duas paradas para o holandês. George Russell começou a corrida entre os primeiros colocados, mas ao cometer um erro, custou todo o desenvolvimento da sua prova, desta forma o britânico foi o sétimo colocado.
Sergio Pérez terminou a corrida pela mesma posição que começou, ocupando o oitavo lugar. Alexander Albon faturou o nono lugar, seguido por Kevin Magnussen que representou a Haas no top-10, depois que Nico Hülkenberg teve uma passagem desastrosa neste domingo.
Franco Colpainto em sua primeira corrida pela Williams escalou o pelotão e concluiu a prova ocupando o décimo segundo lugar.
A Fórmula 1 realiza uma breve pausa, retornando no Azerbaijão entre os dias 13 a 15 de setembro.
Saiba como foi o GP da Itália
Lando Norris conquistou a pole para o GP da Itália, mantendo a grande performance da McLaren. Oscar Piastri completou a primeira fila com o seu companheiro de equipe.
O revés da Red Bull foi grande, Max Verstappen obteve apenas o sétimo lugar para a largada, seguido por Sergio Pérez em oitavo. Uma das classificações que os companheiros de equipe estiveram mais próximos.
Começaram com os pneus duros: Max Verstappen, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Valtteri Bottas. O restante do pelotão apostava nos pneus médios.
O asfalto estava com a temperatura na casa dos 55 °C, com 35 °C no ambiente.
Largada autorizada, Lando Norris conseguiu se manter na ponta. Norris tentou fechar Oscar Piastri e os foi foram duelando até a primeira variante, quando o companheiro de equipe saltou para a ponta. Charles Leclerc aproveitou o momento para também superar Norris.
George Russell foi tocado na primeira curva do circuito com Piastri, o piloto da Mercedes retornou para o traçado apenas na sétima posição. O carro do britânico estava com a asa dianteira danificada.
Ainda na primeira volta, Nico Hülkenberg foi tocado por Daniel Ricciardo. O piloto da Haas que tinha se classificado entre os dez primeiros, caiu para o final do pelotão.
Os duelos aconteciam, o final do pelotão ocorria algumas trocas de posição. Lance Stroll foi parar na décima oitava posição, preso atrás de Franco Colapinto.
No segundo giro foi autorizado o uso do DRS, os pilotos então estavam presos atrás desse trenzinho, mas as ameaças aconteciam. Com a terceira volta, os dez primeiros eram: Piastri, Leclerc, Norris, Sainz, Hamilton, Verstappen, Russell, Pérez, Albon e Alonso.
Com a corrida atrapalhada, Hülk ainda se chochou com Yuki Tsunoda. Na sequência o alemão se dirigiu aos boxes para instalar os pneus duros.
Durante a oitava volta, Tsunoda se dirigiu aos boxes para abandonar a corrida, depois da batida com Hülkenberg. Neste momento restavam apenas 19 carros na pista.
Os comissários passaram a distribuir as punições, Ricciardo recebeu 5 segundos pelo incidente com Hülk, enquanto o piloto da Haas foi punido com 10 segundos pela colisão com Tsunoda.
Com dez voltas, Piastri tinha 1s1 de vantagem para Leclerc, a distância de 1s7 definia a diferença do monegasco para Norris. Em pista, Pérez superou Russell, para assumir a sétima posição.
Quando Russell foi chamado aos boxes na volta 12, a Mercedes substituiu os pneus médios pelos duros e ainda trocou a asa dianteira usada pelo piloto. Neste momento da corrida a pista já tinha perdido um pouco de temperatura, caindo para os 48 °C.
Com 14 voltas, os dez primeiros eram: Piastri, Leclerc, Norris, Sainz, Hamilton, Verstappen, Pérez, Albon, Magnussen e Ocon.
Norris foi chamado aos boxes na sétima volta, para tentar o undercut em Leclerc. O britânico foi devolvido na oitava posição, logo atrás de Alex Albon. Magnussen também acompanhou o piloto da McLaren nos boxes.
A Ferrari respondeu a parada de Norris e de fato Leclerc voltou atrás do rival. Como as paradas da McLaren foram antecipadas, o monegasco não entendeu o motivo para não permanecerem mais tempo em pista.
Carlos Sainz se tornou o líder da corrida, acompanhado por Verstappen e Pérez. Daniel Ricciardo por sua vez, recebeu uma punição de 10 segundos, já que a equipe não cumpriu a penalidade de cinco segundos corretamente. O mecânico que estava próximo da asa tocou no carro.
Com 20 voltas, Sainz trocou os seus pneus e foi devolvido logo atrás de Leclerc, mas era ameaçado por Hamilton. Verstappen assumiu a liderança da pista, mas extravasou os limites de pista brevemente, carregando um pouco de brita para o traçado.
Max Verstappen parou na volta 23, para instalar outro jogo de pneus duros. A parada do holandês durou 6s2, por conta da dificuldade do time de substituir os pneus traseiro direito. O holandês teria a oportunidade de fazer uma prova sem poupar pneus já que tem uma segunda parada programada para instalar os pneus médios.
Na volta 26 os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Leclerc, Sainz, Hamilton, Verstappen, Pérez, Russell, Ocon e Alonso. Apenas Ocon e Bottas permaneciam com os pneus do início da prova.
Na liderança Oscar Piastri comandava a corrida, enquanto ele e Norris se dividiam para buscar a volta rápida.
Russell e Pérez duelavam pela sétima posição, o piloto da Mercedes extravasou os limites de pista na volta 31, precisando devolver a posição para o adversário. Pouco depois, Leclerc atacava Norris pela segunda posição, depois que o britânico cometeu um erro e precisou usar o caminho alternativo na pista.
A McLaren optou pela segunda parada, Norris substituiu os seus pneus duros, para instalar um novo jogo do mesmo composto. O vice-líder da corrida foi devolvido na sexta posição, logo atrás de Verstappen. Magnussen superou Albon para se tornar o décimo colocado.
A corrida seguiu e as equipes iniciavam a segunda rodada de paradas, Russell e Bottas também foram chamados aos boxes. Na volta 35, os dez primeiros eram: Piastri, Leclerc, Sainz, Hamilton, Verstappen, Norris, Pérez, Alonso, Magnussen e Albon.
Três voltas depois, Norris se aproximava ainda mais de Verstappen, o holandês era instruído a lutar com o rival pela posição, mesmo sabendo que seria necessário o piloto da Red Bull fazer uma parada adicional para cumprir o regulamento.
Restando 15 voltas para o final, Piastri realizou a sua segunda parada, o australiano foi devolvido à frente de Verstappen e Norris. Leclerc assumiu a liderança da prova, acompanhado por Sainz. A troca adicional de Piastri ocorreu pois o seu pneu dianteiro direito estava enfrentando altos níveis de desgaste.
Foi na volta 41 que Norris superou Verstappen, conseguindo escolher um bom momento para concluir a manobra no holandês. Piastri aproveitava o momento para contar com mais de 4 segundos de vantagem para o companheiro de equipe.
A corrida se aproximava do final com a dupla da Ferrari na liderança. Piastri tentava fazer a aproximação em Sainz, mas ainda restavam 4 segundos de vantagem.
A dupla da McLaren foi autorizada para realizar voltas de classificação até o final da prova, para buscar a dupla da Ferrari. Durante o giro 46, Piastri concluiu a ultrapassagem em Sainz, retomando o segundo lugar. No entanto, era uma distância de 11 segundos que separava o australiano do monegasco.
Os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Sainz, Norris, Hamilton, Verstappen, Russell, Pérez, Magnussen e Albon. O espanhol da Ferrari ficou vulnerável aos ataques de Norris, não demorando para que o britânico se tornasse o líder do campeonato.
O monegasco controlou a sua corrida até o final, enquanto Piastri fazia o trabalho de diminuir a distância entre eles. A Ferrari acertou na estratégia, enquanto Leclerc fez um excelente trabalho em pista para obter esse excelente resultado para a sua equipe. Piastri cruzou a linha de chegada separado por 2s6 do monegasco. Norris completou o pódio do GP da Itália.
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