O anúncio nesta segunda-feira (03) não foi sobre uma renovação de contrato, mas sim o encerramento de uma parceria. A Alpine e Esteban Ocon optaram por se separar ao final da temporada 2024 da Fórmula 1.
Após uma união de cinco anos, Ocon deixará a equipe francesa que passou a integrar em 2020. O francês conquistou sua primeira vitória com a Alpine em 2021, durante o GP da Hungria, além dos pódios no GP de Sakhir de 202 e o GP de Mônaco de 2023.
Sabemos que a Alpine está passando por uma reestruturação, uma das muitas que a equipe realizou nos últimos anos na tentativa de voltar a ser um time competitivo. Agora com Bruno Famin atuando como chefe de equipe, ele segue avaliando a formação de pilotos para 2025.
O que se sabe, é que Esteban Ocon não permanecerá com a equipe. O francês tinha um contrato estabelecido até o final da temporada 2024, assinado ainda em junho de 2021.
A equipe francesa deve anunciar a sua formação de pilotos em breve, mas tudo em seu “devido tempo”.
“Gostaríamos de agradecer em primeiro lugar ao Esteban pelo seu compromisso com a equipe nos últimos cinco anos. Durante o seu tempo, celebramos alguns momentos fantásticos juntos, o melhor dos quais no Grande Prémio da Hungria de 2021, com uma vitória memorável na corrida”, comentou Bruno Famin.
“Ainda temos 16 corridas para completar em 2024, juntamente com um objetivo claro: continuar a trabalhar incansavelmente como equipa para lutar pelos melhores resultados em pista. Desejamos a Esteban o melhor para o próximo capítulo de sua carreira de piloto quando esse momento chegar.”
Na última semana rumores apontavam que Ocon se quer disputaria o GP do Canadá. Em Mônaco Ocon e Pierre Gasly bateram durante a primeira volta, dado o impacto que catapultou o carro de Ocon, o piloto francês abandonou a corrida.
Desde a contratação de Pierre Gasly em 2023, ficou claro que a Alpine teria pela frente um desafio, já que a sua dupla de pilotos não tinha um bom relacionamento. Entende-se que devido os problemas internos da equipe, além da dificuldade para gerenciar os dois competidores, eles estão buscando uma alternativa melhor.
Em Mônaco, a Alpine que vem realizando uma das temporadas mais complicadas, tinha a chance de levar os dois carros para a zona de pontuação, mas após o contato entre os seus pilotos, acabou perdendo um dos seus competidores em pista. Gasly conseguiu salvar um ponto para o time durante a prova. Ocon carrega uma punição com a perda de cinco posições no grid de largada do GP do Canadá.
Depois da prova Ocon lidou com vários ataques nas redes sociais, o que levou o piloto a se pronunciar sobre a situação. Agora o piloto comenta sobre o encerramento do contrato com a Alpine. O francês deve aproveitar que ainda existem algumas vagas no grid para negociar a sua permanência no grid.
“A Alpine e eu concordados em nos separar no final da temporada 2024 da F1. A família Enstone-Viry desempenhou um papel significativo na minha vida, desde os meus primeiros dias no programa Lotus junior. Me sinto incrivelmente sortudo e privilegiado por alcançar as coisas que fiz com esta equipe, desde o meu primeiro pódio até minha primeira vitória na Fórmula 1. Essas conquistas foram realmente sonhos que se tornaram realidade”, comentou Ocon em seu twitter.
“Cruzei o caminho de tantas pessoas inspiradoras durante meu tempo aqui e há muitas pessoas a quem agradecer por seu trabalho árduo, paixão e dedicação à causa. Mas também pela gentileza e apoio que recebi ao longo dos anos. Tivemos muitos altos e certamente alguns baixos, mas tudo o que posso dizer é que foi uma honra correr ao seu lado, quer estivesse nas fábricas ou na pista. Ainda assim, há um longo caminho a percorrer nesta temporada e meu foco e energia estão 100% dedicados a esta equipe e ao trabalho que precisamos fazer juntos para seguir em frente e maximizar nossos resultados no caminho certo”, seguiu.
BWT Alpine F1 Team and I have agreed together to part ways at the end of the 2024 F1 season.
The Enstone-Viry family has played a significant part in my life, dating back to my Lotus junior programme days. I feel incredibly lucky and privileged to have achieved the things I did… pic.twitter.com/crzJwfQRpx
— Esteban Ocon (@OconEsteban) June 3, 2024
Sobre o seu futuro, Ocon menciona: “Tal como muito pilotos nesta temporada, muito tem se falado sobre o meu futuro além de 2024. As novidades serão anunciadas oportunamente.”
Ainda não se sabe que rumo a Alpine irá tomar para 2025, o time atualmente pode optar por promover Jack Doohan. O australiano encerrou a temporada 2023 da Fórmula 2 ocupando a terceira posição do campeonato. Embora não esteja no mesmo nível de Oscar Piastri – piloto que a Alpine perdeu para a McLaren -, Doohan seria uma opção interessante para a equipe, além de possibilitar que um jovem competidor da sua academia consiga uma vaga na F1.