AutomobilismoColunistasDestaquesMotoGPPost

MotoGP anuncia retorno ao Brasil em 2026: Goiânia sediará as corridas em acordo de cinco anos

Após estabelecer acordo de cinco anos, a MotoGP finalmente poderá retornar ao Brasil em evento programado para a temporada de 2026

A MotoGP confirmou nesta quinta-feira (12) que retornará ao Brasil O país receberá a categoria de motovelocidade a partir de 2026, com corridas programadas para acontecer até 2030, por conta de um acordo de cinco anos.

A praça escolhida para receber a categoria, não é o tradicional Autódromo de Interlagos, na realidade a categoria visitará Goiânia, com os eventos programados para ser sediados no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Entre 1987 e 1989 foram disputadas provas da MotoGP neste autódromo.

A categoria realizou outras visitas ao Brasil, escolhendo diferentes praças, antes de um intervalo que perdurou por duas décadas para que outra prova fosse viabilizada.

O autódromo de Goiânia passará por melhorias nesse intervalo até o recebimento da MotoGP, para se adequar as necessidades da competição.

O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa, onde a Dorna, representada pelo CEO, Carmelo Ezpeleta, além do governador de Goiás Ronaldo Caiado confirmaram o retorno da categoria ao Brasil. Também esteve presente Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport, empresa promotora do evento e também do GP de São Paulo de Fórmula 1.

A categoria sabe que o Brasil tem uma base de fãs e tem expandido o seu calendário. A MotoGP tem foco de fortalecer a comunidade tanto no Brasil como na América do Sul.

“O retorno da MotoGP a Goiás é um marco histórico para nós. Goiânia será, pelos próximos cinco anos, a casa da MotoGP no Brasil. Estamos trabalhando para garantir que a infraestrutura e os serviços proporcionem uma experiência inesquecível para pilotos, equipes e fãs”, declarou o governador Ronaldo Caiado .

A última passagem da MotoGP pelo Brasil aconteceu em 2004, no antigo Autódromo de Jacarepaguá, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Entre 1995 e 1997 e de 1999 a 2004, o circuito recebeu nove etapas da categoria. Embora tenham surgido planos para o retorno do campeonato, como a proposta de uma prova em Brasília em 2015, esses projetos não se concretizaram.

“A equipe Brasil Motorsport tem um histórico de trabalho com grandes ligas esportivas e organização de grandes eventos. Com base nessa experiência, estou convencido de que o MotoGP será um grande sucesso em Goiânia. Teremos um dos eventos esportivos mais emocionantes do mundo, juntamente com atrações de entretenimento, marcas fortes e fãs entusiasmados. Uma mistura que tem garantia de sucesso”, afirma Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport .

Carmelo Ezpeleta, CEO da detentora dos direitos de MotoGP Dorna Sports, acrescenta: “Estamos muito ansiosos para retornar ao Brasil. Temos uma boa base de fãs que sabemos que estão animados com esta notícia, assim como estamos ansiosos para voltar a correr por eles novamente, e este novo acordo também oferece uma oportunidade fantástica de expansão em um mercado-chave para o esporte e nossos fabricantes. O Brasil é um player global e um lugar que sempre acreditamos que merece um espaço em nosso calendário. Trabalhar com o governo de Goiás e a Brasil Motorsport, que têm um histórico impressionante e comprovado, é uma oportunidade que estamos muito animados para aproveitar.”


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo