A MotoGP confirmou nesta quinta-feira (12) que retornará ao Brasil O país receberá a categoria de motovelocidade a partir de 2026, com corridas programadas para acontecer até 2030, por conta de um acordo de cinco anos.
A praça escolhida para receber a categoria, não é o tradicional Autódromo de Interlagos, na realidade a categoria visitará Goiânia, com os eventos programados para ser sediados no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Entre 1987 e 1989 foram disputadas provas da MotoGP neste autódromo.
A categoria realizou outras visitas ao Brasil, escolhendo diferentes praças, antes de um intervalo que perdurou por duas décadas para que outra prova fosse viabilizada.
O autódromo de Goiânia passará por melhorias nesse intervalo até o recebimento da MotoGP, para se adequar as necessidades da competição.
Brazil, see you in 2026! 🇧🇷#MotoGP pic.twitter.com/MyK0DMkskL
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) December 12, 2024
O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa, onde a Dorna, representada pelo CEO, Carmelo Ezpeleta, além do governador de Goiás Ronaldo Caiado confirmaram o retorno da categoria ao Brasil. Também esteve presente Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport, empresa promotora do evento e também do GP de São Paulo de Fórmula 1.
A categoria sabe que o Brasil tem uma base de fãs e tem expandido o seu calendário. A MotoGP tem foco de fortalecer a comunidade tanto no Brasil como na América do Sul.
“O retorno da MotoGP a Goiás é um marco histórico para nós. Goiânia será, pelos próximos cinco anos, a casa da MotoGP no Brasil. Estamos trabalhando para garantir que a infraestrutura e os serviços proporcionem uma experiência inesquecível para pilotos, equipes e fãs”, declarou o governador Ronaldo Caiado .
A última passagem da MotoGP pelo Brasil aconteceu em 2004, no antigo Autódromo de Jacarepaguá, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Entre 1995 e 1997 e de 1999 a 2004, o circuito recebeu nove etapas da categoria. Embora tenham surgido planos para o retorno do campeonato, como a proposta de uma prova em Brasília em 2015, esses projetos não se concretizaram.
“A equipe Brasil Motorsport tem um histórico de trabalho com grandes ligas esportivas e organização de grandes eventos. Com base nessa experiência, estou convencido de que o MotoGP será um grande sucesso em Goiânia. Teremos um dos eventos esportivos mais emocionantes do mundo, juntamente com atrações de entretenimento, marcas fortes e fãs entusiasmados. Uma mistura que tem garantia de sucesso”, afirma Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport .
Carmelo Ezpeleta, CEO da detentora dos direitos de MotoGP Dorna Sports, acrescenta: “Estamos muito ansiosos para retornar ao Brasil. Temos uma boa base de fãs que sabemos que estão animados com esta notícia, assim como estamos ansiosos para voltar a correr por eles novamente, e este novo acordo também oferece uma oportunidade fantástica de expansão em um mercado-chave para o esporte e nossos fabricantes. O Brasil é um player global e um lugar que sempre acreditamos que merece um espaço em nosso calendário. Trabalhar com o governo de Goiás e a Brasil Motorsport, que têm um histórico impressionante e comprovado, é uma oportunidade que estamos muito animados para aproveitar.”
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.