AutomobilismoColunistasDestaquesPostStock Car
Tendência

Mitsubishi retorna à Stock Car Pro Series em 2025: novos desafios e histórias no horizonte

Após hiato, Mitsubishi anuncia seu retorno triunfante à Stock Car para a Temporada de 2025

A Mitsubishi Motors está pronta para reescrever sua história nas pistas, marcando seu regresso à Stock Car Pro Series a partir do ano de 2025. A emblemática fabricante japonesa confirmou seu retorno em um anúncio feito nesta sexta-feira (19), diretamente do Autódromo de Interlagos. Com um histórico de vitórias e títulos em sua primeira passagem pela categoria, entre 2005 e 2008, a Mitsubishi está pronta para dividir as pistas com gigantes como Toyota e Chevrolet na próxima temporada da Stock Car.

A Mitsubishi retorna à Stock Car 20 anos depois da sua primeira incursão
(Divulgação/Stock Car Pro Series)

Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil, expressou sua satisfação com o retorno da marca às competições automobilísticas, ressaltando o importante papel do esporte na trajetória da empresa. “É uma honra poder retornar à Stock Car. A Mitsubishi Motors sempre esteve muito ligada ao esporte. Apoiamos o esporte à vela, ciclismo, tênis e, claro, o esporte à motor”, afirmou Correia.

A Mitsubishi (ao centro) será a terceira montadora na Stock Car em 2025
(Divulgação/Stock Car Pro Series)

A decisão de reintegrar a Mitsubishi à Stock Car é parte de uma estratégia maior da categoria em atrair novas fábricas e expandir seu ecossistema. Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car, destacou a importância dessa parceria para o crescimento e a competitividade da competição. “Com a chegada da Mitsubishi, cumprimos uma etapa importante do nosso planejamento, que é trazer mais fábricas para o ecossistema da Stock Car”, afirmou Julianelli.

Detalhe do Eclipse Cross, modelo da Mitsubishi no seu regresso à Stock Car
(Divulgação/Stock Car Pro Series)

Durante sua primeira incursão na Stock Car, a Mitsubishi deixou sua marca com performances impressionantes. Ao longo de quatro temporadas, a montadora acumulou um total de 16 vitórias, 13 poles, 15 voltas mais rápidas e 38 pódios. Além disso, conquistou dois títulos, ambos com o lendário piloto Cacá Bueno, tornando-se uma força a ser reconhecida nas pistas brasileiras.

Lenda da Stock Car, Ingo Hoffmann fez sucesso correndo com a Mitsubishi
(Fernanda Freixosa/Stock Car)

Com o retorno da Mitsubishi, a Stock Car se prepara para uma temporada emocionante em 2025, marcada não apenas pela competição nas pistas, mas também pela introdução da nova geração de carros e o início da era SUV. A presença da icônica marca dos três diamantes promete adicionar mais emoção e rivalidade às corridas, reacendendo a paixão dos fãs pelo automobilismo brasileiro.

Três montadoras estão confirmadas para a nova era da Stock Car em 2025
(Divulgação/Stock Car Pro Series)

Essa nova fase da Mitsubishi na Stock Car promete escrever novos capítulos emocionantes na história do automobilismo nacional, com o Eclipse Cross liderando o caminho rumo à glória nas pistas.

Mitsubishi na Stock Car Pro Series
Modelo: Mitsubishi Lancer
Temporadas: 4 (2005, 2006, 2007, 2008)
Estreia: 1º de maio de 2005, Interlagos (SP)
Corridas: 48
Vitórias: 16
Primeira vitória: Ingo Hoffmann, 24 de julho de 2005, Curitiba (PR)
Última vitória: Cacá Bueno, 23 de novembro de 2008, Tarumã (RS)
Poles: 13
Primeira pole: Christian Fittipaldi, 29 de outubro de 2005, Buenos Aires (Argentina)
Última pole: Cacá Bueno, 6 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)
Voltas mais rápidas: 15
Primeira volta mais rápida: Wanderley Reck Jr., 15 de maio de 2005, Curitiba (PR)
Última volta mais rápida: Cacá Bueno, 23 de novembro de 2008, Tarumã (RS)
Pódios: 38
Primeiro pódio: Valdeno Brito, 15 de maio de 2005, Curitiba (PR)
Último pódio: Ingo Hoffmann, 7 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)
Títulos: 2 (Cacá Bueno, 2006 e 2007)
Pilotos: 37
Última prova: 7 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)

Piloto com mais vitórias a bordo de Mitsubishi na Stock Car
Cacá Bueno: 9

Piloto com mais poles a bordo de Mitsubishi na Stock Car
Cacá Bueno: 4

Piloto com mais voltas mais rápidas a bordo de Mitsubishi na Stock Car
Cacá Bueno: 5

Piloto com mais pódios a bordo de Mitsubishi na Stock Car
Cacá Bueno: 14

Cacá Bueno é o piloto mais bem-sucedido com a Mitsubishi na Stock Car
(Luca Bassani/Stock Car)

Todos os pilotos Mitsubishi na Stock Car
Adalberto Jardim (2005)
Alan Chanoski (2005, 2006, 2007)
Alan Hellmeister (2007)
Aldo Piedade Jr. (2007)
André Bragantini Jr. (2005)
Antônio Jorge Neto (2006, 2007, 2008)
Beto Giorgi (2007)
Cacá Bueno (2006, 2007, 2008)
Carlos Alves (2008)
Christian Conde (2006, 2007)
Christian Fittipaldi (2005, 2006)
Duda Pamplona (2005, 2006, 2007, 2008)
Fábio Carreira (2005)
Felipe Maluhy (2005, 2006, 2007, 2008)
Galid Osman (2007)
Ingo Hoffmann (2005, 2006, 2007, 2008)
José Cordova (2007)
Juliano Moro (2006, 2007)
Julio Campos (2007)
Lico Kaesemodel (2006, 2007, 2008)
Nonô Figueiredo (2007, 2008)
Paulo Salustiano (2005)
Pedro Gomes (2005)
Popó Bueno (2005)
Ricardo Etchenique (2006)
Ricardo Maurício (2006)
Roberto Pupo Moreno (2005)
Rodrigo Pimenta (2005)
Rodrigo Sperafico (2008)
Ruben Carrapatoso (2006, 2007)
Ruben Fontes (2008)
Sandro Tannuri (2005)
Tarso Marques (2006, 2007)
Thiago Medeiros (2008)
Valdeno Brito (2005)
Wanderley Reck Jr. (2005)
William Starostik (2007)

Mostrar mais

Rubens Gomes Passos Netto

Editor chefe do Boletim do Paddock, me interessei por automobilismo cedo e ao criar este site meu compromisso foi abordar diversas categorias, resgatando a visão nerd que tanto gosto. Como amante de podcasts e audiolivros, passei a comandar o BPCast desde 2017, dando uma visão diferente e não ficando na superfície dos acontecimentos no mundo da velocidade. Nas horas vagas gosto de assistir a filmes e séries de ação, ficção científica e comédia. Atuando como advogado, também gosto de fazer análises e me aprofundar na parte técnica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo