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Mesmo após apresentar breve problema, Max Verstappen lidera treino livre único na Áustria

O treino livre foi agitado, mas as equipes se concentraram principalmente na simulação de corrida. Foi apenas no final da sessão no Red Bull Ring que alguns pilotos avaliaram o ritmo de classificação

A Fórmula 1 visita a Áustria neste fim de semana, com a disputa da 11ª etapa da temporada 2024. A sexta-feira (28) foi iniciada com a realização do único treino livre, por conta do evento Sprint que será realizado. Max Verstappen encerrou a sessão na liderança, anotando 1m05s685 com os pneus macios.

O holandês enfrentou um problema no motor, gerando a única bandeira vermelha da sessão. A falha no motor foi resolvida rapidamente e Verstappen participou do restante da sessão normalmente. O piloto ainda é um forte candidato para dominar a etapa.

No entanto, a McLaren marca o território com a presença de Oscar Piastri na segunda posição, separado por 0s276 do holandês. Charles Leclerc foi o terceiro colocado com a Ferrari, seguido por Carlos Sainz. A dupla do time italiano ganhou um pouco de terreno na tabela de tempos, depois que Lewis Hamilton não usou os pneus macios e George Russell foi atrapalhado, obtendo apenas o oitavo lugar.

Hamilton fechou a sessão ocupando o quinto lugar, seguido por Esteban Ocon da Alpine. Lance Stroll até apareceu na segunda posição quando a atividade estava quase se encerrando, mas foi empurrado para o sétimo lugar. Yuki Tsunoda reclamou um pouco do carro no TL, mas ficou cm o nono lugar, seguido por Fernando Alonso que completou o Top-10.

A Fórmula 1 retorna hoje às 11h30 (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada da prova Sprint.

Saiba como foi o TL1 do GP da Áustria

Choveu no circuito do Red Bull Ring na quinta-feira e algumas gotas eram sentidas antes do início do TL1. Essa era uma preocupação das equipes ao longo do fim de semana, dado o clima instável nesta região.

Algumas equipes fizeram singelas atualizações em seus carros, Sauber e Mercedes fizeram uma mudança na asa traseira inferior (Beam Wing), enquanto a Ferrari apostou em entradas extras para a refrigeração do carro, pensando nessa demanda específica do circuito. A Red Bull também promoveu uma alteração na asa traseira, enquanto a McLaren mudou a suspensão dianteira e asa dianteira.

Por ser um fim de semana Sprint, as equipes contavam com apenas um treino livre para a verificação dos carros e preparação dos carros. Desta forma, quando a pista foi liberada, rapidamente os competidores passaram para uma volta de instalação e o início da coleta de dados, experimentando principalmente os pneus médios e duros.

No momento que a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 32 °C, com 22 °C no ambiente.

Rapidamente os tempos começaram a surgir na tabela. Por ser um circuito curto, o tempo de volta era de pouco mais de um minuto. Com dez minutos de sessão, Lewis Hamilton liderava com a marca de 1m06s925 estabelecida com os pneus duros.

A dupla da Mercedes já tinha completado 7 voltas no traçado. Russell melhorou a sua marca para 1m06s386, superando o companheiro de equipe, enquanto Max Verstappen surgiu na segunda posição, separado por 0s259. Os dez primeiros eram: Russell, Verstappen, Hamilton, Norris, Magnussen, Pérez, Piastri, Sainz, Gasly e Leclerc.

Logo a dupla da Williams utilizava os pneus macios, Alexander Albon ocupava a décima primeira posição, enquanto Logan Sargeant era o décimo quarto colocado na tabela, com o seu melhor tempo sendo obtido na casa de 1m07s645.

Nos primeiros 20 minutos de sessão, os pilotos já reclamavam de outros competidores, pois tinham algumas voltas prejudicadas, dado o tráfego intenso.

Os pilotos se encaminharam aos boxes quando restavam cerca de 38 minutos para o final do treino livre, os dez primeiro eram: Hamilton, Russell, Verstappen, Pérez, Norris, Leclerc, Sainz, Magnussen, Piastri e Ocon. Aproveitando as temperaturas mais amenas, a Mercedes chamava a atenção, apresentando um ritmo melhor.

Quando os pilotos começaram a retornar ao traçado, os pneus do início da sessão ainda eram explorados.

Chegando na metade do treino livre, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Max Verstappen enfrentava problemas no motor, quando completava a última parte do circuito. O piloto encostou o carro na reta dos boxes e precisou de ajuda dos fiscais para ser encaminhado ao pit-lane.

Em uma primeira avaliação o problema no carro de Verstappen aparentava ser algo elétrico ou eletrônico. Rapidamente o time começou a trabalhar no carro do holandês, tentando solucionar a questão para permitir o retorno do piloto ao traçado.

O problema de falha no motor não persistiu e a Red Bull liberou Verstappen para participar dos últimos 20 minutos de sessão. A questão do carro foi solucionada rapidamente.

A simulação de corrida foi executada pelas equipes, focados também na necessidade de atestar a durabilidade os pneus que devem ser mais utilizados ao longo dos próximos dias.

Nos últimos 10 minutos, os competidores instalaram os pneus macios para encerrar a sessão avaliando o ritmo de classificação. Os tempos começaram a melhorar, a dupla da Sauber pintou na sétima e oitava posição, com Zhou Guanyu cravando 1m06s919, contra 1m06s925 de Valtteri Bottas.

Enquanto os pilotos aqueciam os pneus, Lance Stroll saltou para o segundo lugar com a marca de 1m06s384. Com o final da sessão se aproximando, Verstappen saltou para a ponta com a marca de 1m05s658, seguido por Oscar Piastri que anotou 1m05s961.

Na finalização da sessão, Hamilton foi o único que evitou o uso dos pneus macios. A Williams optou por usar os pneus médios antes do cronômetro zerar. Com a volta rápida abortada por George Russell, o piloto da Mercedes ficou apenas com a oitava posição na tabela de tempos, com a Ferrari ganhando um pouco de terreno. No entanto, o fim de semana parece mais favorável para o trabalho exercido pelo time alemão.

Norris não sobiu na tabela de tempos como Piastri usando os pneus macios, pois cometeu um erro em sua volta rápida, se mantendo na décima terceira posição.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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