ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Mercedes, McLaren e Ferrari ficam próximas no único treino livre em Zandvoort

Mercedes começa o fim de semana à frente da McLaren em Zandvoort, enquanto Ferrari aparece logo atrás na preparação para a classificação da Sprint

A sexta-feira (21) em Zandvoort começou com o único treino livre do fim de semana, dando às equipes uma curta janela para preparar os carros antes das atividades competitivas. A sessão foi movimentada desde os primeiros minutos, com os times inicialmente concentrados na avaliação do ritmo de corrida. Nos minutos finais, os pilotos partiram para as simulações de classificação, quando Andrea Kimi Antonelli colocou a Mercedes na liderança, com o tempo de 1m12s949.

Lando Norris, vencedor do GP da Hungria antes das férias de verão, terminou na segunda posição, apenas 0s121 atrás do líder. O piloto da McLaren apresentou um ritmo competitivo e surge como um dos nomes para acompanhar ao longo do fim de semana.

George Russell completou a primeira fila ao posicionar a segunda Mercedes em terceiro, com 1m13s074. Lewis Hamilton, que chegou a ocupar a liderança durante parte da sessão, terminou em quarto. Na simulação de classificação, a Ferrari ficou atrás das Mercedes e McLaren, mas com uma diferença bastante apertada: o heptacampeão registrou 1m13s139. Charles Leclerc fechou o top-5, com 1m13s238. Oscar Piastri apareceu logo atrás, em sexto, com 1m13s608, sem conseguir repetir o desempenho apresentado pelo companheiro de equipe.

Sem levar novidades para Zandvoort, a Audi ainda conseguiu colocar Nico Hülkenberg entre os dez primeiros. O alemão terminou em sétimo, com 1m13s784, seguido por Pierre Gasly, da Alpine, com 1m13s911. Gabriel Bortoleto completou a dupla da equipe francesa em nono, ao marcar 1m13s992, enquanto Arvid Lindblad encerrou o top-10, com 1m14s285.

A Fórmula 1 retorna à pista às 11h30 (horário de Brasília) para a classificação que definirá o grid de largada da Sprint em Zandvoort.

Saiba como foi o único treino livre do GP da Holanda

A Fórmula 1 retornou neste fim de semana, após a pausa destinada as férias de verão. A categoria tem um evento Sprint pela frente, contando com apenas um treino livre para se preparar.

Com a ausência de Isack Hadjar, Liam Lawson ganhou mais uma oportunidade para correr pela Red Bull, enquanto Yuki Tsunoda foi escalado para substituir o neozelandês na Racing Bulls. Lawson recebeu a notícia da mudança na segunda-feira, enquanto Tsunoda foi surpreendido no dia seguinte, enquanto estava em uma praia da Grécia. Ambos tiveram apenas um dia de simulador com os respectivos carros para fazer a sua preparação para o evento.

Em termos de atualização, McLaren, Mercedes, Red Bull, Ferrari, Aston Martin e Alpine levaram algumas modificações para o traçado. As novidades maiores estavam presentes nos carros da McLaren, Ferrari e Alpine.

Por conta da chuva que tinha caído antes do começo da sessão, as equipes liberaram os pilotos ao traçado com os pneus intermediários para uma primeira avaliação do traçado. A expectativa era de um dia chuvoso pela frente. Porém, a McLaren decidiu arriscar desde o começo, permitindo que Oscar Piastri usasse os pneus médios logo de cara, o time britânico não estava errado, já que o asfalto tinha secado substancialmente.

Não demorou para o piloto australiano completar a sua primeira volta cronometrada, mas na sequência Piastri evoluiu a sua marca para 1m20s480.

Após dez minutos de atividade, os pilotos estavam usando os mais variados tipos de pneus, a dupla da Williams apostava nos compostos macios, enquanto a dupla da Racing Bulls, Red Bull e Audi optavam pelos pneus duros; com os médios estavam os pilotos da Mercedes, Ferrari, Haas e Fernando Alonso.

Com quinze minutos de atividade, Andrea Kimi Antonelli ocupou a liderança da tabela com a marca de 1m15s351, seguido por Russell com 1m15s445. Liam Lawson apareceu na terceira colocação, com uma diferença de 0s280 enquanto estava com os pneus mais lentos do fim de semana. A Red Bull também conduzia um teste aerodinâmico, fazendo uso do flow-vis logo no início da sessão nos dois carros.

Uma bandeira amarela localizada revelou uma saída de Carlos Sainz na curva 13, quando perdeu o controle do carro e foi parar na brita. Por conta do tipo de compactação e da brita usada neste traçado, o piloto da Williams não ficou atolado.

Restando 38 minutos para o final, os dez primeiros eram: Hamilton, Russell, Leclerc, Norris, Antonelli, Verstappen, Piastri, Lawson, Bortoleto e Lindblad. Os tempos continuaram em evolução, com o heptacampeão mundial cravando 1m14s259, com dez voltas completadas com os pneus médios.

Após algumas equipes conduzirem uma breve pausa, Charles Leclerc surgiu no topo da tabela de tempos, cravando 1m14s146, superando o companheiro de equipe por 0s113. Enquanto na Williams, Sainz cometia um terceiro erro em pista, extravasando mais uma vez os limites de pista.

O tráfego na pista era intenso, dessa forma os competidores precisavam negociar um melhor espaço na pista, especialmente por ser um traçado curto. No entanto, as equipes dedicaram uma boa parte da atividade para trabalhar em ritmo de corrida.

Gabriel Bortoleto passou uma parte da atividade ocupando a 7ª colocação, tendo como melhor tempo a marca de 1m15s097.

Retornando das férias, Max Verstappen novamente enfrentava problemas com a troca de marchas, além de guiar um carro com uma grande instabilidade na traseira.

Para os últimos dez minutos, os pilotos iniciariam uma avaliação. Lando Noris encontrou espaço para estabelecer o tempo de 1m13s105, evoluindo ainda mais o seu tempo. Hamilton ficou separado por 0s034 do piloto da McLaren, enquanto Leclerc estabeleceu 1m13s347.

Após ter a sua primeira tentativa de volta rápida atrapalhada, Antonelli conseguiu atingir a marca de 1m12s949 para abandonar o oitavo lugar na tabela de tempos.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo