Nesta manhã de sexta-feira (19) na Hungria, a Mercedes enfrentou um problema, em decorrência de uma interrupção global nos sistemas de computadores. O time alemão trabalhou para solucionar o problema e participar da sessão de treinos livres.
Várias companhias aéreas, hospitais, bancos e mídia lideram com a interrupção de dados, o problema foi originado pela CrowdStrike que implementou uma atualização com problemas. A empresa de serviços de segurança, que oferece proteção contra ataques cibernéticos, trabalha com a Mercedes na F1 desde 2019 e sua marca aparece estampado no carro da equipe.
Um porta-voz da Mercedes confirmou a dificuldade que a equipe enfrentou pela manhã, já que foi necessário correr contra o tempo para deixar as coisas operacionais antes do TL1. O problema foi estendido para as equipes McLaren, Aston Martin e Williams que usam os motores da Mercedes.
“Estamos trabalhando em conjunto com nossos parceiros na CrowdStrike para mitigar qualquer impacto”, afirmou o porta-voz da Mercedes.
Os sistemas usados pelas equipes de Fórmula 1 são essenciais para as suas operações, principalmente quando relacionado com o carro. Em um fim de semana que boa parte do grid levou atualizações para o traçado, a Aston Martin tinha uma porção de testes para realizar.
Esses sistemas ajudam as equipes a monitorarem vários dados em tempo real, entre suas operações de pista com as pessoas que estão na fábrica. Cada carro gera em torno de 500 GB de dados por fim de semana de corrida. A Mercedes utiliza o serviço da CrowdStrike para proteger a transação de dados e evitar ameaças que podem comprometer os seus dados.
Como os times são extremamente dependentes dos seus sistemas, falhas afetam as suas operações que são todas conectadas.
A falha sofrida pela CowdStrike tem causado interrupções nos sistemas de computação em todo o globo, afetando o trabalho de diversos setores.
O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, confirmou que eles identificaram a falha e estão distribuindo uma correção. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes impactados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para usuários de Windows”, ele disse. “Os hosts Mac e Linux não são impactados.
“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Encaminhamos os clientes ao portal de suporte para as últimas atualizações e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam que estão se comunicando com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais.”
O apagão global teve o problema ampliado, pois ocorreram dois problemas envolvendo os sistemas da Microsoft, com milhares de usuários afetados. Vários clientes da empresa relataram problemas ainda na quinta-feira. Neste início de sexta, vários dispositivos Windows foram afetados por problemas envolvendo a CrowdStrike.
“Estamos cientes de um problema que afeta os dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros”, segundo o representante da Microsoft. “Antecipamos que uma resolução está próxima.”
Uma atualização de software lançada pela CrowdStrike é apontada como a causa do problema, levando a falhas em máquinas que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows.