ColunistasFórmula 1Post

Mercedes domina a ponta em Sakhir com pole de Bottas e Russell na segunda posição

Grande classificação! Valtteri Bottas conquistou a 16ª pole da carreira ao anotar 53s377, a disputa entre a Mercedes e a Red Bull foi intensa, mas o finlandês conseguiu encaixar uma boa volta e ficou com a ponta. George Russell demostrou um bom trabalho, conseguindo obter a segunda posição, separado por 0s026 do companheiro de equipe nesta rodada.

Max Verstappen também conseguiu um bom desempenho com a Red Bull e anotou 53s433, enquanto Alexander Albon não conseguiu avançar para o Q3. Charles Leclerc foi o quarto colocado e protagonizou uma cena bem interessante, após anotar 53s613 abandonou a classificação e não participou da última saída dos boxes, a equipe percebeu que não seria possível obter um tempo melhor, mas conseguiu garantir o quarto lugar para o monegasco.

Sergio Pérez fechou a atividade na quinta posição, seguido por Daniil Kvyat da AlphaTauri que superou o companheiro de equipe, pois Pierre Gasly vai largar do nono lugar. Daniel Ricciardo foi o sétimo colocado com a Renault, após ser superado no TL3 pelo companheiro de equipe. Carlos Sainz conseguiu a oitava posição, com Lance Stroll fechando o top-10 na décima posição.

Sebastian Vettel não foi punido pela troca da unidade de potência já que é uma unidade antiga, mas o alemão não teve um bom desempenho com está modificação e ficou com a décima terceira posição.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 14h10 pelo horário de Brasília para a realização do GP de Sakhir.

Saiba como foi a Classificação para o GP de Sakhir

Na pista a temperatura estava na casa de 27°C, com 24°C no ambiente.

Q1

Assim que os boxes foram liberados, a dupla da Haas invadiu o circuito utilizando os pneus macios. Magnussen anotou 55s464, superando Pietro Fittipaldi por 0s420. Enquanto a dupla da Williams também aparecia com voltas cronometradas no circuito.

Carlos Sainz investiu nos pneus duros em sua primeira saída dos boxes, enquanto Pierre Gasly estava utilizando os pneus médios. O piloto da McLaren assumiu a ponta com 55s334, mas foi superado pelo francês da AlphaTauri que anotou 55s311. Logo depois a dupla da Ferrari anotou as suas voltas com os pneus macios, Leclerc tinha 54s917 e Vettel 54s934.

Após todos os pilotos registrarem pelo menos uma volta cronometrada, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Ricciardo, Bottas, Albon, Stroll, Russell, Kvyat, Norris e Leclerc. Lando Norris teve uma volta deletada ao exceder os limites de pista na curva 8.

Restando cinco minutos para o término da sessão, na zona de eliminação era possível ver, Latifi, Gasly, Raikkonen, Giovinazzi e Fittipaldi. Pietro deu vácuo para que Magnussen tentasse avançar para o Q2 e como já seria punido pela troca de peças no carro, tentou auxiliar o companheiro de equipe nesta atividade. 

Nos últimos três minutos, vários pilotos retornaram para o circuito tentando obter uma posição melhor. Antonio Giovinazzi se salvou da zona de corte, avançando para o Q2 na décima terceira posição. Latifi superou Aitken e ficou com a décima sétima posição.

Eliminados

16) Kevin Magnussen – 54s705
17) Nicholas Latifi – 54s796
18) Jack Aitken – 54s892
19) Kimi Raikkonen – 54s963
20) Pietro Fittipaldi – 55s426

Q2

Mesmo com os boxes liberados para o Q2, as equipes aguardaram um pouco para realizar a liberação dos seus pilotos. A McLaren apostou nos pneus macios, mas a Ferrari estava trabalhando com os pneus médios em seus dois carros, assim como a dupla da Mercedes e Renault.

Bottas assumiu a ponta com 53s803, enquanto Russell era o segundo colocado com 53s819. Max Verstappen voltou a figurar na terceira posição com 54s006. Após todos os pilotos anotarem uma volta cronometrada, Sergio Pérez assumiu a ponta com 53s787 de pneus macios, superando a dupla da Mercedes. Lance Stroll aparecia na quarta posição com 53s840. Carlos Sainz conseguiu se encaixar na terceira posição com a McLaren, após anotar 53s818 de pneus macios.

Restando cinco minutos para o final do Q2, os dez primeiros eram: Pérez, Bottas, Sainz, Russell, Stroll, Leclerc, Verstappen, Albon, Kvyat e Ricciardo. Vettel abortou a sua volta com os pneus médios se dirigindo para os boxes.

Próximo dos últimos 2 minutos, mais uma liberação ocorreu nos boxes, Norris passou a utilizar os pneus macios, assim como grande parte dos outros pilotos. Verstappen assumiu a ponta com 53s647, com os pneus macios. Lando Norris abortou a volta após cometer um erro no seu giro e ficou com a décima quinta posição. Giovinazzi retornou para os boxes e a surpresa foi Alexander Albon ficar com a décima segunda posição. 

Eliminados

11) Esteban Ocon – 53s995
12) Alexander Albon – 54s026
13) Sebastian Vettel – 54s175
14) Antonio Giovinazzi – 54s377
15) Lando Norris – 54s693

Q3

 

Nesta última saída apenas Pierre Gasly e Daniil Kvyat estavam trabalhando com os pneus médios, enquanto todos os outros partiram para o circuito com os pneus macios. Bottas abriu a disputa pela pole com 53s760, enquanto Russell ficou com 53s972. 

Max Verstappen pulou para a ponta com 53s591 e Leclerc superou a dupla da Mercedes com 53s613. Pérez conseguiu a quarta posição, com 53s798. Carlos Sainz e George Russell estavam trocando vácuo na pista para melhorarem as suas voltas.

Na segunda volta cronometrada, Bottas anotou 53s377, com Russell obtendo a segunda posição com 53s519. Os dez primeiros eram: Bottas, Russell, Verstappen, Leclerc, Pérez, Ricciardo, Sainz, Stroll, Gasly e Kvyat. O russo estava sem tempo estabelecido. Leclerc optou por não sair uma última vez na sessão e abandonou o Q3. 

Na segunda volta cronometrada, Bottas anotou 53s377, com Russell obtendo a segunda posição com 53s519, após melhorar o seu tempo. 

Bottas permaneceu com o seu tempo, Russell melhorou para 53s403, enquanto Max Verstappen foi o terceiro colocado. Ninguém superou o tempo de Leclerc que vai largar da quarta posição. Pérez é o quinto colocado, seguido por Kvyat, Ricciardo, Sainz, Gasly e Stroll.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo